Mohamed Besmar tentava atravessar o Mar Egeu em direção à Grécia, quando o mar o traiu. Caiu do barco onde viajava à água. Ficou para trás. Esteve durante 13 horas, exausto, a tentar sobreviver. Estava no limite das suas forças quando foi avistado por uma ex-modelo e atriz grega, Sandra Tsiligeridu, que dava um passeio de barco com os amigos e o marido entre Kos e a ilha de Pserimos, e o resgatou.

Nas últimas semanas vários refugiados sírios e afegãos terão tentado fazer a travessia entre a costa e ilhas como Kos. Mohamed estava num desses barcos. O The Telegraph conta que Besmar tentou recuperar um remo caído acidentalmente à água, quando se viu levado pela agitação do mar e das correntes fortes. Não conseguiu alcançar novamente o barco onde viajava e com ele apenas ficou um colete salva-vidas que lhe permitiu aguentar-se até ser encontrado pela ex-modelo.

O casal e os amigos aproximaram o barco do sírio que estava já em hipotermia. Retiraram Besmar da água e tentaram aquecer o sírio com o que tinham mais à mão, toalhas e casacos.

Sandra Tsiligeridu publicou mais tarde uma foto do momento no Facebook, onde escrevia ter encontrado Besmar quase inconsciente.

“Eu fiz apenas aquilo que qualquer ser humano faria. Qualquer um na minha posição fazia o que eu fiz” , afirmou a ex-modelo de 42 anos em entrevista ao jornal La Repubblica. “Antes de vir para as ilhas neste verão eu não tinha ideia de quão má era a situação. A ilha está cheia de migrantes, milhares deles chegam todos os dias.”, acrescentou a ex-modelo.

Besmar, depois de longas horas no mar, recebeu tratamento médico e pretende agora continuar a sua viagem pela Europa Ocidental. As autoridades turcas vieram confirmar, depois, que 11 emigrantes sírios se teriam afogado na quarta-feira e que seria esse o barco onde Mohamed também viajava antes de cair ao mar.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR