Angelina Jolie retirou os ovários e as trompas de Falópio na semana passada para reduzir as probabilidades de ter cancro, conta o El País. A atriz de 39 anos — que perdeu a mãe, avó e tia para o cancro — já havia retirado as duas mamas há dois anos. Desta vez explicou a decisão numa coluna no New York Times para que “outras mulheres em risco conheçam as opções que existem” e admitiu que num dos ovários retirados havia um pequeno tumor benigno.

Na coluna começa por explicar que uma “simples análise de sangue” revelou que tinha 87% de risco de contrair cancro da mama e 50% de risco para o cancro nos ovários. “Eu perdi a minha mãe, avó e tia para o cancro”, explica, oferecendo assim um contexto mais emocional. E continua:

“Quero que outras mulheres em risco conheçam as opções. Prometi continuar a dar informações que possam ser úteis, incluindo sobre a minha próxima cirurgia preventiva, a remoção dos meus ovários e trompas de Falópio.”

A atriz e realizadora relatou no texto o telefonema com o resultado da análise, os diálogos com a médica-cirurgiã que tratou a sua mãe, a espera, a angústia e finalmente a sua decisão e porquê. Esta operação já estava a ser magicada na sua mente “há algum tempo”, mas o facto de os efeitos serem mais severos — “força a mulher para a menopausa –, levaram-na a adiar. Até que o médico ligou com os resultados da análise de sangue.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“O CA-125 estava normal”, uma proteína que permite monitorizar o cancro nos ovários. Angelina respirou fundo. Mas cedo de mais. O médico disse-lhe então que havia um número elevado de marcadores inflamatórios, que poderiam indicar um cancro em fase inicial. O médico explicou-lhe que a proteína CA-125 falha, com uma probabilidade entre 50% e 75% dos casos, na deteção de cancro em fase inicial.

A atriz encontrou-se com a médica-cirurgiã que tratou a sua mãe, que comentou como elas eram tão parecidas. As lágrimas, contou, começaram a escorrer na cara das duas. Os exames não detetaram qualquer cancro — “enchi-me de felicidade”. Embora os testes tenham sido negativos, Angelina Jolie sentiu-se “aliviada” por manter a decisão de remover os ovários e as trompas de Falópio. “E decidi fazê-lo”, escreve. A artista de Hollywood explicou também o timing: os médicos aconselharam-na a fazer a operação uma década antes da idade com que o familiar mais novo fora diagnosticado com cancro. Foi a sua mãe, com 49. Angelina tem 39.

“Na semana passada tive a cirurgia. (…) Havia um pequeno tumor benigno num dos ovários, mas não havia sinais de cancro.”

Vale a pena ler as explicações, o tom, a caminhada nesta viagem entre a espera pelos resultados, a angústia, as consequências e a decisão. Ver aqui o texto de Angelina Jolie, que termina afirmando não ser fácil tomar estas decisões. Alertou as mulheres para estarem no controlo destas questões, procurando aconselhamento, as opções certas e informação. Afinal, diz, “conhecimento é poder”.