Tecnologia, ciência e muita inovação. São os três ingredientes principais que compõem a exposição interativa inaugurada este domingo na Praça do Comércio, em Lisboa, e que permanecerá aberta ao público de 19 a 22 de outubro, das 10h30 às 19h30. A iniciativa decorre no âmbito da Innovate, Connect, Transform (ICT 2015), organizada pela Comissão Europeia e pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Em exposição estarão cinco projetos ambiciosos, desenvolvidos na União Europeia:
ALFRED
Trata-se de um robô que simula um mordomo virtual interativo. O ALFRED foi desenhado a pensar nas pessoas mais velhas e o objetivo é combater o isolamento dos idosos, bem como o afastamento de uma participação social ativa.
EASY-IMP
É um projeto dedicado ao desenvolvimento de peças de vestuário com capacidades de computação móvel e na nuvem, através de sensores portáteis. O trabalho passa por explorar e criar métodos, ferramentas e plataformas para a concepção destes produtos e serviços de forma personalizada. Este tipo de tecnologia pode ser aplicada, por exemplo, no desporto, no entretenimento e na reabilitação.
EMOTE
O EMOTE é um projeto português com a finalidade de desenvolver tutores robóticos para facilitar a aprendizagem. Foca-se assim na criação de uma nova geração de robôs empáticos. Atualmente, a investigação é conduzida em salas de aula reais, com crianças dos 11 aos 13 anos. Os alunos são convidados a interagirem com robôs e outros equipamentos tecnológicos, realizando diversas atividades lúdico-didáticas.
Graphene Flagship
Esta iniciativa gira em torno do potencial do grafeno, um material inovador fabricado a partir do carbono. É um material muito resistente, mas ao mesmo tempo é muito leve e quase transparente. O Graphene Flagship dedica-se à exploração do potencial deste material e, no caso epecífico desta exposição, serão exibidas as aplicações do grafeno em produtos comerciais como raquetes de ténis, lâmpadas, telas flexíveis e sensores.
ICT4WATER
Na realidade, o ICT4WATER não é um projeto, mas sim 15 iniciativas com um tema comum: água inteligente. O grupo de projetos centra-se no desenvolvimento e aplicação de tecnologias inteligentes para uma gestão eficaz dos recursos hídricos.