Ciclovias em túneis de metro abandonados. Sim, leu bem. É essa a proposta da empresa de design Gensler e do seu novo projeto, batizado The London Underline, que visa transformar túneis subterrâneos existentes na linha de metro londrina em estradas cheias de vida, por baixo da cidade. A originalidade já lhe valeu o prémio Melhor Projeto Conceptual na iniciativa London Planning Awards, distinção arrecadada no início da semana.

Os planos em causa têm em conta túneis duplos transformados em caminhos pedonais e ciclovias. O objetivo passaria por ajudar a escoar o congestionamento lá em cima, nas estradas de uma cidade agitada, sempre em ebulição. E para que os túneis sejam financeiramente viáveis, há a ideia de aplicar um pavimento cinético, cujo atrito criado pelos pneus de bicicleta é capaz de gerar eletricidade. A isso somar-se-ia negócios em formato pop-up, exposições e propostas de retalho.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Atualmente, o plano sugere usar os túneis entre as estações Green Park-Charing Cross Road e Holborn-Aldwych, embora haja muitas outras de reserva e que também poderão ser adaptadas. Estes caminhos não estariam ligados diretamente ao nível do solo e seriam acedidos pelas estações de metro já existentes, com bicicletas prontas a usar à entrada de cada uma das ciclovias ou trilhos pedonais.

Apesar de ser um projeto inovador, tal como diz o britânico Independent, nem todos estão convencidos. Mas enquanto os planos não ganham forma e as ciclovias não invadem os caminhos subterrâneos da capital inglesa, fique com uma ideia do que poderá estar para vir.