A primeira-ministra de Itália, Giorgia Meloni, foi a anfitriã da última cimeira dos G7, grupo que junta as sete maiores economias do mundo, que contou com as presenças do Chefe de Estado brasileiro, Lula da Silva, o argentino, Javier Milei, ou mesmo o ucraniano, Volodymyr Zelensky. Na região de Apúlia, no sudeste italiano, a chefe do executivo italiano recebeu vários líderes mundiais.
Um das fotografias mais marcantes foi quando Giorgia Meloni recebeu o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, mostrando-se muito entusiasmada. O momento foi parar às redes sociais, dando origem a muitos memes. Outro dos episódios que acabou por ser partilhado foi quando a chefe do executivo italiano recebeu o Presidente brasileiro.
Várias publicações nas redes sociais alegam que Giorgia Meloni “não permitiu” que o Presidente brasileiro lhe tocasse, mostrando um vídeo de três segundos em que a primeira-ministra italiana parece realmente afastar as mãos de Lula da Silva.
“Giorgia Meloni evita abraço de Lula! Segundo as más línguas, ele ia roubar o cordão dela, mas ela foi mais esperta”, lê-se numa publicação. Noutra, lê-se que o Chefe de Estado do Brasil é uma “vergonha internacional”. “Lula tenta tocar em Giorgia Meloni, mas ela tira as suas mãos”.
É verdade que Giorgia Meloni, mais à direita, e Lula da Silva, mais à esquerda, estão em campos ideológicos bastante diferentes. Mas não é verdade que a primeira-ministra italiana não tenha permitido que o Presidente brasileiro lhe tocasse.
O vídeo na íntegra — além dos três segundos — mostra Giorgia Meloni a dar um aperto de mão e a dar dois beijos a Lula da Silva, esboçando inclusivamente um sorriso. Os dois agarram seguidamente as mãos e posam para a fotografia.
Depois desse momento, Giorgia Meloni troca umas palavras com o Presidente brasileiro e, de facto, há um momento em que a primeira-ministra parece afastar as mãos de Lula da Silva. No entanto, os dois voltam novamente a dar as mãos e a posar para outra fotografia.
Conclusão
Se é certo que existe no vídeo um momento em que parece que Giorgia Meloni não aceita o toque de Lula da Silva, antes a primeira-ministra italiana dá um aperto de mão e troca dois beijinhos com o Presidente brasileiro. Não é, portanto, verdade que tenha rejeitado o toque de Lula da Silva.
Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:
ENGANADOR
No sistema de classificação do Facebook, este conteúdo é:
PARCIALMENTE FALSO: as alegações dos conteúdos são uma mistura de factos precisos e imprecisos ou a principal alegação é enganadora ou está incompleta.
NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.