Apanhar citações inspiradoras nas redes sociais é quase tão comum como encontrar notícias falsas. Desta vez, o alvo foi Fernando Pessoa, nome maior da poesia em Portugal. Uma publicação de um grupo de Facebook “Poemas e Orações” (que conta com mais de 120 mil gostos), datada de 16 de junho deste ano, atribui ao escritor português a seguinte frase: “Na alma ninguém manda… ela simplesmente fica onde se encanta”. Trata-se, no entanto, de uma publicação falsa.

Publicação viral atribui erradamente uma citação a Fernando Pessoa.

“A citação em concreto não pertence a Fernando Pessoa. É um apócrifo [algo que não foi reconhecido como estando incluído no cânone de determinado autor], igual a tantos outros que circulam profusamente por variados sítios da internet. Neste caso, a autoria do texto é atribuída à escritora brasileira Sil Guidorizzi”. Esta é a resposta da Casa Fernando Pessoa após ter sido questionada pelo Observador sobre a veracidade da publicação original.

A verdade é que pesquisando pelo nome da autora brasileira ao lado da citação, é possível encontrar essa correspondência. Depois, de facto, o autor não refere onde encontrou a citação do poeta português. Nem sequer vem referido qualquer notícia ou fonte que possa corroborar a sua autoria.

Feito os esclarecimentos por parte de uma das instituições que segue e divulga a obra de Fernando Pessoa, o Observador consultou mais dois especialistas. Um deles foi José Paulo Cavalcanti, advogado brasileiro e que lançou, no Brasil, a mais completa biografia sobre o poeta lusitano. “Quanto à frase, não me lembro de a ter lido e tenho boa memória. Li, pelo menos, três vezes tudo o que Fernando Pessoa escreveu. O verbo ‘encantar’ e as suas variantes com certeza não eram usadas naquele tempo, com o sentido que lhe damos hoje em dia”, começa por referir. José Paulo Cavalcanti tem ainda outro livro, “Fernando Pessoa — Livro de Citações”, onde estão 1300 das “melhores frases” do poeta português. A que está na publicação original não foi encontrada nesta obra.

Outro dos especialistas escutados foi Richard Zenith, escritor, investigador, crítico e um dos maiores divulgadores e tradutores de autores da literatura portuguesa — especialmente o trabalho dedicado à obra de Fernando Pessoa. Por email, o Richard Zenith é taxativo: “Sim, é um apócrifo, estas frases bonitas atribuídas a Pessoa são uma praga, graças à internet.” O investigador luso-americano afirmou ainda que, apesar de tudo, esta citação, ao contrário de tantas outras que surgem atribuídas ao autor de “A Mensagem”, “quase poderia ser de Pessoa”. Fica-se pelo  quase.

Conclusão

Não é verdade que Fernando Pessoa tenha escrito a seguinte frase: “Na alma ninguém manda… ela simplesmente fica onde se encanta.” Além da publicação original não referir a que obra do escritor português se refere, nenhum dos especialistas consultados pelo Observador confirmam a veracidade daquela citação. Já a Casa Fernando Pessoa esclareceu que, por um lado, se trata de um apócrifo e, por outro, que esta frase poderá ter sido escrita por uma escritora brasileira, Sil Guidorizzi.

Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook, este conteúdo é:

FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

IFCN Badge