O diretor da escuderia McLaren, Ron Dennis, confirmou nesta quinta-feira que o piloto espanhol Fernando Alonso esteve inconsciente alguns segundos depois do acidente que sofreu domingo, numa sessão de treinos de Fórmula 1, no circuito da Catalunha. Em conferência de imprensa, a primeira desde o acidente do bicampeão mundial de Fórmula 1, Ron Dennis explicou que a perda momentânea de consciência é normal em acidentes com um impacto tão violento como o sofrido por Alonso.

No domingo, depois de já ter realizado 20 voltas ao circuito na sessão de testes, o piloto espanhol saiu de pista e embateu lateralmente num muro de proteção. A McLaren voltou a apontar as “rajadas de vento imprevisíveis” na zona do circuito como causa do acidente, ao qual a Federação Internacional do Automóvel (FIA) já abriu um inquérito. Segundo Ron Dennis, antes de ter o acidente, Fernando Alonso já tinha advertido que “a curva era complicada por causa do vento”.

Ron Dennis disse não ter qualquer indicação de que Alonso — que na sequência do acidente esteve internado três dias — não esteja apto para disputar a primeira prova do Mundial, o Grande Prémio da Austrália, a 15 de março. No entanto, o responsável da escuderia britânica garantiu que essa decisão dependerá dos médicos.

“Não podemos determinar quanto tempo durará a recuperação. Teve uma perda de memória, normal nestes casos, e recupera de dia para dia. O que podemos dizer categoricamente é que Fernando Alonso não tem nenhuma lesão. Fisicamente está perfeito”, afirmou. Fernando Alonso só deve regressar ao trabalho na próxima semana, sendo entretanto substituído pelo piloto de reserva, Kevin Magnussen.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR