Uma publicação que circula no Facebook mostra uma suposta captura de ecrã a um tweet em que Jair Bolsonaro pergunta “quem nunca se sentiu atraído por uma jovenzinha com uma sainha mais curtinha”. Contudo, o presidente brasileiro nunca fez esta partilha. Trata-se de uma imagem manipulada.

A partilha surge depois de uma polémica que envolveu Jair Bolsonaro. Durante a campanha eleitoral que ainda decorre, o atual presidente brasileiro recordou um encontro em Brasília com jovens venezuelanas “de 14, 15 anos” em que, como descreveu, “pintou um clima”. As declarações polémicas, ditas numa entrevista a um podcast, correram a imprensa brasileira e encheram as redes sociais.

A montagem com o alegado tweet de Bolsonaro surge na sequência da entrevista polémica. Na verdade, o presidente brasileiro defendeu-se das críticas e apontou o dedo ao Partido dos Trabalhadores (PT), que lança o ex-presidente Lula da Silva como candidato nestas eleições.

Bolsonaro usou as suas próprias redes sociais — como já é seu hábito — para se defender. O presidente fez um direto no Facebook, durante a madrugada, no qual atacou o adversário. “O PT ultrapassou todos os limites. Vinham falando há pouco barbaridades… mexem com a minha vida particular, fazem barbaridade. Agora fizeram uma que extrapolou todos os limites”, declarou. Reiterou ainda que “sempre combateu a pedofilia” e que as suas declarações foram deturpadas.

A montagem começou a circular depois disto. Através de uma pesquisa rápida na página de Twitter de Bolsonaro é possível verificar que a partilha não existe.

Bolsonaro poderia ter apagado a publicação, mas um projeto brasileiro criado na mesma rede social mostra publicações que foram apagadas ou ocultadas pelas principais personagens em jogo nestas eleições brasileiras. Este tweet de Bolsonaro não foi detetado pelo Projeto 7c0.

Conclusão

Circula nas redes sociais uma publicação que mostra uma captura de ecrã a um suposto tweet em que Bolsonaro pergunta “quem nunca se sentiu atraído por um a jovenzinha com uma sainha mais curtinha”. O atual presidente brasileiro, e recandidato nestas eleições, nunca fez esta partilha. Trata-se de uma imagem manipulada que surge na sequência de uma entrevista a Bolsonaro que gerou polémica.  

Durante a entrevista, Bolsonaro recordou um encontro em Brasília com jovens venezuelanas “de 14, 15 anos” em que, como descreveu, “pintou um clima”. O gelo estalou tanto nas redes sociais como na imprensa brasileira. O atual presidente defendeu-se ao apontar o dedo a Lula de Silva e ao PT, reiterando também que as suas declarações foram deturpadas e que “sempre combateu a pedofilia”.

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:

FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge