Lionel Messi deixou o Barcelona, o clube onde cresceu e se tornou um dos melhores jogadores de todos os tempos e rumou ao Paris Saint-Germain (PSG). Na hora da partidos, os sorrisos em Paris foram lágrimas em Barcelona. Se é certo que muitos adeptos do clube blaugrana choraram, será também verdade que foi captada uma imagem de um fotojornalista emocionado na despedida de Messi?

A publicação em causa tem 170 mil gostos e mais de seis mil partilhas (mas não é a única do género) e na fotografia pode ver-se o jogador de lenço na mão, muito emocionado, e o fotojornalista sem conseguir conter as lágrimas. Vamos aos factos: ambas as imagens são verdadeiras, mas o momento não é o mesmo. 

Enquanto Messi oficializou a saída do Barcelona no dia 8 de agosto de 2021, a imagem do fotojornalista é bem mais antiga e já tinha sido divulgada nas redes sociais por outros motivos, nomeadamente em maio deste ano quando foi dito que chorou enquanto registava o conflito israelo-palestino. O fotógrafo em causa chama-se Mohamed al Azawi, é iraquiano e as imagens foram captadas após a derrota do Iraque para o Catar, na Taça da Ásia de 2019. O tema é futebol, mas não Messi.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No dia 24 de janeiro desse mesmo, a página oficial da competição publicou no Twitter uma imagem do fotógrafo e descreve o momento como “apaixonante” e “emotivo”. A fotografia tem até marcas de água da Taça da Ásia e a data, o que não aparece agora na publicação sobre Messi, em que se pode ver um zoom que apenas permite visualizar o fotógrafo a chorar e não as restantes informações.

De acordo com a AFP, a imagem aparece num artigo datado de 23 de janeiro, publicado pelo site de notícias Sina Sports, que fala exatamente sobre a derrota do Iraque na competição asiática e que atribuiu os créditos da imagem à agência fotográfica Osports.

Conclusão

A imagem do fotógrafo iraquiano a chorar é verdadeira, mas surge completamente fora do contexto quando associada à saída de Lionel Messi do Barcelona. Mohamed al Azawi emocionou-se durante um trabalho, também ele futebolístico, mas é preciso recuar até 2019 para perceber que se tratou de uma derrota do país de onde é natural durante a Taça da Ásia. Desta forma, não pode ser feita qualquer associação entre a emoção do fotojornalista em causa e o momento em que Messi se despede do clube espanhol.

Segundo a classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook, este conteúdo é:

FALSO: As principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

Nota: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge