Circula nas redes sociais uma informação falsa sobre um momento da cerimónia de tomada de posse de Lula da Silva, a 1 de janeiro. O novo presidente do Brasil não “ignorou” os militares durante a parada no Congresso Nacional, como alegam várias publicações. As imagens que estão a ser divulgadas são reais, mas mostram um momento em que Lula da Silva cumpre simplesmente uma parte do protocolo e na qual está de costas para os militares. Ao analisar outras imagens, é possível ver que o Presidente brasileiro passa em revista os militares. Ou seja, nunca os ignorou.

“Essa foto dispensa comentários”, comenta Anderson Campos, vereador de Nilopólis e apoiante de Jair Bolsonaro, no Twitter. Um outro utilizador de Facebook partilhou o conteúdo. Na publicação, vê-se um frame da transmissão da cerimónia, na qual Lula da Silva surge de costas voltadas para os militares.

Mas, como já referido, Lula da Silva não “ignorou” as Forças Armadas no Congresso Nacional. As imagens mostram uma parte da cerimónia, prevista no protocolo, na qual o presidente passa à frente dos militares para fazer a revista. Segue-se uma saudação à bandeira, como também indica o protocolo. As orientações para a tomada de posse do Presidente da República do Brasil estão consagradas no decreto nº 70.274, de 9 de março de 1972.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ao analisar toda a transmissão deste momento, é possível ver que, de facto, o novo Presidente do Brasil passou em revista as Forças Armadas. Ou seja, nunca as ignorou.

Ao assistir às imagens da tomada de posse, percebemos que a imagem que circula nas redes sociais foi retirada do momento em que Lula da Silva presta continência à bandeira e desloca-se para o lado, em direção ao comandante que estava a conduzir os momentos da cerimónia.

Conclusão

Falso. Lula da Silva não “ignorou” os militares durante a parada na cerimónia de tomada de posse no Congresso Nacional, a 1 de janeiro. Vários utilizadores de redes sociais, nomeadamente políticos apoiantes de Jair Bolsonaro, acusam o novo Presidente de virar as costas às Forças Armadas. Mas tal não aconteceu. Ao analisar a cerimónia na íntegra é possível ver que Lula da Silva passou em revista os militares, tal como determina o protocolo. Ou seja, nenhum militar foi “ignorado”, como alegam as publicações falsas.

Segundo a classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:

FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge