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Pela Malásia. Uma imagem do comboio Eastern & Oriental Express, A Belmond Train, Southeast Asia
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Pela Malásia. Uma imagem do comboio Eastern & Oriental Express, A Belmond Train, Southeast Asia

Pela Malásia. Uma imagem do comboio Eastern & Oriental Express, A Belmond Train, Southeast Asia

Da neve à selva, atravessando países e culturas. (Mais) 10 viagens de comboio para fazer uma vez na vida

Para mergulhar na Natureza, fazer paragens culturais ou simplesmente recostar no assento para admirar a paisagem, reunimos 10 percursos de comboio únicos e espalhados pelo mundo.

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É na Noruega que está a linha férrea mais elevada da Europa. Em África há um comboio que atravessa cinco países. No Alasca é sobre carris que se vai à procura das auroras boreais. E em Inglaterra o caminho de ferro é a melhor forma de viajar pela tradição. Juntamos 10 viagens de comboio que apenas têm em comum o facto de serem verdadeiras experiências de vida. São em países diferentes, com percursos e preços variados. Podem durar uma hora e meia ou uma semana, mas todas prometem vistas privilegiadas e histórias para contar. No arranque de 2023 reunimos 10 viagens de comboio para fazer uma vez na vida e ficaram tantas fora da lista que ficou prometida uma segunda lista. Aqui está ela.

Entre montanhas, lagos e castelos (incluindo o do Drácula). 10 viagens de comboio para fazer uma vez na vida

A travessia dos Balcãs

Este bem podia ser o título de uma história épica e o circuito “Balkan Explorer” bem promete ser uma experiência única. O ponto de partida é Veneza e o de chegada é Istambul, mas pelo meio há, pelo menos, nove paragens. Em 12 dias este comboio passa por oito países e há muito para ver. As primeiras duas noites são passadas em Veneza e durante estes dias há tempo para conhecer o grupo em viagem e os pontos turísticos da cidade. Já a bordo do comboio Golden Eagle Danube Express, em estilo hotel sobre carris que vai fazer tudo o percurso, a primeira paragem é Trieste, segue-se Liubliana, Sarajevo, Mostar, Dubrovnik, Belgrado, Skopje, Sofia, Plovdiv e a viagem já só acaba na Turquia.

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Para 2024 este circuito está previsto em três datas: com partida a 1 de maio, a 12 de setembro e a 11 de outubro e os preços não variam consoante a data. Em classe Deluxe, o valor mais baixo é de 16.795 euros por pessoa num quarto twin e de 24.995 em quarto single. Na classe Superior Deluxe o quarto twin tem um valor de 20.995 euros por pessoa e o single tem um valor de 35.195 euros. Os valores de depósito variam consoante a classe da estadia. Estes preços incluem não só acomodações no comboio, como também em hotéis antes e depois da viagem, em Veneza e Istambul, e também pelo meio, na Croácia, altura em que o comboio descansa enquanto os viajantes vão de autocarro até Dubrovnik, onde ficam uma noite. Estão também garantidos 11 pequenos-almoços, 10 almoços e 11 jantares, bem como vários serviços a bordo e transferes. Fora do comboio há excursões com guia e esta viagem só fica completa com um passeio de gôndola em Veneza, um visita em Sarajevo e Plovdiv e ainda à Mesquita Azul em Istambul. Quem não vai a tempo de 2024 e prefere fazer planos para 2025, também já há planos que podem ser consultados aqui.

O viaduto Kalte Rinne na Áutria. O interior do comboio: a carruagem restaurante e uma cabine superior deluxe

Dois mundos, uma viagem

O ponto de partida é Nova Iorque e o de chegada é Montreal. O circuito, quase em linha reta, atravessa todo o estado de Nova Iorque e ainda a fronteira com o Canadá. Esta rota chama-se Adirondack e é uma das muitas que a empresa de transportes ferroviários Amtrak tem para oferecer, organizadas segundo a zona dos Estados Unidos da América. A viagem de 10 horas arranca da Penn Station, em Manhattan, o coração da cidade que nunca dorme. A rota passa por Albany e termina em Montreal, a segunda maior cidade de língua francesa no mundo, depois de Paris. Esta viagem é conhecida pela vista que se pode desfrutar do conforto da carruagem e uma pequena parte do trajeto passa mesmo à beira do Lago Champlain, ainda na América do norte. A bordo há WiFi e café. É possível transportar gatos e cães de pequeno porte, mas é melhor confirmar antes quais as medidas exigidas. O site do comboio disponibiliza guias para as cidades de partida e de chegada e vale a pena lembrar que esta viagem também pode ser feita em sentido inverso. Para saber os preços é preciso fazer uma busca no site onde se inclua a estação de partida e a de chegada e qual a data da partida. Em pesquisas feitas para os dias 1 de julho e 1 de outubro de 2024, o valor indicado foi a partir de 62 dólares (aproximadamente, 57 euros).

Comboio a fazer o circuito Adirondack, entre NovaIorque e Montreal

Marc Glucksman

À descoberta da Malásia (com tigres, claro)

As propostas que trazemos para os lados do sudeste asiático focam-se na Malásia. O comboio da Belmond que percorre a zona (o Eastern & Oriental Express, A Belmond Train, Southeast Asia), esteve fora de circulação durante algum tempo e regressou aos carris em fevereiro de 2024 com dois percursos pela Malásia, em diferentes épocas do ano, mas ambas com partida na estação de Woodlands, em Singapura, na ponta da península onde ambos estão instalados. As datas para 2024 e também 2025 já podem ser consultados por mês.

O percurso “Essence of Malaysia” pode ser feito entre novembro a fevereiro e percorre o lado ocidental do país. A primeira paragem no primeiro dia é Kuala Lumpur. No segundo dia o comboio pára em Alor Setar onde um cruzeiro leva os passageiros até à ilha de Langkawi e onde haverá possibilidade de fazer snorkelling. No terceiro dia o ponto alto é a ilha de Penang e a sua capital: George Town, um local multicultural onde se aprecia a arte de rua e em galerias e a comida, com uma aula de culinária seguida de uma cerimónia de chá tradicional. Há ainda tempo para apreciar as paisagens que são património da UNESCO antes de voltar a embarcar rumo ao fim da viagem, de regresso a Singapura.

Uma imagem do comboio Eastern & Oriental Express, A Belmond Train, Southeast Asia no meio da paisagem. Imagens do interior do comboio

Já o percurso “Wild Malaysia” decorre entre março e outubro e percorre o lado este da península. O segundo dia começa com pequeno almoço a bordo com vista para paisagem selvagem e a viagem segue para a floresta tropical do Parque Nacional Taman Negara, onde vivem inúmeras espécies animais, entre elas tigres e leopardos. Aqui é possível escolher saber mais sobre a proteção do tigre da Malásia (há uma parceria com a organização Save Wild Tigers), ter uma masterclass de fotografia ou explorar a floresta. O terceiro dia desta viagem também é passado na ilha Penang. No quarto dia, o caminho de regresso a Singapura passa por Johor.

Ambos os circuitos têm quatro dias de duração com três noites a bordo do comboio, numa cabine Pullman. Cada um destes percursos  tem um preço a partir de 2174 euros por pessoa (aproximadamente). Estão incluídos ainda os jantares diários com quatro pratos, almoços diários com três pratos, chá da tarde, pequeno-almoço servido na cabine ou no restaurante e visitas guiadas ao parque nacional e a Penang. O comboio tem 15 carruagens, cujos interiores estão a ser renovados a tempo de recomeçar a viajar. Por fora mantêm o seu característico verde escuro. Outra das novidades a bordo é o chef André Chiang e a sua comida para os passageiros.

A caminho de Machu Picchu com vista panorâmica

Visitar Machu Picchu já é uma experiência para se fazer uma vez na vida, mas pode-se juntar à viagem um capítulo sobre carris. A Inca Rail proporciona uma viagem de comboio entre Ollantaytambo (na estação de comboios do vale Sagrado dos Incas, a duas horas de Cusco) e a estação de comboios de Machu Picchu que pode ser feita em cinco tipos de comboio para cinco experiências diferentes. Destacamos a 360º, que é a experiência de viajar num comboio com as maiores janelas e um observatório ao ar livre. Mas há ainda a experiência Private, que consiste numa carruagem privada; a First Class prima pelo conforto com bancos bem acolchoados; a Premium & lounge tem um observatório; e a Voyager é uma mistura de conforto e vista panorâmica. Todas têm música, umas ao vivo, outras em fundo. O tempo da viagem será sempre de cerca de 1h30 minutos e, chegando à estação de Machu Picchu, a cidadela fica ainda a um autocarro e a uns 30 minutos de distância. Os preços variam consoante a data e a hora e a pesquisa pode ser feita no site da Inca Rail . Por exemplo, no dia 1 de junho um pack que inclua a viagem de comboio na experiência 360º, autocarro para Machi Picchu e entrada na cidadela, entre outras coisas, custa a partir de 165 dólares (aproximadamente, 152 euros), mas também é possível comprar só o bilhete de comboio.

Machu Picchu, o destino estrela do Peru

Getty Images/iStockphoto

Volta a África em cinco países

A viagem chama-se Dar es Salaam e, em 16 dias e 15 noites, propõe a travessia de uma parte de África através de cinco países, com a Cidade do Cabo (África do Sul) numa ponta e Dar es Salaam (Tanzania) na outra. O percurso pode ser feito em ambos os sentidos e pelo meio dos 5530 quilómetros do percurso estão o Botsuana, o Zimbabué e a Zâmbia. Este resumo já impressiona, mas falta ainda referir algumas das atividades incluídas, por isso é melhor apertar o cinto. O segundo dia inclui uma visita à vila histórica de Matjiesfontein e a travessia da região semi-deserta de Karoo. No terceiro dia a paragem é na cidade de Kimberley, famosa pela descoberta de diamantes e no dia seguinte o comboio chega a Pretoria. No quinto dia o comboio pára para uma estadia de duas noites na reserva de Madikwe com safaris incluídos. Ao nono dia a viagem chega às Victoria Falls, entre a Zâmbia e o Zimbabué, a ao 13º às Chisimba Falls. Importa não esquecer que há ainda museus, paragens, passeios, montanhas, pontes e atividades a bordo, mas todo o itinerário pode ser consultado no site da Rovos, empresa de caminhos de ferro privada sul-africana.

É preciso ter em atenção alguns pormenores, como por exemplo a documentação necessária, as moedas que podem ser usadas ao longo desta viagem, o vestuário para diferentes ocasiões (uma vez que tanto há jantares formais a bordo como safaris e caminhadas nas paragens), as idades dos mais pequenos para quem quiser viajar com crianças, uma vez que estão proibidas crianças com menos de dois anos e recomenda-se a viagem apenas a partir dos 13 anos. As refeições têm hora para serem servidas e no caso dos almoços e jantares há um gongo.

O comboio a passar na Cascata Victoria, no Zimbabué
Thomas Ryan Space
Cruzeiro no rio Zambezi
Thomas Ryan Space

Em 2024, o percurso da Cidade do Cabo até Dar es Salaam tem partidas da capital da África do Sul marcadas para 28 de junho e 1 de setembro. O percurso inverso arranca em três datas: 30 de janeiro (já realizada), 12 de março e 10 de outubro. A viagem com 15 noites tem o mesmo valor em qualquer sentido e qualquer altura, varia consoante o alojamento a bordo. Os preços por pessoa começam nos 12.243 euros (aproximadamente) em carruagem Pullman, passam para 16.200 euros (aproximadamente) em Deluxe, e por fim 21.246 euros (aproximadamente) em Royal. Os valores para ocupação single sobem para cerca de 17.690 euros (Pullman) e 23.244 euros (Deluxe). As datas e valores para 2025 também já estão disponíveis.

Atravessar a Noruega pelo meio da natureza e a grande altitude

Há um comboio que atravessa a Noruega, com Bergen e Oslo como pontos de partida e de chegada. Oslo é a capital, mas Bergen também será bem famosa para quem gosta de explorar a Escandinávia, é conhecida como “o coração dos fiordes” e está rodeada por sete montanhas. A viagem entre as duas cidades demora 6h30, são quase 430 quilómetros de distância e há 21 paragens pelo caminho. O serviço é da Vy, a ferroviária estatal da Noruega, e os bilhetes podem ser comprados neste site.

No jornal Telegraph, o testemunho de alguém que fez a viagem, dá conta que são precisos apenas alguns minutos depois da partida de Bergen para o passageiro se sentir mergulhado em plena natureza, com o comboio a deslizar à beira de lago, por quintas e florestas. A paragem em Vossevangen já é num cenário de neve. Segundo  o jornal britânico, esta rota será “a resposta da Noruega aos cénicos comboios de ski dos Alpes”. O site Visit Norway dá conta de uma curiosidade sobre este comboio, que é o facto de ser conduzido por duas irmãs gémeas, Halldis and Gudrun Folkedal que até têm uma conta de Instagram onde partilham imagens da sua rota.

Segundo o site Travel + Leisure este é o caminho de ferro mais elevado da Europa e está a mais de quatro mil pés de altitude. Começou a ser feito em 1875, só ficou completo em 1909 e foi batizada pelo Rei da época, Haakon VII. Escreve o mesmo site que as partidas de Oslo acontecem seis vezes por dia, mas de Bergen apenas partem três comboios diariamente, em ambos os casos os horários variam consoante a altura do ano. É possível escolher viajar em classe económica ou business e para quem viaja com crianças, há uma carruagem especial com áreas para brincar. O preço do bilhete em classe económica começa nos 90 euros, aproximadamente.

Uma imagem da linha de Bergen, do site da Vy

Vy

Para admirar o espetáculo de luzes naturais no Alasca

O percurso “Aurora” não engana, promete ter como protagonistas as luzes coloridas do céu do Alasca. A viagem inclui seis noites a bordo do Aurora Winter Train e tem partidas marcadas para as segundas-feiras de março de 2024. O percurso “Aurora” custa 1935 euros por pessoa (aproximadamente). O preço é por pessoa, mas tem por base uma ocupação dupla. Os pacotes estão disponíveis para viajantes a partir dos cinco anos. A viagem inclui ainda paisagens cobertas de neve e animais no seu habitat natural.

A partida é feita na cidade de Anchorage, a maior do Alasca, onde os viajantes passam a primeira noite para na terça-feira subirem a bordo do comboio em direção ao norte com vista para a paisagem do parque natural de Denali no caminho. A próxima paragem é Talkeetna para passar duas noites e onde é possível fazer uma excursão aérea sobre o parque e um passeio de trenó puxado por cães campeões. Na quinta-feira o comboio chega a Fairbanks à noite e no dia seguinte há nova oportunidade para um passeio aéreo, desta vez para ver o Círculo Ártico, e ao final da tarde uma excursão guiada para ver a aurora. No sábado há nova oportunidade para ver as luzes do norte antes da viagem terminar.

A Condé Nast Traveller também considerou a “Aurora” uma das 10 viagens de comboio a fazer uma vez na vida, mas a linha ferroviária do Alasca tem vários pacotes de inverno, onde se inclui este percurso “Aurora” e ainda há propostas para o verão, que podem ser consultados no site.

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Um comboio da Alaska Railroad pela neve
Planet One Images/Universal Imag
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A aurora boreal na aldeia de Bettles, no Alasca, em setembro de 2022
The Washington Post via Getty Im

Pelos caminhos da tradição britânica

Há um comboio que é como uma máquina do tempo que viaja por todo o Reino Unido. Os fãs de séries britânicas têm oportunidade de visitar locais do interior do país, e os admiradores das histórias reais e aristocráticas podem conhecer algumas moradas icónicas. Tudo isto à boleia do Northern Belle, um comboio que é também uma verdadeira experiência de luxo, não só no conforto, mas também nas refeições que serve. inspirado na opulência das viagens sobre carris na década de 1930, o comboio é composto por sete carruagens, cada uma batizada com o nome de um castelo ou casa senhorial. Este comboio faz viagens de um dia, com ida e volta a uma série de destinos que podem ser consultados online. Como se trata de viagens de apenas um dia, aqui ficam duas sugestões para diferentes alturas do ano.

A viagem “Historic Windsor at Leisure” não engana, tem como destino a vila onde está uma das mais famosas residências da família real britânica e está marcada para o dia 5 de julho. A partida da estação central de Cardiff é às 7h05 e a chegada a Windsor & Eton Riverside é ao meio dia em ponto. Pelo meio há uma paragem em Bath Spa Station. A viagem de regresso arranca de Windsor às 17h35 e chega a Cardiff às 22h10. Durante cerca de cinco horas os passageiros podem explorar Windsor como entenderem. No roteiro estará certamente o Castelo que é o maior e mais antigo castelo habitado do mundo, e já foi casa de 40 monarcas. Pode ser visitado durante todo o ano, encerra às terças e quartas e, uma vez que é um local de trabalho da casa real, pode encerrar ao público com pouco tempo de aviso. É lá que o Rei Carlos III passa muito do seu tempo e era uma das moradas favoritas de Isabel II que passou lá o tempo da pandemia. A vila localizada nos arredores de Londres, conta com muitas lojas para visitar, um passeio à beira rio para desfrutar e ainda uma cerimónia de render da guarda.

Em cima, imagens da viagem a Windsor. Em baixo, imagens da viagem a Oxford, todas partilhadas no site do Northern Belle

@Northern Belle

Uma das viagens já marcada para o dia 1 de novembro é a “Historic Oxford at Leisure”. O comboio arranca da estação Liverpool Lime Street às 7h40 e chega à Oxford Station às 12h30, antes faz paragens em Warrington Bank Quay e Crewe Station. A viagem de regresso está marcada para as 17h30 e chega a Liverpool às 21h50. Haverá tempo de sobra em Oxford, cidade famosa pela sua universidade, para passear e conhecer jardins, a biblioteca Bodleian, o museu Ashmolean, explorar lojas e até fazer um cruzeiro no rio.

Em ambas as excursões, a viagem de comboio arranca com um cocktail mimosa. Há depois um brunch de três pratos na ida e um jantar de seis pratos no regresso, com vinhos escolhidos por um sommelier a acompanhar. Na cozinha é o chef Matthew Green que está ao comando das operações. Cada uma destas viagens tem um valor de 440 libras por pessoa (aproximadamente, 513 euros) e as marcações já estão abertas no site, nos links sobre os seus nomes.

A rota da seda de comboio

Do Turcomenistão ao Cazaquistão com passagem pelo Uzbequistão. Os nomes são difíceis de pronunciar agora, mas acreditemos que no final desta viagem eles estejam entre outras palavras locais aprendidas. O circuito “Jewels of the Silk Road” (que podemos traduzir por “Joias da rota da seda”) é uma nova proposta no portefólio dos comboios de luxo da Golden Eagle, que acabou de chegar esta semana ao site da marca.

Esta viagem de comboio faz parte de uma rota mais longa e já existente que se chama Caspian Odyssey, está dividida em duas partes, no sul do Cáucaso onde a viagem é feita com jato privado, e na Ásia Central no comboio Golden Eagle. Esta parte de comboio que vai de  Ashgabat (no Turcomenistão) a Almaty (no Cazaquistão) e o circuito “Joias da rota da seda”. Com a duração de oito dias (entre 29 de setembro e 6 de outubro) esta viagem passa também pelo o Uzbequistão e faz paragens em Darvaza, Khiva, Bukhara, Samarkand, Tashkent. No site é possível ver um mapa com o circuito. A viagem inclui uma série de passeios fora do comboio para conhecer cidades milenares, museus, palácios, mesquitas e maravilhas da natureza.

Nas duas imagens de cima é possível ver-se o interior de cabines. E nas duas imagens de baixo estão a carruagem restaurante e o bar a bordo do comboio Golden Eagle

FRANK HERFORT

Embora aquela zona do globo pareça instável para quem está aqui perto do oceano Atlântico, não há indicações de perigo. Só para entrar no Turcomenistão é necessária uma carta convite, mas a empresa do comboio trata do assunto, e também um visto. Os preços desta viagem só estão disponíveis se forem pedidos, no entanto no site já é possível ver os depósitos para cada classe da viagem. Em silver class o depósito é de 1500 euros, para gold class é de 2500 euros e a Imperial suite requer um avanço de 5000 euros.

Um projeto para visitar Itália em 2025

O La Dolce Vita Oriente Express ainda não circula, mas já dá que falar. A proposta é viajar por Itália num mood inspirado na década de 1960, de quando é original o filme cujo nome inspira este projeto, e num comboio de luxo. O comboio só começa a circular na primavera de 2025, mas a partir do próximo dia 2 de abril é possível contactar o centro de reservas e, a partir, de 24 de abril é possível fazer reservas diretas no site do comboio. Serão nove os circuitos que combinam cultura e história, num dos mais apetecíveis destinos do mundo e já podem ser consultados online. Os circuitos incluem um Costa a Costa de Veneza a Portofino, um Bella Itália entre Veneza e Sienna, por exemplo, mas haverá possibilidades de explorar Roma, Sicília ou Palermo.

Cada comboio vai contar com 12 cabines de luxo, 18 suites, uma suite “La Dolce Vita” e um restaurante, um lounge e um bar. O comboio La Dolce Vita Oriente Express faz parte da marca Orient Express, do grupo Accord. Segundo informação partilhada pelo marca, os preços são adaptados às preferências de viagem e à data de partida. Os valores iniciais referentes a um itinerário de uma noite são de 3500 euros por pessoa numa cabine de luxo e de 4700 euros por pessoa numa suite.

Imagens do interior do comboio que vai passear por Itália

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