Explicador

Explicador. O que muda com o novo Passe Único no Porto /premium

Março 201920 Março 2019
Tânia Teixeira

O que acontecerá às linhas de outras operadoras que, para já, ficam de fora do novo modelo?

Pergunta 8 de 9

O objetivo da Área Metropolitana do Porto é que todos os operadores, públicos e privados, adiram ao Passe Único, mas isso poderá acontecer apenas mais tarde.

“A implementação da assinatura municipal e o alargamento aos restantes operadores que sejam compatíveis com a bilhética Andante deverá ser possível dois meses após a aprovação do alargamento do zonamento Andante”, explica fonte da AMP ao Observador. Prevê-se, assim, que em maio, se conclua o alargamento deste Programa de Apoio à Redução Tarifária, denominado de PART.

Na AMP, há dois operadores de autocarros que, de momento, não estão incluídos na oferta do Passe Único. São os casos da Auto Viação Feirense, que serve nove concelhos — Santa Maria da Feira, Arouca, Castelo de Paiva, Ovar, S. João da Madeira, Porto, Gaia, Espinho e Gondomar —, e do Grupo Transdev (norte), que serve o município de Santo Tirso. Sem informações mais concretas para dar, a AMP indica apenas que está “a estudar uma forma alternativa que minore este desfasamento, no sentido de não prejudicar os utilizadores daquelas empresas”. Um dos problemas está relacionado com o facto de os autocarros não estarem equipados com os aparelhos que permitem a validação dos cartões Andante.

No que toca à oferta relativa aos comboios da CP, a AMP prevê que, durante o mês de maio, possa incluir no Andante as estações da linha do Douro até Paredes, bem como as estações da linha de Guimarães até Vila das Aves. Na linha do Norte, prevê-se a inclusão dos apeadeiros de Silvalde e Paramos, até finais de maio. A linha do Vouga, entre Espinho e Oliveira de Azeméis, ficará para uma fase posterior. As negociações entre o Conselho Metropolitano do Porto e a CP prosseguem.

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