O 23º melhor destino de férias do mundo, a 25ª melhor praia da Europa, o melhor hotel design, o melhor porto de cruzeiros da Europa, o 2º melhor aquário, o 25º melhor zoo, uma das melhores pastelarias do mundo. E fica tudo em Portugal. Por estranho que pareça, entre a saída da troika sem programa cautelar e a crise do BES, Portugal tem sido falado por bons motivos na imprensa internacional, em parte devido às boas críticas de quem visita o país. No entanto, os especialistas também se parecem ter rendido, já que nos últimos World Travel Awards Europa, Portugal ganhou 16 dos 40 prémios a concurso.

23ª melhor destino do mundo segundo o Travelers’ Choice 2014 do Tripadvisor é Lisboa. Aqui, a escolha é feita por quem viaja, ou seja, por quem diz visitar e experimentar a cidade. Na edição deste ano, que apresenta os 10 ou 25 melhores restaurantes, atrações ou sítios a visitar, foram ainda premiados o Oceanário, como 2º melhor aquário do mundo, e que fica só atrás do Monterey Bay Aquarium em Monterey, na Califórnia, e o Zoo de Lisboa, como 25º melhor Jardim Zoológico do globo.

O Oceanário celebrou recentemente a passagem do seu visitante número 18 milhões, conquistando anualmente mais de um milhão de visitantes. Já o Zoo, teve em 2014 também um marco importante, ao comemorar 130 anos de existência. Apesar de o prémio ser apenas indicativo, estas distinções já valeram a atenção internacional, como aconteceu com a CNN.

Ainda no Travelers’ Choice 2014, o lugar da 25ª melhor praia na Europa coube à praia da Falésia, em Albufeira. “Simplesmente deslumbrante. As rochas avermelhadas contrastam com os pinheiros verdes e o céu azul-escuro” é apenas um dos comentários para decrever a experiência de um veraneante que deu uma boa cotação a esta praia no TripAdvisor. Estes prémios baseiam-se na experiência e na crítica que os utilizadores deste site fazem aos sítios, hotéis e restaurantes que dizem visitar em todo o planeta. Por mês, este site tem mais de 280 milhões de visitas e conta com 170 milhões de opiniões de pessoas de todo o mundo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Outras distinções, o mesmo resultado de topo

Se estas distinções podem ser postas em causa por dependerem da opinião pessoal de cada um, é mais difícil questionar os World Travel Awards que distribuíram os prémios europeus no último fim-de-semana. Aqui, os votos qualificados de quem está na indústria de turismo valem o dobro de quem não está e os prémios são atribuídos há 21 anos, a nível nacional, regional e mundial. A nível regional, em 2014 Portugal conseguiu 16 prémios e está lançado para o evento final entre os vencedores de todas as regiões do Mundo que se vai realizar em novembro, em Marraquexe, Marrocos.

Entre outras categorias, Portugal arrecadou o prémio de melhor porto e destino de cruzeiros (Lisboa), a Madeira foi considerada a melhor ilha para férias, a empresa Douro Azul foi declarada a melhor companhia de cruzeiros fluviais e vários hoteis situados um pouco por todo o país também foram distinguidos. Em Portugal, situam-se o melhor boutique resort (Choupana Hills), o melhor design hotel ( The Vine) e ainda o resort mais romântico da Europa (Vila Vita Parc).

Para além destas distinções, a imprensa internacional tem arranjado outras categorias para distinguir o país. No ranking das pastelarias tradicionais europeias, a CNN distinguiu a Confeitaria Nacional, na baixa lisboeta. Já a National Geographic Traveler, um dos títulos de viagens mais importantes do mundo, dedicou a Portugal a sua edição de agosto/setembro, com um longo artigo e a capa, indicando, mesmo, que o país “é feito para viajantes”.