Olá

839kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Os Sonny Angels têm várias categorias, desde fruta a animais
i

Os Sonny Angels têm várias categorias, desde fruta a animais

Os Sonny Angels têm várias categorias, desde fruta a animais

Há bonecos nus com chapéus de frutas e animais a invadir as redes sociais. O que são os Sonny Angels?

Há quem os colecione às centenas ou quem os leve na capa do telemóvel. Os Sonny Angels estão por todo o lado e até as celebridades já aderiram à tendência. Segundo o criador, trazem felicidade.

    Índice

    Índice

Respondem pelo nome de Sonny Angels e são pequenas figuras angelicais de pouco mais de sete centímetros de altura que têm como objetivo trazer felicidade a quem as compra. Desde há dois anos que andam a invadir as redes sociais com um sorriso que tanto pode ser matreiro como envergonhado e surgem nus, tendo apenas como peça de roupa uma touca ou chapéu em forma de morango, elefante ou rebuçado. Mas esta história não é de agora. Apesar de terem começado a ficar virais no final de 2023, o início dos Sonny Angels remonta a 2004, quando o designer japonês Tory Soeya — tinha a alcunha de “Sonny ” — lhes deu vida. Agora, podem ser vistos no Instagram e no TikTok e até mesmo na vida fora das redes sociais: para os olhares mais atentos, os Sonny Angels andam agarrados aos donos, colados aos telemóveis ou aos computadores. “São uma visão bem-vinda na entrada da sua casa, ao lado da sua cama, na sua secretária e em tantos outros lugares”, como descreve a página oficial.

Estes pequenos bonecos têm conquistado assim corações, mentes, telemóveis, prateleiras e mesas de cabeceira por todo o mundo, com os fãs da tendência a colecionarem centenas e personalidades como a modelo Bella Hadid e a empresária Victoria Beckham a aderirem também. Mas porque é que está tanta gente obcecada por estes anjinhos? A resposta é, na verdade, simples, e também o slogan oficial do Sonny Angel: “He may bring you happiness” (“Ele pode trazer-te felicidade”, em português).

Basta olhar para um. São pequenos anjos de barriga à mostra, de olhos redondos, com um suave sorriso e um chapéu colorido, que podemos levar para qualquer lado. É sinónimo de felicidade? Para o criador foi suficiente. E a forma de os adquirir ajuda a que se tornem ainda mais apelativos. Nunca se sabe qual vai calhar, o que aumenta a vontade dos colecionadores por comprarem mais na esperança de que lhes calhe aquele que mais gostam.

Difíceis de encontrar, apresentam-se em várias categorias diferentes — frutas, animais, vegetais, pastelaria —, algumas limitadas, tanto estão em pé como deitados e servem de apoio emocional. Que figuras são estas que invadiram as redes?

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

De onde surgiram?

Para a gen z e millenials estas caras não são estranhas. Os Sonny Angels têm já 20 anos e são inspirados nos Kewpies, uma personagem criada pela ilustradora norte-americana Rose O’Neill para uma banda desenhada do Ladies’s Home Journal, em 1909, com o objetivo de divulgar uma mensagem a favor dos direitos das mulheres. Os seus querubins sorridentes e feministas ganharam popularidade e O’Neill começou a vender as versões em boneco — muito similares aos atuais Sonny Angels, nus e com os olhos redondos que estão sempre a olhar ou para cima ou para o lado. O percurso destes bonecos foi sempre a subir, tendo depois chegado à maionese japonesas Kewpie, tornando-se na imagem da marca.

GettyImages-541328531 GettyImages-521176997 GettyImages-1229221678

A evolução dos Kewpies

De Agostini via Getty Images

Já em 2004, quando Tory Soeya criou os Sonny Angels, tinha como objetivo ajudar as jovens mulheres a aliviar o stress que sentiam diariamente no trabalho. Como são pequenos, é facil transportá-los para apoio emocional. “Soeya referiu-se a eles como um ‘namorado de bolso’, o que penso que se pode ter perdido um pouco na tradução”, afirmou Jackie Bonheim, diretora de marketing da Dreams, a empresa de brinquedos do designer japonês. Ao Vox, Bonheim explicou que a atratividade dos anjos é o conforto platónico que oferecem: em vez de um namorado que dá apoio, são um bebé do qual não é preciso cuidar. O fator “fofura” também é atrativo.

Porque é que ficaram virais 20 anos depois?

As redes sociais e o TikTok, em especial, são a resposta. Sendo uma plataforma quase imediata para criar e difundir tendências, o TikTok é o maior responsável pela moda dos Sonny Angels, que já conta com milhões de vídeos sobre o tema. Desde criadores de conteúdo a exibirem as suas estantes recheadas de coleções destes anjinhos a vídeos onde revelam qual foi o que lhes calhou.

As embalagens dos Sonny Angels ajudam também a aumentar a sua popularidade nas redes sociais uma vez que os criadores de conteúdo utilizam o facto de não se saber o que lá está dentro para fazerem vídeos de unboxing, criar algum drama, suspense, gerando ora alegria, ora desilusão. “O aspeto do sorteio de não saber o que se vai receber é realmente compatível com o TikTok”, afirma Hiroshi Sukegawa, diretor de marketing da Dreams, à Bloomberg.

@missremiashten

opening an entire box of sonny angels???? who wants more sonny angel unboxing ?! — #sonnyangel #sonnyangels #sonnyangelunboxing #unboxing

♬ Jazz Bossa Nova – TOKYO Lonesome Blue

@misscabbag3

Ugh now i just wanna buy more hippers ???? My hippers are – ~ mushroom from the harvest series ???????????? ~rabbit from the OG animals series ???????????? #kawaii #plants #sonnyangeltok #sonnyangels #sonnyangelclub #sonnyangelhippers

♬ Oh Honey – Delegation

@anastacille

okay but new hippers >> I WANT THEM ALL ???????????? #fyp #trending #decoration #iphone15promax #miffy #phonecase #sonnyangel #sonnyangelunboxing #hippers #kpop #acubi #coquette #wonyoungism #unboxing #haul #sonnyangels

♬ h o w s w e e t – Mei ★

Erica Kanesaka, professora na Universidade de Emory, explicou também à agência de notícias que a popularidade dos Sonny Angels é mais uma prova de uma mudança na forma como a “fofura” é percecionada fora do Japão e de outros países asiáticos e que os meios de comunicação social contribuíram para a globalização desta cultura, a par da evolução das conceções do que significa ser adulto: “A Geração Z e os Millennials estão agora a rejeitar as expectativas rígidas de como deve ser a vida adulta”, disse Kanesaka, explicando que “colocar um Sonny Angel na secretária do trabalho é uma pequena forma de dizer que a fofura e a idade adulta podem coexistir, que não é preciso ser uma criança para gostar de coisas fofas”.

As coleções e os grupos de troca

Os Sonny Angels fazem parte de uma tendência conhecida como “blind boxes” (“caixas cegas”, numa possível tradução para português). Cada anjo é embalado individualmente e, apesar de ser possível escolher a categoria — fruta, legumes, animais e edições especiais —, é impossível saber qual vai calhar. Desta forma, os colecionadores compram às cegas e acabam por organizar reuniões de venda, compra e troca de Sonny Angels com outras pessoas que tenham aderido à tendência.

No TikTok, são vários os vídeos onde criadores de conteúdo mostram as suas vastas coleções de Sonny Angels. A maioria, com centenas de bonecos, organizam-nos em prateleiras, passando a fazer parte da decoração do quarto ou da sala. Entre as centenas, há ainda Sonny Angels raros, conhecidos como “secrets”, e também diferentes versões do boneco. É o caso de Robby Angel, o melhor amigo de Sonny e uma figura bastante rara: a hipótese de ganhar um é de 1 em 144, avança a Dreams. Este suspense acaba por alimentar a vontade de comprar cada vez mais bonecos, e mais do que uma caixa de cada vez.

@sonnyangel_anaelle

#aanhechting met @Sam 300 sonny angels ???? #sonnyangelcollection #sonnyangelhipper #sonnyangelbenelux #sonnyangelbelgium #sonnyangelunboxing #sonnyangel #sonnyangels

♬ original sound – Sam

@n.lbf

Réponse à @Ju???? tadam ! ✨ #sonnyangel #sonnyangels #fyp

♬ Oh Simple Things Where Have You Gone (Remix) – Nikolazz & Keane

Atualmente, a procura é tão elevada que a Dreams entrou em rotura de stock este ano. “Uma falta de oferta absoluta”, sublinhou o vice-presidente da empresa, Alan Buff, à Fortune, destacando o aumento dos pedidos na Europa e na Ásia.

Da capa de telemóvel da Posh Spice ao sketch do Saturday Night Live

Se já não estivessem virais o suficiente, há personalidades a fazer com a popularidade destes pequenos anjos aumente ainda mais. Foi o caso de Victoria Beckham que, em abril, partilhou nas redes sociais que também ela tinha aderido à tendência. Numa foto no espelho, publicada nos stories do Instagram, a Posh Spice mostrou que usa um Sonny Angel — um pequeno elefante da categoria hipper — colado na capa do telemóvel. Também no Instagram, a modelo Bella Hadid partilhou no ano passado uma foto dos seus Sonny Angels, levando a que, avançou a Dreams à Bloomberg, aumentasse a procura pelos bonecos.

Já em maio deste ano, os Sonny Angels foram ainda protagonistas de um sketch do Saturday Night Live interpretado por Dua Lipa. Na cena, a cantora britânica tem uma vasta coleção dos bonecos, que diz ser os seus “pequenos namorados” — e são mesmo: Dua transforma os seus namorados em Sonnys. “São os companheiros das mulheres solitárias e trabalhadoras de 25 anos”, diz durante a cena. O guião — que chega a ser sinistro — foi escrito por Bowen Yang, ator, comediante, escritor e membro do elenco daquele programa norte-americano, que, ao Vox, comentou ser “garantido que um Sonny Angel te vai fazer sentir feliz”. Embora muitos empregados da Dreams no Japão nunca tivessem ouvido falar do programa, a empresa afirma que a procura no site no dia a seguir à emissão do sketch aumentou para seis vezes a sua média.

Onde se compra

Face à elevada procura, os Sonny Angels não são fáceis de encontrar. Em Lisboa, são conhecidas quatro lojas — três delas na zona do Príncipe Real — que vendem estes bonecos. Com valores a partir dos 11€, dependendo da categoria, podem ser encontrados nas lojas Dada for Kids, New Bobo, Loja Real e Docinho de Açúcar.

@marianabaptistaa_

Descobri mais uma loja com Sonny Angels em Lisboa ???????? ???? Loja Dada for Kids – Rua Nova de São Mamede 58A, Lisboa #sonnyangel #sonnyangelhippers #sonnyangelportugal #sonnyangelcollection #unboxing #asmr #asmrsounds #asmrunboxing #vinted #vintedfinds #comeshopwithme #shopping #haul #dailyvlog #viralproducts #viral #finds #portugal #fy #fyp

♬ Boogie Shoes – KC & The Sunshine Band

Há ainda plataformas de revenda, como a Vinted e o eBay, onde é possível encontrar alguns Sonny Angels, talvez até alguns mais raros. No entanto, o preços destes pode ser mais elevado dos que os originais, fazendo do mercado de revenda demasiado caro. “Detesto ver as pessoas pagarem demasiado dinheiro por algo online, por isso pode ser frustrante”, disse a diretora de marketing da Dreams ao New York Post.

 
Assine o Observador a partir de 0,18€/ dia

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Já é assinante?
Apoio a cliente

Para continuar a ler assine o Observador
Assine o Observador a partir de 0,18€/ dia
Ver planos

Oferta limitada

Já é assinante?
Apoio a cliente

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Desde 0,18€/dia
Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Desde 0,18€/dia
Em tempos de incerteza e mudanças rápidas, é essencial estar bem informado. Não deixe que as notícias passem ao seu lado – assine agora e tenha acesso ilimitado às histórias que moldam o nosso País.
Ver ofertas