1. Quais as suas responsabilidades?

  2. Um gestor de frota procura o equilíbrio ótimo entre custos, riscos e eficiência das operações. É um técnico especializado que tem a responsabilidade de controlar orçamentos e maximizar margens de lucro, aumentar a produtividade e assegurar a conformidade com a legislação. Além da frota de veículos, tem de gerir também as pessoas e lidar com diferentes sensibilidades e modos de pensar, antecipar conflitos e manter uma comunicação constante com as equipas no terreno.

    Estes profissionais trabalham com diversas informações para suportar decisões que podem, por exemplo, afetar o tipo de condução de cada motorista, visando equilibrar variáveis como a velocidade e a travagem, de modo a alcançar a máxima economia no consumo de combustível.

  3. Como é que a tecnologia o pode ajudar?

  4. As melhores práticas de gestão de frota aconselham o uso de soluções de telemática para ajudar os gestores a alcançar os objetivos e a ganhar tempo ao passarem a monitorizar indicadores de forma simples e rápida. O maior dinamismo empresarial e o crescente nível de exigência dos mercados, em qualidade e rapidez de serviço, tornam esta solução numa vantagem competitiva, tanto mais que a maioria das Pequenas e Médias Empresas (PME) não tem condições para manter uma equipa dedicada à gestão de frotas automóveis.

    Um sistema de gestão de frotas com localizador por GPS, como o sistema comercializado pela Inosat, disponibiliza os tempos de condução e os consumos de combustível de forma instantânea, facilitando a análise constante dos custos, de forma a permitir a implementação de medidas de melhoria, sempre que tal se justifique. Além disso, há processos que podem ser configurados de modo automático, sejam as atualizações, a emissão de relatórios ou o envio de alertas. Para qualquer gestor de frotas, as tecnologias digitais prometem facilitar o acompanhamento permanente das pessoas e do estado dos veículos contribuindo de forma decisiva para o alcance dos objetivos das empresas.

  5. Como funciona o sistema de gestão de frotas por GPS?

  6. Em cada veículo, é instalada uma unidade de localização GPS inteligente que vai registar informações como a posição, a velocidade, a temperatura, os tempos de condução, os quilómetros percorridos e a identificação do condutor, entre outros dados.

    Estas informações são transmitidas através da rede de comunicações GSM/GPRS para o servidor da Inosat, onde ficam disponíveis para os clientes. O gestor de frota pode visualizar, a todo o momento e através de um dispositivo ligado à Internet, a localização de todos os veículos em qualquer parte do mundo, com acesso a um vasto conjunto de relatórios e alarmes que lhe permitem analisar a performance da frota sob diferentes perspetivas.

    Além de ajudar os gestores a incentivar uma condução mais segura e eficiente, estas soluções de gestão de frotas por GPS ajudam o gestor de frota a alcançar melhorias no que diz respeito à expedição, roteamento e visão global das rotas. É possível aceder à localização instantânea de viaturas e motoristas, verificar velocidades e horas de visita a clientes. Estes elementos são fundamentais, pelo facto de contribuírem para a redução dos custos de manutenção das viaturas assim como para o aumento da eficiência de combustível, propiciando o aumento da produtividade através da variedade de relatórios que podem ser consultados, a qualquer momento, numa aplicação ou enviados automaticamente por Email.

  7. Quais são os benefícios da gestão de frotas por GPS ?

  8. A eficiência operacional aumenta e o consumo de combustível desce, melhora a gestão das equipas, há mais produtividade e segurança, cresce a eficácia no planeamento e na gestão de tempo, criam-se fluxos de comunicação permanente entre o centro de controlo e todos os veículos que estejam em trânsito ou em parque. Trata-se de uma solução que vai ajudar a reduzir as despesas com a frota através de uma navegação mais eficaz, melhor visibilidade da frota, diagnósticos avançados do motor e relatórios de quilometragem praticamente em tempo real.

    No que toca à satisfação dos clientes, a empresa pode responder a serviços urgentes com muito mais facilidade e menor tempo de espera. E melhora a produtividade porque reduz os tempos de deslocação e de paragem das viaturas. O sistema de gestão de frotas desenvolvido pela Inosat permite realizar mais serviços por dia, através de um planeamento de rotas melhorado, identificando a necessidade de recursos com antecedência e prevenindo cenários de incerteza.

  9. O gestor de frotas digital é para mim?

  10. A solução de localização e gestão de frotas desenvolvida pela Inosat é ideal para todos os proprietários e gestores de frotas que procuram uma solução de monitorização de veículos que seja simples de usar e resolva problemas comuns. Desde a economia de combustível, à segurança e produtividade do motorista, passando pela segurança dos bens transportados e pela conformidade com a regulamentação em vigor.

    Os responsáveis por frotas de reduzida dimensão costumam pensar que as soluções de telemática não se adequam à realidade dos negócios mais pequenos. Mas, de facto, as vantagens que se podem retirar da utilização de um sistema de telemática avançada aplicado à gestão de frotas podem estar ao alcance de todos e de qualquer empresa, independentemente da dimensão. Os benefícios em termos de eficiência, produtividade e rentabilidade são possíveis para qualquer tipo de frota, seja pequena, média ou grande. A maior rapidez na obtenção das informações e na monitorização da frota, permite que o gestor ganhe mais tempo para se dedicar a outras atividades. Com uma grande variedade de opções de configuração e planos acessíveis, qualquer empresa pode aproveitar os benefícios desta solução digital de monitorização de frotas oferecida pela Inosat.