O presidente da FIFA, Joseph Blatter, esteve esta manhã reunido de emergência com os presidentes das seis confederações mundiais de futebol. Na reunião, o presidente da UEFA, Michel Platini, pediu a Blatter que se demitisse, acrescentando que a maioria dos votantes europeus vai apoiar o príncipe Ali, da Jordânia, na eleição desta sexta-feira. Foi a primeira vez que o assunto foi discutido ao mais alto nível no interior da organização, apesar de Blatter se manter resguardado de aparições públicas.

Somam-se as pessoas a pedir a Blatter que se demita e que adie a eleição do novo presidente do órgão máximo do futebol mundial. Esta manhã, depois do presidente da federação inglesa de futebol, foi a vez do primeiro-ministro britânico David Cameron pedir a Blatter que abandone o cargo. Também ex-futebolistas como Diego Maradona e Gary Lineker exigem que o suíço se demita.

Tudo o que já se sabe sobre o caso de corrupção na FIFA pode ser consultado aqui.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na sequência das detenções e acusações deduzidas esta quarta-feira pela Justiça norte-americana, a FIFA decidiu suspender provisoriamente 11 pessoas envolvidas no processo. Joseph Blatter não é um deles, mas as autoridades dos Estados Unidos e da Suíça dizem ainda estar interessadas em investigá-lo. Andrew Jennings, jornalista que há anos se dedica a expor casos de corrupção no seio do órgão máximo do futebol, escreveu esta quinta no Twitter que “há mais a caminho”.