1236,2kWh poupados 1236,2 kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Saiba se entrou no Ensino Superior na primeira fase
i

▲Saiba se entrou no Ensino Superior na primeira fase

FOTOILUSTRAÇÃO INÊS CORREIA / OBSERVADOR

▲Saiba se entrou no Ensino Superior na primeira fase

FOTOILUSTRAÇÃO INÊS CORREIA / OBSERVADOR

82,6% dos candidatos entraram no Ensino Superior. Veja aqui se é um dos 49.991 colocados

Quase 50 mil alunos foram colocados no ensino superior na primeira fase de acesso. O número de candidatos aumentou 13,9%.

Foram divulgados os resultados da primeira fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior correspondentes ao ano letivo 2026/2027. Este ano, 49.991 alunos foram admitidos nesta fase, de acordo com os dados revelados pelo Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI). Com base nestes dados, o Observador preparou uma tabela, que pode explorar abaixo, com todos os cursos universitários. Na tabela poderá ver o número de vagas disponíveis em cada curso, o número de estudantes colocados e — crucial para saber se conseguiu entrar no curso da sua preferência — a nota do último classificado em cada programa de estudos.

Os dados tornados públicos pelo Governo mostram que 82,6% dos candidatos entraram em cursos do ensino superior nesta primeira fase do concurso nacional de acesso. No total, houve 60.513 candidaturas válidas. Além disso, de acordo com o Governo, 84,5% dos candidatos foram admitidos numa das suas primeiras três opções, ao passo que 53,6% entraram mesmo na sua primeira opção.

O número de candidatos colocados aumentou 13,9% quanto ao ano anterior, sendo que se registou um crescimento no ensino superior politécnico (24,5%) e universitário (8,1%). Este ano, as instituições de ensino superior puderam pedir apenas uma prova de ingresso como requisito mínimo, recuperando o que era permitido em 2024. Em 2025, eram pedidas pelo menos duas. “De acordo com o IES, I.P., dos 1.519 pares instituição/curso que podiam fixar elencos com apenas uma única prova de ingresso, 1.330, correspondentes a 88%, decidiram fixar pelo menos um elenco com uma única prova de ingresso”, indica uma nota enviada pelo MECI.

Segundo os dados do MECI, foram colocados 1.625 alunos beneficiários do escalão A da ação social escolar — dos quais 1.252 entraram através do contingente prioritário. Trata-se de uma subida de 5% de alunos do escalão A relativamente ao ano passado. Ainda sobre os contingentes, obtiveram colocação 266 candidatos com deficiência (mais 75% quanto ao ano anterior), bem como 406 estudantes emigrantes, seus familiares e lusodescendentes (mais 33,6%). No contingente destinado a militares, houve mais 85% de estudantes colocados face ao ano anterior.

Houve mais alunos colocados em cursos das áreas de competências digitais: ao todo, são 7.579, o que contraria a descida verificada no ano anterior quanto a 2024. Nos cursos e cursos básicos de Medicina, foram colocados 1.663 alunos.

Segundo os dados do Ministério da Educação, sobraram 6.639 vagas para a segunda fase do concurso, que se irão destinar aos alunos que fizeram exames na segunda fase e que farão na época extraordinária de setembro. Trata-se de uma diminuição de 42,3% quanto à mesma fase do concurso em 2025.

As matrículas dos estudantes agora colocados têm que ser feitas entre 24 e 27 de agosto.

[O gráfico é interativo. Pode pesquisar no campo indicado ou escolher outra ordenação clicando nas setas do cabeçalho.]

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

O seu plano não inclui a oferta de artigos

Para poder oferecer artigos aos seus amigos, faça upgrade para um plano de subscrição superior.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.