O Ruanda anunciou ter colocado em isolamento um estudante alemão, hospitalizado em Kigali, que apresentava sintomas da doença de Ébola, até serem conhecidos os resultados das análises efetuadas, foi esta segunda-feira noticiado.

“Hoje [domingo], ao fim do dia, um doente do hospital King Faisal, que apresenta sintomas de Ébola foi colocado em isolamento, a aguardar os resultados das análises”, que vão determinar se o doente contraiu a febre hemorrágica, de acordo com um comunicado do Governo ruandês. Os resultados devem ser conhecidos no prazo de 48 horas.

Na rede social “Twitter”, a ministra ruandesa da Saúde, Agnes Binagwaho, indicou que o doente, um estudante alemão com sinais de febre e paludismo, “passou vários dias na Libéria, antes de ter viajado para o Ruanda”.

Este é o primeiro caso suspeito de Ébola no Ruanda desde o início da epidemia, surgida na África Ocidental no início do ano. A epidemia causou pelo menos 932 mortos em 1.700 casos suspeitos, desde o início do ano em quatro países da África Ocidental: Guiné-Conacri, Libéria, Serra Leoa e Nigéria.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A Nigéria confirmou também esta segunda-feira um novo caso do Ébola em Lagos, a maior cidade do país e da África Ocidental, subindo para dez o número de casos da doença, informou o Ministério da Saúde nigeriano.

Este caso  refere-se a uma enfermeira que entrou em contacto com o liberiano/norte-americano Patrick Sawyer, que morreu de febre hemorrágica num hospital de Lagos, a 25 de julho, de acordo com o ministro da Saúde nigeriano, Onyebuchi Chukwu.

O ministro disse a enfermeira estava atualmente em tratamento, enquanto o seu marido estava sob vigilância.

Na passada sexta-feira, a Organização Mundial de Saúde decretou a situação uma “emergência de saúde pública de alcance mundial”.