Uma citação do candidato às presidenciais brasileiras e antigo presidente do Brasil, Lula da Silva, tem sido partilhada nas redes sociais e levanta dúvidas. A frase atribuída a Lula diz respeito à Venezuela, e Lula terá defendido que o país sul-americano “não precisa de críticas do presidente do Brasil e sim de financiamento e empréstimos”.

O grafismo permite identificar o site de notícias de onde terá sido feita a captação de imagem. Trata-se do G1 (um portal de notícias do Brasil que faz parte do grupo Globo). Na imagem partilhada também é visível o nome do suposto autor do artigo (José da Silva), que dataria de 15 de setembro deste ano. Não há qualquer ligação a reencaminhar para a notícia original, apenas a imagem daquilo que parece ser o título da mesma.

Basta uma simples pesquisa num motor de busca com a frase exibida no artigo para perceber que ela não foi dita e que esta notícia nunca foi publicada pelo G1. O nome do jornalista que surge nesta imagem também não consta da lista de colaboradores do portal, que está disponibilizada no site do G1 onde se detalha que aquela é a lista da equipa “completa de pessoas responsáveis pelo portal g1. Da direção, a coordenação, repórteres, jornalistas, editores e produtores responsáveis pelo conteúdo do portal líder de notícias no Brasil”.

Abaixo do título, ainda é possível ler uma entrada que diz que o “ex-presidente critica Bolsonaro e diz que, se eleito, continuará fortalecendo o governo de Nicolás Maduro com empréstimos e ativos”, mas a ideia não foi referida por Lula.

Ao Estadão, os assessores do portal G1 confirmam que se trata de uma imagem falsa. A notícia nunca foi produzida pelo jornal, nem existe um repórter com o nome que aparece na imagem.

A colagem da candidatura de Lula da Silva à Venezuela tem sido uma arma recentemente usada pela candidatura adversária do atual presidente do Brasil Jair Bolsonaro. “O Brasil vai virar a Venezuela” é uma frase utilizada pela candidatura para sugerir que com a esquerda no poder o país pode assemelhar-se ao país chefiado por Maduro.

Conclusão

É falso que Lula da Silva tenha dito a frase que lhe é atribuída numa imagem que parece captada de uma notícia do site G1. O candidato a presidente do Brasil — cargo que ocupou entre 2003 e 2011 — não disse esta frase. Trata-se de uma falsificação de uma notícia do G1, tal como o próprio portal de notícias identificou.

Segundo a classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:

FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge