G7
Presidente Trump

Cimeira do G7 vai realizar-se em resort de Trump

Donald Trump vai receber os líderes das sete maiores potências mundiais no próximo ano numa das suas propriedades, um resort com clube de golfe em Miami.
G7

Macron apanhado a criticar Bolsonaro em vídeo

363
Um vídeo divulgado por um canal francês viaja aos bastidores da cimeira do G7, que decorreu em agosto. O presidente do Chile, aliado do brasileiro, elogia ainda a intervenção do francês.
G7

G7. Polónia crítica convite de Putin para cimeira

O Presidente da Polónia, Andrzej Duda, opôs-se à proposta de Donald Trump de convidar o Presidente da Rússia, Vladimir Putin, para a próxima cimeira do G7, recordando anexação russa da Crimeia.
G7

EUA criticam que G7 ignore governo brasileiro

524
"Não concordamos com a iniciativa do G7, que falhou em consultar o governo de Jair Bolsonaro", escreveu o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, Garrett Marquis.
G7

Líderes do G7 em conflito sobre regresso da Rússia

121
Quando Donald Trump defendeu o regresso de Putin ao G7, os outros líderes entraram em conflito com o presidente dos EUA. Macron tentou acalmar os ânimos, o que, para Boris, foi "bien joué".
Celebridades

Foto de Melania a beijar Trudeau muito partilhada

705
O momento foi captado durante os preparativos para uma foto de grupo do G7. Melania Trump cumprimentava Justin Trudeau, com Trump ao lado, e a foto tem sido partilhada (e recriada) nas redes sociais.
Brasil

Bolsonaro quer que Macron peça desculpa

4166
Horas depois de o governo brasileiro ter rejeitado a ajuda de 20 milhões de dólares para a Amazónia, Jair Bolsonaro dá mais uma hipótese ao G7. Mas para isso Emmanuel Macron tem de "retirar insultos".
Relações Internacionais

Hong Kong. China descontente com declaração do G7

Declaração emitida após cimeira "reafirma a existência e importância da Declaração Conjunta Sino-Britânica de 1984" e pede que "seja evitada a violência". China diz que Hong Kong é "assunto interno".
Brasil

Brasil rejeita ajuda de 20 milhões do G7

653
"Talvez sejam mais relevantes para reflorestar a Europa. Macron não consegue sequer evitar um previsível incêndio numa igreja", disse Onyx Lorenzoni. "Ele tem muito que cuidar nas colónias francesas".
Conflitos

G7 quer discutir Líbia e Síria com países vizinhos

Os membros do G7 acordaram pedir à ONU e aos países da região para participarem em reuniões internacionais que conduzam a solução para as crises na Líbia e na Síria.
Brasil

Amazónia. Bolsonaro tem dúvidas sobre apoio do G7

282
"Será que alguém ajuda alguém, a menos que seja pobre, sem retorno? Isto é, sem esperar por algo em troca", questionou Bolsonaro sobre o apoio dos países do G7 aos fogos na Amazónia.
Presidente Trump

Tecnológicas. Trump "perto" de acordo com França

Em causa está o imposto aplicado às empresas Google, Amazon, Facebook e Apple em França e que já levou o Presidente norte-americano a ameaçar taxar o vinho francês como represália.
G7

G7: 17,95 milhões de euros para a Amazónia

Verba visa o envio de aviões para o combate às chamas e ainda o financiamento de um plano de reflorestamento. Este plano ainda carece de acordo do governo brasileiro.
G7

Brasil. Ministro chama "cretino" a Macron

1432
Referindo-se à oposição de Macron ao acordo de livre comércio entre a UE e o Mercosul, o ministro da Educação brasileiro acusou o presidente de França de ser "um calhorda oportunista" e um "cretino".
G7

Manifestação contra Macron com retratos roubados

Ativistas ecologistas reuniram-se no centro de Baiona, em França, contra as políticas climáticas e sociais de Macron. Manifestantes levaram retratos do presidente roubados de prefeituras.
G7

Amazónia. Países do G7 vão ajudar

Macron disse que os países do G7 concordaram em dar apoio aos Estados afetados com os incêndios. Na reunião decidiu-se também que França irá fala com Irão sobre a escalada de violência.
G7

68 pessoas detidas em protestos contra G7

A maior agitação social teve lugar ao final do dia, no centro de Baiona, perto do local onde se realiza a cimeira dos G7. Os detidos participavam em concentrações organizadas com fins violentos.
G7

G7. Macron e Trump discutem situação na Amazónia

Os dois presidentes encontraram este sábado para almoçar e para discutir "elementos de convergência" relativos aos fogos na Amazónia e outros temas. Macron diz que não quer "política anti-Bolsonaro".
Conselho Europeu

Tusk não quer colaborar num Brexit sem acordo

Boris Johnson vai estrear-se numa reunião do G7. No dia que antecede o encontro, o presidente do Conselho Europeu quer um acordo do Brexit realista e aceitável para todos os Estados-membros.
G7

G7 discute Irão, Brexit, Amazónia e economia

100
Os fogos que estão a devastar a Amazónia impuseram-se à última hora na agenda, com Macron a falar em "crise internacional" e a pedir aos países do G7 "para falarem desta desta emergência" na cimeira.
Ambiente

Amazónia. Macron opõe-se a acordo UE-Mercosul

959
"Bolsonaro decidiu não respeitar os compromissos ambientais e não se empenhar em matéria de biodiversidade. Nestas condições, França opõe-se ao acordo com o Mercosul tal como está", disse o Presidente
G7

Macron. Fogos na Amazónia são crise internacional

1298
Emmanuel Macron apelou para que os incêndios na Amazónia sejam discutidos na cimeira do G7 que decorre este fim de semana em França. "A nossa casa está a arder. Literalmente", afirmou o presidente.
G7

G7. Trump reúne-se com os PMs de 6 países

Além do encontro alargado com os primeiros-ministros britânico, canadiano, japonês e indiano, Trump vai ter também encontros bilaterais Emmanuel Macron e Angela Merkel.
G7

Merkel e Johnson não querem Rússia no G7

A chanceler alemã e o primeiro-ministro britânico disseram em Berlim ser prematuro considerar o regresso da Rússia ao G7, uma ideia avançada pelo Presidente norte-americano, Donald Trump.
António Guterres

G7. Guterres fala sobre biodiversidade e oceanos

Secretário-geral da ONU vai participar na cimeira do G7, seguindo depois para uma conferência sobre o desenvolvimento africano, no Japão, e ainda três dias na RDCongo a mobilizar apoio contra o Ébola.
G7

G7: Trump volta a defender regresso da Rússia

O Presidente dos Estados Unidos voltou a defender o regresso da Rússia ao grupo das oito nações mais industrializadas, que afastaram a Rússia em 2014, no seguimento da anexação da Crimeia.
Relações Internacionais

Cimeira G7. Polícias e protestantes preparam-se

Mais de 13 mil polícias ocupam os seus postos para receberem encontro entre Donald Trump, Emmanuel Macron, e os líderes da Grã-Bretanha, Alemanha, Japão, Canadá e Itália, em Biarritz.
Facebook

Zuckerberg promete moeda digital segura

O dirigente do Facebook tranquilizou os reguladores mundiais, considerando que a moeda digital vai ser estável e regulada. O Facebook quer mudar o mundo financeiro. G7 vê riscos neste projeto.
Reino Unido

G7. Reino Unido quer investir mais em África

Theresa May disse que o Governo britânico utilizará o orçamento de ajuda internacional para apoiar o empresariado britânico a aprofundar trocas comerciais e investimento em África.
Donald Trump

Trump assegura que relação com líderes do G7 é boa

Donald Trump assegurou que a relação com os líderes do G7 é boa e acusou os meios de comunicação social de não dizerem verdade sobre a cimeira, que decorreu no Canadá.
G7

G7: A imagem do momento em seis versões

Uma das fotografias tiradas durante a cimeira dos líderes do G7, este fim-de-semana, tornou-se viral nas redes sociais. Mas nem todos captaram da mesma forma o momento.
G7

May defende "diálogo construtivo" com Trump 

A primeira-ministra britânica considera que os países "há muito tempo aliados" dos Estados Unidos não podem "fazer progressos ignorando as preocupações dos demais", mas sim "enfrentando-as juntos".
G7

Alemanha acusa Trump de "destruir a confiança"

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Alemanha acusou Donald Trump, via Twitter, de "destruir" uma grande parte da confiança entre o velho continente e os Estados Unidos da América.
Viral

Os memes da foto "magnífica" da cimeira do G7

575
É a fotografia do momento, o que quer dizer que, nas redes sociais, proliferam os memes. No Twitter há quem faça humor com a imagem simbólica da reunião do G7. Merkel e Trump são os protagonistas.
G7

G7 quer comércio internacional com regras

Os líderes do grupo dos sete países mais industrializados do mundo assinaram um texto onde comprometem-se a tentar "reduzir as barreiras alfandegárias, barreiras não alfandegárias e subsídios".
Presidente Trump

Trump chama "fraco" e "desonesto" a Trudeau

522
O presidente dos EUA não gostou de ouvir Trudeau falar sobre as taxas das importações. Chamou-lhe "muito desonesto e fraco". E retirou o apoio ao comunicado final do G7.
Alemanha

G7. Merkel anuncia posição comum sobre comércio

A chanceler alemã anunciou que, apesar das divergências, os dirigentes do grupo dos sete países mais industrializados do mundo adotarão uma posição comum sobre o comércio.
Donald Trump

"EUA são o porquinho mealheiro que todos roubam"

283
Trump quer um espaço de livre comércio entre os países que compõem o G7, mas ameaça parar todas as exportações para países que mantêm a aplicação de direitos aduaneiros a produtos norte-americanos.
G7

Europeus contra um regresso da Rússia ao G7

Emmanuel Macron, Angela Merkel, Theresa May e Giuseppe Conte consideraram que "a posição europeia não é um regresso da Rússia", mas também admitiram "a possibilidade de estabelecer o diálogo".
G7

Donald Tusk rejeita regresso da Rússia ao G7

O líder europeu afirmou que a ordem mundial "é desafiada não pelos suspeitos do costume, mas, de forma surpreendente, pelo seu principal arquiteto e garante, os Estados Unidos".
G7

Trump defende regresso da Rússia ao G7

134
A reunião anual do G7 será marcada pela atual tensão entre os EUA e os países aos quais impôs tarifas comerciais. "A Rússia devia estar nesta reunião", afirmou Donald Trump.
Rússia

Skripal. G7 e UE responsabilizam russos

Os ministros do G7 e da União Europeia condenaram o ataque com o agente químico, dizendo que o seu uso é inaceitável e responsabilizaram a Rússia pelo envenenamento dos Skripal.
Trabalho

Ministros do G7 querem trabalho mais inclusivo

Os ministros do Trabalho dos sete países mais industrializados do mundo (G7) acordaram "uma abordagem inclusiva no mercado de trabalho, com atenção aos mais fracos da sociedade".
Alterações Climáticas

EUA deixam Acordo mas não desistem do Clima

Responsáveis do G7 disseram este domingo que os Estados Unidos confirmaram a intenção de deixar o Acordo de Paris, mas pretendem continuar os esforços para lutar contra as alterações climáticas.
G7

Merkel diz que Europa já não pode contar com EUA

615
"O tempo em que podíamos contar totalmente uns com os outros acabou em certa medida", disse Merkel, depois da conferência do G7. A líder alemã sugere afastamento dos países da UE dos EUA e Reino Unido
G7

A desordem internacional ao rubro

Uma coisa é certa: a demagogia, seja populista ou elitista, não vai resolver problema algum da actual desordem internacional. Entretanto, a guerra civil entre o bem e o mal está ao rubro.
G7

"EUA e Reino Unido já não são parceiros fiáveis"

1018
A chanceler alemã disse este domingo que "a Europa tem que tomar o seu destino nas suas próprias mãos". Estados Unidos e o Reino Unido "já não são parceiros fiáveis".
G7

Síria. G7 disposto a "trabalhar com a Rússia"

Os países membros do G7 manifestaram-se "dispostos a trabalhar com a Rússia", aliado decisivo do regime de Damasco, para encontrar uma solução política do conflito sírio.
G7

Primeira cisão no G7 sobre aquecimento global

As preocupações com a redução da emissão de gases nocivos são uma constante nas declarações final do G7. Este ano, Donald Trump não se quis comprometer. Debate foi "muito insatisfatório", diz Merkel.
Alterações Climáticas

Clima. G7 reconhece desentendimento com EUA

Os dirigentes do G7 reconheceram a incapacidade para encontrar um terreno de entendimento com os Estados Unidos sobre a luta contra o aquecimento climático, indicou uma fonte da presidência francesa.
G7

G7. EUA impedem acordo sobre alterações climáticas

Os líderes do G7 não obtiveram consenso sobre o combate às alterações climáticas, porque os Estados Unidos estão a rever a sua posição sobre a matéria.
G7

G7 apela a controlo de extremismos na Internet

Os dirigentes do G7 apelaram aos fornecedores de Internet a que se mobilizem para controlar conteúdos extremistas em resposta a um pedido do Reino Unido, atingido na segunda-feira por um atentado.
Conflito na Síria

Alemanha critica veto russo sobre ataque químico

A Alemanha criticou a oposição russa a um acordo no Conselho de Segurança da ONU para condenar o ataque químico na Síria e apelou ao regime sírio para colaborar com a investigação.
Conflito na Síria

G7 sem acordo para aplicar novas sanções à Rússia

Os chefes da diplomacia dos países do G7 consideraram ataque dos EUA proporcional e "adequado" como resposta a ataque com armas químicas. Mas não chegaram a acordo quanto a novas sanções à Rússia.
G7

Ataque químico. G7 recusa sanções à Rússia

Os ministros dos Negócios Estrangeiros do G7 recusaram esta terça-feira a proposta do Reino Unido para aplicar sanções à Rússia na sequência do ataque químico que matou 87 pessoas na Síria.
G7

G7 concluem reunião com Síria no centro da agenda

Os ministros dos Negócios estrangeiros do G7 terminam esta terça-feira em Itália a reunião onde estão a abordar o alegado ataque químico na Síria e a resposta dos EUA.
G7

Chefes da diplomacia do G7 pressionam Rússia

Os ministros dos Negócios Estrangeiros do G7 reuniram-se em Itália onde abordaram o alegado ataque químico na Síria e pressionaram a Rússia para terminar o seu apoio a Bashar al-Assad.
Estados Unidos da América

EUA travam declaração comum do G7 sobre Energia

Os ministros da Energia das sete nações mais industrializadas do mundo não chegaram a acordo sobre uma declaração comum por causa das reservas dos Estados Unidos sobre as alterações climáticas.
Presidente Trump

G7 e G20 vão travar protecionismo de Trump

O governador do Banco do Japão considera que, apesar da insegurança das posturas protecionistas de Trump, as políticas que defendem o G7 e o G20 evitarão que estas tendências alastrem a nível mundial.
G7

G7 previne ciberataques ao setor financeiro

Os países do G7 adotaram um quadro comum para proteger o setor financeiro de ciberataques. Os sete países mais industrializados pretendem prevenir novos casos como o roubo de 81 milhões de dólares.
Brexit

G7. Brexit seria grave risco para o crescimento

Os líderes dos países do G7 afirmaram que a eventual saída da Grã-Bretanha da União Europeia poderia ter consequências económicas desastrosas e representaria um "grave risco para o crescimento".
Barack Obama

G7 preparam pacote de ajuda económica ao Iraque

O presidente dos Estados Unidos adiantou hoje que o grupo das sete maiores economias mundiais (G7) está a preparar um pacote de assistência económica para o Iraque, com o objetivo de contribuir para a estabilização do país.
G7

Obama acusa Putin: obsessão com império soviético

Na reunião do G7, Obama disparou contra Putin. A aplicação de novas sanções está dependente do cumprimento do acordo de Minsk.
G7

Líderes do G7 não ajudaram negociações climáticas

Os países do grupo das sete economias mais industrializadas (G7), reunidos em Berlim, para reduzirem as emissões de carbono, pouco discutiram sobre as questões fraturantes do clima.
G7

G7 defende "diminuição importante" de emissões

Os países do G7 defendem uma "diminuição importante" das emissões mundiais de gases com efeito de estufa e uma descarbonização da economia durante este século.
Futuro da Grécia

Juncker está a perder a paciência com Tsipras

127
O fim das negociações está próximo, espera o presidente da Comissão Europeia, mas não diz quando. Jean-Claude Juncker pressiona grego para apresentar novo plano "rapidamente".
Conflito na Ucrânia

"G7 não aceita a Rússia de Vladimir Putin"

A mensagem do presidente da Comissão Europeia foi clara: a Rússia não é bem-vinda ao G7 enquanto não mudar o seu comportamento em relação à Ucrânia.
Conflito na Ucrânia

G7: Mais sanções à Rússia a caminho

Chefes de estado dos países mais ricos do mundo esperam que Putin tenha um papel ativo no fim do conflito no leste da Ucrânia, mas dizem estar atentos.
A página está a demorar muito tempo.