Céline Dion revelou, no ano passado, que sofre de Síndrome de Pessoa Rígida (SPR), uma doença neurológica rara que é caracterizada por rigidez muscular. É, em parte, devido a este diagnóstico que circula nas redes sociais um vídeo viral que alegadamente mostra a cantora de êxitos como “My Heart Will Go On” a chegar ao casamento de um filho numa cadeira de rodas.

O vídeo, que tem sido muito partilhado nas redes sociais, tem 55 segundos e mostra uma mulher, de vestido, numa cadeira de rodas acompanhada por três homens que a ajudam a levantar-se para compartilhar uma dança ao som, supostamente, de “I’m Alive”, de Céline Dion. Ao analisar com atenção as imagens é percetível que a mulher em questão não é a cantora canadiana. É verdade que a artista tem três filhos (Rene-Charles Angelil, de 22 anos, e os gémeos Eddy e Nelson Angelil, de 12 anos), mas, segundo as informações disponíveis online, nenhum deles é casado.

Ao fazer uma pesquisa no Google, utilizando frames do vídeo, rapidamente se percebe quem são os protagonistas das imagens, que datam de 9 de abril de 2022. Kathy Poirier perdeu a capacidade de andar após ser diagnosticada com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA). O vídeo mostra os seus filhos mais novos, Nick e Jake, a ajudarem-na a levantar-se para que conseguisse dançar com Zak, o seu primogénito, no dia do seu casamento.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

À Fox News, Zak, que se casou na Florida com Anja D’adesky, a sua namorada de longa data, revelou que a dança foi “espontânea” e ao som da música “Humble and Kind” de Tim McGraw. A observar mãe e filho, que se encontravam visivelmente emocionados, estavam cerca de 130 convidados.

Por sua vez, numa entrevista ao programa de televisão Good Morning America, Kathy Poirier contou que se sentia nervosa antes de entrar na pista de dança porque tinha receio de ser observada: “Eu mudei tanto em dois anos e meio, não sou a pessoa que fui em tempos”, mas “foi um momento com que sonhava há muito”. “Nada mais interessava para além daquele momento com a minha mãe”, completou Zak.

Conclusão

A cantora Céline Dion tem três filhos, mas nenhum deles é casado. As imagens que ficaram virais nas redes sociais nas últimas semanas mostram Kathy Poirier, que foi diagnosticada Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), a dançar com o seu primogénito no dia do seu casamento, enquanto é segurada pelos filhos mais novos.

A música que tocava durante esse momento especial também não era “I’m Alive” de Céline Dion, como alega a publicação do Facebook, mas “Humble and Kind” de Tim McGraw.

Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:

FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge