É uma pequena fada loira e é parceira de Peter Pan. Décadas depois de ter sido criada, publicações nas redes sociais apontam que a imagem de Sininho se tornou “problemática”, principalmente para as “meninas”. O motivo? “Devido à imagem corporal irrealista e também da dependência de aprovação do Peter Pan, como se percebe em representação das personagens”, lê-se em publicações nas redes sociais.

Estas declarações são alegadamente atribuídas à Disney. A multinacional norte-americana considera, alega-se, que a aparência física e os traços de personalidade da Sininho já não são “representativos” dos valores “inclusivos da marca”. Assim sendo, terá ficado decidido que a figura da fada seria “reformulada”, havendo — no futuro — uma “Sininho atualizada para audiências modernas”.

“Cancelaram a Sininho, espero que estejam felizes”, lê-se numa publicação, que inclui uma fotografia de uma mulher maquilhada e vestida como a personagem. Apesar desta imagem, os posts que veiculam estas informações não sustentam como será a nova Sininho. Noutros posts, lê-se ainda que nos parques temáticos a personagem Sininho já deixou de estar presente.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Contudo, não há nenhuma indicação de que a Sininho vá ser alterada. A Disney não avançou qualquer informação nesse sentido. Aliás, no site da Disney World, há referência a sessões para conhecer a personagem nos parques temáticos. A personagem mantém a mesma constituição física — loira e olhos azuis —, tal e qual como nos desenhos animados.

O Observador tentou contar a Disney, mas não obteve resposta até à publicação deste fact-check. No entanto, à Reuters, uma porta-voz da empresa salientou que esta informação é falsa.

O rumor terá surgido após um artigo do jornal New York Times que debatia a forma como a Disney está a enfrentar pressões políticas e sociais para tentar promover mensagens mais positivas e inclusivas. Aliás, a multinacional criou mesmo uma plataforma — responsável pelo site storiesmatter — para explicar preconceitos e estereótipos que foram transmitidos em vários filmes e séries de animação.

Segundo apurou o New York Times, a equipa responsável pelo storiesmatter terá, de forma privada, apontado que algumas personagens eram problemáticas para os espetadores. Uma delas, por exemplo, era o Capitão Gancho, do Peter Pan, porque poderia expor a Disney a acusações de discriminação das pessoas portadoras de deficiência.

Sobre a Sininho, também houve alguns reparos pela equipa da storiesmatter aos diretores da Disney. Em causa, está o facto de a personagem demonstrar uma atitude demasiada preocupada com o corpo e por ter inveja da atenção que Peter Pan recebe. No entanto, refira-se, foram apenas advertências — e nenhuma delas foi, pelo menos até agora, aplicada.

Conclusão

Até agora, não existe qualquer indicação da Disney que sugira que a Sininho vá ser alterada. A personagem continua a estar nos parques de diversão da marca espalhadas pelo mundo e não há alterações aos filmes em que aparece. A Disney esclareceu à Reuters que esta informação é mentira. Ainda assim, a equipa responsável pela plataforma storiesmatter já demonstrou alguma preocupação sobre como a Sininho age — mas a Disney nunca terá seguido os seus conselhos e manteve a personagem intacta.

Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook, este conteúdo é:

FALSO: As principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge