“Última hora: Leo Messi não vai continuar ligado ao FC Barcelona.” No dia 5 de agosto, o tweet do Barcelona caía que nem uma bomba no mundo do futebol, principalmente depois das informações de que o jogador tinha chegado a acordo com o clube para descer o salário e se manter no local a que chamou “casa”. Mas não aconteceu, o acordo não existiu devido a “obstáculos financeiros”.

Depois da notícia, a incógnita: qual o destino de um dos melhores jogadores de todos os tempos? Os rumores não demoraram, o PSG mostrou interesse, Messi na conferência de imprensa de despedida não negou e o pai confirmou que havia acordo no aeroporto, já quando tudo estava pronto para receber Messi em Paris.

Mas vamos recuar um pouco. No dia 6 de agosto, Mauricio Pochettino, treinador do PSG, foi questionado sobre Lionel Messi e, sem abrir muito o jogo, disse que o clube “avalia as opções e claro que Messi é uma delas”. Estava aberta a porta para a chegada do craque argentino. E se havia uma possibilidade, os adeptos queriam ser os primeiros a saber, até porque se trata de Messi.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Agora de volta ao assunto desta análise: foi exatamente no dia em que o técnico argentino respondeu às questões de Lionel Messi que a página de Instagram do PSG começou a sentir os efeitos positivos. De acordo com a ferramenta CrowdTangle, nesse dia houve um aumento de 0.57% de seguidores na página, o que se traduz em mais 214 mil seguidores, três vezes mais do que no dia anterior.

A partir daí foi sempre a subir: nos dias de rumores o clube ganhou entre 250 mil e 300 mil seguidores por dia e no derradeiro dia, em que o PSG oficializou a chegada de Messi nas redes sociais — 10 de agosto — mais de três milhões de pessoas passaram a seguir a página de Instagram do clube parisiense.

Contudo, a publicação em análise — feita no dia 11 de agosto — refere que houve um aumento de 20 milhões de seguidores, dizendo que a página aumentou de 19,8 milhões para 39,9 milhões de euros. Tendo em conta o gráfico acima, que detalhe os dados com rigor, não é verdade que a página do Instagram do PSG tivesse apenas esse número de seguidores antes da chegada de Messi — no dia 6, como já foi referido anteriormente, já tinha quase 38 milhões de seguidores.

Perante os números é possível ver que, até ao dia desta pesquisa (17 de agosto), o PSG ganhou 10 milhões de seguidores com a chegada de Lionel Messi e num espaço de sete dias desde a oficialização do jogador argentino. Esta prova contraria a ideia de que o clube de Paris ganhou 20 milhões de seguidores e, mais ainda, que o fez até à data de 11 de agosto e no espaço de um dia, como está referido na publicação.

Conclusão

É verdade que a chegada de Messi ao PSG contribuiu para um aumento exponencial de seguidores na rede social Instagram. Porém, não é verdade que a página do clube parisiense tivesse 19,8 milhões de seguidores nos dias anteriores à chegada do jogador argentino, sendo também falso afirmar-se que o aumento foi de 20 milhões de seguidores e, mais ainda, que se chegou a este número no dia seguinte à contratação. Certo é que, uma semana depois da oficialização de Messi, o PSG ganhou 10 milhões de seguidores no Instagram.

Segundo a classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook, este conteúdo é:

FALSO: As principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

Nota: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge