A noite de segunda-feira foi de mudanças no universo Google. Sundar Pichai foi uma delas. O novo presidente executivo da Google, agora a principal empresa do recém-criado grupo Alphabet, é indiano e os fundadores da Google não lhe poupam elogios.

A CNN escreve que Sundar Pichai, de 43 anos, teve uma “ascensão meteórica”. A Fortune já tinha reparado no mesmo, em outubro do ano passado, quando dedicou um artigo ao “pouco conhecido e de conversa polida” número 2 da Google, que só entrou na empresa em 2004.

Muito antes de sonhar que, passados 11 anos, seria o terceiro CEO da empresa, depois de Eric Schmidt e Larry Page, este engenheiro nascido no estado indiano de Tamil Nadu, começou por criar a famosa barra de ferramentas da Google. A barra “foi crucial porque ajudou a Google a tornar o seu motor de busca a opção padrão no Internet Explorer e no Firefox”, lembra a Fortune. E, ao mesmo tempo, conquistar terreno à Microsoft e traçar os hábitos de pesquisa dos utilizadores.

Aos poucos foi sendo promovido – de vice-presidente a vice-presidente sénior – e a supervisionar cada vez mais produtos da empresa. No ano passado, era já gestor de produto de todo o software Google, incluindo o sistema operativo Android.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os períodos de 11 anos parecem ser sinónimo de mudança para o indiano formado em engenharia metalúrgica no Indian Institute of Technology Kharagpur. Após a licenciatura, mudou-se para os Estados Unidos em 1993. Nos 11 anos que se passaram até entrar na Google, em 2004, passou pelas prestigiadas Universidade de Stanford e Wharton School, da Universidade da Pensilvânia. Trabalhou também na Applied Materials e na consultora McKinsey.

No comunicado publicado por Larry Page no site do novo grupo Alphabet, é notória a confiança depositada no novo CEO.

“Sundar Pichai tem sido uma peça chave. Há já algum tempo que Sundar diz as coisas que eu teria dito (e por vezes melhor!), e eu tenho vindo a apreciar tremendamente o nosso trabalho em conjunto. Ele tem-se vindo verdadeiramente a afirmar desde outubro do ano passado, quando assumiu a responsabilidade sobre as áreas de produto e engenharia dos nossos negócios de Internet. O Sergey [Brin, cofundador da Google] e eu temos andado muito entusiasmados com o progresso e a dedicação dele para com a empresa”.

A Google anunciou esta noite que a Google Inc. vai ser substituída por um novo grupo chamado Alphabet Inc. Lá dentro vão caber todos os negócios, entre os quais a rainha dos ovos de ouro, Google, responsável pelo grosso dos lucros.