Depois da desistência de Joe Biden à corrida presidencial dos Estados Unidos, Kamala Harris tornou-se a candidata do Partido Democrata que irá defrontar Donald Trump em novembro deste ano. Em plena campanha, uma publicação de Facebook alega que imagens da receção de Kamala Harris, a 7 de agosto, em Detroit, no Wayne County Metropolitan Airport, mostraram um banho de multidão gerado por Inteligência Artificial. Trata-se, no entanto, de uma publicação falsa.

Publicação viral alega que Kamala Harris não foi recebida por tantas pessoas como mostram imagens. É falso.

“O sistema está montado para fazer com que Kamala Harris seja popular e, por isso, estão a usar Inteligência Artificial. Colocaram pessoas para a receber num avião, mas não havia ninguém”. Esta é a alegação do autor de uma das publicações que circulam no Facebook que, além de partilhar uma imagem geral em que se vê a multidão, destaca um detalhe que desmascara a suposta manipulação: um reflexo na tinta do avião que sugere não haver ninguém na pista.

Donald Trump já havia também feito referência ao suposto uso de Inteligência Artificial em relação a estas imagens — a alegação surgiu a 11 de agosto na rede social Truth Social. Só que essa teoria é falsa e, para isso, basta consultar as imagens, vídeos e reportagens do momento em que Kamala Harris foi recebida, no início de agosto, no Wayne County Metropolitan Airport. Também é possível ver fotografias reais, creditadas, através do site Getty Images, um banco de imagens que guarda fotografias de todo o mundo.

Os repórteres no local estimaram que tivessem estado aproximadamente 15 mil pessoas naquele sítio depois de o avião da Air Force Two aterrar. Tal como relatado, o momento foi uma demonstração de força contra a campanha de Trump, que se tem gabado de ter as maiores multidões de sempre. Basta também consultar vários vídeos de Youtube, de canais de informação internacionais diferentes, para se perceber que a alegação é falsa. Também é possível encontrar vídeos da equipa de Kamala Harris do evento em questão, onde o banho de multidão é facilmente percetível. Mais do que um membro de staff aproveitou o momento para mostrar a tal multidão presente para ouvir Kamala Harris.

Conclusão

Não há qualquer prova de que imagens da chegada de Kamala Harris ao Wayne County Metropolitan Airport, no Michigan, tenham sido geradas por Inteligência Artificial, como alegado numa publicação original de Facebook. Bem pelo contrário, o evento decorreu no início de agosto e foi relatado e captado em fotografias e vídeos por vários órgãos de comunicação social norte-americanos, sendo visível a multidão. Há também conteúdos filmados no local por membros do staff da candidatada do Partido Democrata às eleições presidenciais de novembro deste ano.

Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook, este conteúdo é:

FALSO: As principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge