Os clubes com mais títulos conquistados do futebol português têm, em conjunto, quase 554 milhões de euros de crédito contraído em financiamento externo. E só o valor dos contratos firmados pela Sociedade Anónima Desportiva (SAD) do Benfica representa 53% desse montante — no total, os encarnados têm hoje empréstimos avaliados em cerca de 293,5 milhões de euros. Segue-se o FC Porto, com 149,8 milhões de crédito, e o Sporting, com 110,5 milhões de euros em financiamentos bancários.

Os números constam nos Relatórios e Contas do 1.º Semestre da época 2014/2015 que os clubes enviaram à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), na última semana de fevereiro. O Benfica, apenas com empréstimos bancários, por exemplo, tem 139 milhões de euros em crédito no Novo Banco e outros 14,6 milhões contraídos com a Caixa Geral de Depósitos. O documento não especifica, contudo, os prazos de maturidade estipulados entre as entidades, para que estes empréstimos sejam reembolsados ou refinanciados.

BenficaEmpréstimos

Já o FC Porto, e no período em análise — que vai desde 1 de julho a 31 de dezembro de 2014 –, tinha quatro empréstimos contraídos com o Novo Banco, com o valor aproximado de 40,3 milhões de euros. Dois deles vencem já em setembro, ou seja, os dragões terão de pagar, na totalidade, o valor do crédito, ou refinanciar os empréstimos com o banco. Um deles, aliás, foi avaliado em 25 milhões de euros, o mesmo em que o FC Porto deu como garantias ao banco os “direitos económicos de Jackson Martínez e Danilo”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A SAD portista, aliás, é a única a ter registado os passes de jogadores como garantia de um empréstimo — ou, pelo menos, foi o único clube a incluir essa informação no Relatório e Contas enviado à CMVM. Os dragões têm até outro empréstimo, contraído com o Millennium/BCP no valor de 3.050.000 euros, no qual registaram como colateral o “passe do jogador Helton”. Além do Novo Banco e do Millennium/BCP, as entidades financiadoras do FC Porto incluem o BPI, o Internationales Bankhaus Bodensee AG (um banco alemão), o BIC e o London Forfaiting (entidade de crédito inglesa).

FCPortoEmpréstimos

A Sociedade Anónima Desportiva do Sporting é a que, a 31 de dezembro, menor valor tinha contraído em empréstimos. Os leões somavam perto de 110 milhões de euros em financiamento, tendo crédito em duas entidades: o Novo Banco e o BCP, bancos nos quais o Sporting tem um crédito de 29,1 milhões de euros. O clube de Alvalade, aliás, é o que paga as menores taxas de juro entre os três grandes.

Uma condição que se deve à renegociação da dívida que o clube conseguiu a 14 de novembro de 2014, quando assinou o Acordo Quadro da Reestruturação Financeira com o Banco Comercial Português e o Novo Banco — que permitiu, entre outros, a “renegociação dos termos e condições dos financiamentos bancários existentes, mediante a contratação de novas linhas de financiamento em condições mais vantajosas para o Grupo SCP”, lê-se no Relatório e Contas divulgado pelos leões.

SportingEmpréstimos

Documentos