O nome Imane Khelif foi um dos que mais deu que falar nos Jogos Olímpicos deste verão, em Paris. A pugilista argelina ficou na história da edição de 2024 ao vencer uma medalha de ouro. Uma conquista que ganhou particular destaque após a polémica que se gerou sobre se devia ou não competir, já que um ano antes tinha sido desqualificada nos Campeonatos do Mundo de Boxe por não ter passado nos critérios de elegibilidade, com o organismo a indicar que a atleta testara positivo para cromossomas XY — tipicamente masculinos.

Quase dois meses depois de os Jogos Olímpicos terem terminado, e depois de terem sido publicados inúmeros artigos na imprensa internacional a explicar que a presença de cromossomas XY não significa que a atleta seja um homem, sugiram novas fotografias que garantem provar o contrário. As imagens, partilhadas na rede social X (antigo Twitter), mostram o rosto de Imane Khelif num corpo de homem. São verdadeiras?

As imagens têm sido partilhadas ao longo dos últimos dois meses com a legenda: “‘Ela’ venceu a medalha de ouro nos Jogos de Paris”, em que a expressão “ela” surge sempre entre aspas. Parecem ter origem numa conta no X chamada “MidJourneyPrompts”, que as publicou a 24 de agosto, semanas depois do fim dos Jogos Olímpicos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Imane Khelif (medalhista de ouro)”, lê-se simplesmente no post, que é acompanhado por três fotos da atleta em troco nu. Numa delas aparece mesmo com uma placa a dizer “I’m a man” (“Sou um homem”, em português). No entanto, é a própria página que assume que as imagens não são verdadeiras. Isso mesmo fica claro na descrição da conta de X, que tem apenas 2.443 seguidores: “Todas as imagens publicadas em baixo são criadas com IA [Inteligência Artificial]”.

Há, ainda assim, várias pistas que já apontavam para isso. As características físicas das pessoas que surgem atrás da atleta estão distorcidas, algo que geralmente é associado a conteúdos manipulados. Basta olhar para o rosto da figura à esquerda, cuja cara está esborratada, ou a mão que surge de forma peculiar mesmo ao lado da atleta e que segura um cartão com letras que aparentam ser aleatórias.

Estas não são, de resto, as únicas imagens manipuladas de Imane Khelif. Recentemente também correu nas redes sociais uma fotografia da pugilista a usar um vestido tradicional da Argélia e luvas de boxe com a descrição de que tinha sido capa da revista Vogue Argélia. No entanto, não só a Vogue não tem uma edição nesse país, como se trata na verdade de um trabalho de uma artista que no seu trabalho usa vários software e aplicações de IA.

“A colagem de Imane Khelif é um produto da minha imaginação, criada para homenagear o seu talento excecional”, disse a artista, Cheikh Boumsersseb, citada pela Reuters. “Esta arte deve ser apreciada como uma expressão visual, em vez de ser tomada literalmente”, acrescentou.

Conclusão

As imagens que foram partilhadas da pugilista Imane Khelif, vencedora de uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Paris, foi manipulada com recurso a Inteligência Artificial. Aparenta ter origem numa conta na rede social X que assume partilhar imagens manipuladas.

Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:

FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge