“Fonte: centenas de páginas de Facebook.” É com esta nota final que a publicação que está a correr as redes sociais — com publicações primeiro em inglês e, agora, em português — tenta mostrar a sua credibilidade. No entanto, não há qualquer verdade na história que diz que Arnold Schwarzenegger teve de dormir ao relento, depois de lhe ter sido negado um quarto num hotel que o próprio teria inaugurado. As publicações nas diferentes línguas têm diferenças subtis, mas vamos analisar o que diz a publicação em português, partilhada centenas de vezes, essencialmente através de páginas pessoais.

“Recentemente, Arnold Schwarzenegger publicou esta foto a dormir sob a sua estátua à entrada de um hotel que ele próprio inaugurou quando era governador da Califórnia. A gerência garantiu-lhe que iria haver sempre um quarto reservado ao seu dispor. Algum tempo depois, Arnold voltou ao hotel, mas o gerente disse-lhe que estavam cheios e não havia quarto disponível para ele. Desapontado, Arnold decidiu dormir na rua, sob a sua estátua, em frente ao hotel. Claro que poderia pagar um quarto em qualquer outro, mas fez questão de deixar a mensagem de que enquanto manteve uma posição poderosa, todos, incluindo gerentes de hotel, o elogiaram, mas assim que perdeu a sua posição esqueceram-se do prometido”, lê-se na publicação.

A foto é real. Foi tirada a pedido do próprio ator e antigo governador do estado norte-americano da Califórnia e partilhada na sua conta pessoal do Instagram. Mas a verdade acaba aí. Tudo não passou de uma brincadeira de Schwarzenegger, que partilhou a imagem com uma legenda onde se lê: “Como os tempos mudam.”

Vamos aos factos. Primeiro, o “recentemente” é falso. A publicação tem três anos, data de 15 de janeiro de 2016, quando Schwarzenegger se encontrava em Columbus, Ohio, nas rodagens do filme “Aftermath”, realizado por Elliot Lester e escrito por Javier Gullón.

Em seguida, a estátua não está em frente a qualquer hotel, o que torna tudo o que é escrito a seguir a esta afirmação completamente falso. O edifício que se vê em pano de fundo é um centro de convenções, situado no centro da capital do estado norte-americano, o Greater Columbus Convention Center. Inicialmente, a estátua de bronze que representa o ator que vestiu a pele de Exterminador no cinema estava junto ao Franklin County Veterans Memorial, na mesma cidade.

Aquando da sua inauguração, em 2012, Schwarzenegger esteve na cerimónia. Regressou à cidade em outubro de 2014 quando a peça foi transferida para um novo local onde se encontra até hoje, uma vez que o memorial aos veteranos foi demolido e relocalizado, como noticiava a Associated Press na altura.

Com a escultura, explicou em 2014 o autarca Michael Coleman, a cidade pretendia celebrar a relação que Arnold Schwarzenegger tem com a cidade onde todos os anos realiza o Arnold Sports Festival e que leva cerca de 175 mil visitantes a Columbus.

Conclusão

A afirmação é falsa. A imagem é uma brincadeira de Arnold Schwarzenegger e não há qualquer hotel na fotografia, o que torna todas as alegações seguintes em mentiras. Assim, ninguém em Columbus recusou um quarto ao antigo governador da Califórnia, obrigando-o a dormir ao relento para marcar uma posição.

Segundo a classificação do Observador, este conteúdo é:

Errado
No sistema de classificação do Facebook, este conteúdo é:

FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

Nota: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.