Seria uma confissão inédita. O ex-Presidente do Brasil, Lula da Silva, há anos ensombrado pelas suspeitas de corrupção que chegaram a levá-lo à prisão (foi condenado e, depois, as penas foram anuladas pelo Supremo Tribunal Federal, permitindo a recandidatura à presidência), teria afirmado que a eficácia do seu governo no combate à corrupção foi tanta que até ele chegou a ser preso.

Mas a verdade é que o ex-Presidente Lula, que é agora recandidato ao cargo contra Jair Bolsonaro, nunca disse esta frase, aqui partilhada via Instagram (mas reproduzida em várias outras contas e redes sociais).

Numa primeira pesquisa, não se encontra qualquer registo de uma declaração semelhante por parte de Lula da Silva, na campanha para estas eleições ou em qualquer outra ocasião. A imagem em causa chega até a relacionar a suposta citação com o primeiro debate da campanha brasileira — usando a hashtag #DebateNaGlobo — mas, verificando a cobertura feita pela imprensa do mesmo debate, que aconteceu a 16 de outubro, é possível verificar que nenhuma frase igual ou semelhante foi proferida pelo ex-Presidente.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As suspeitas de corrupção passiva e branqueamento de capitais que levaram Lula à prisão durante um total de 580 dias, em processos posteriormente anulados pelo Supremo Tribunal Federal do Brasil e arquivados, foram, de facto, um tema quente que acabou por agitar aquele debate.

Nessa noite, os candidatos acusaram-se mutuamente de mentir e Bolsonaro apostou nas provocações, sugerindo a Lula que deveria “ficar a curtir em casa em vez de voltar à cena do crime” e que “enfiou o dinheiro no rabo e compartilhou com os seus amigos”. Lula responderia, gaguejando um pouco: “Se houve ladrão na Petrobrás, prendeu-se e pronto.” Ou seja, nada remotamente parecido com a suposta citação incluída nesta imagem.

O “deboche” da Covid-19 e a “roubalheira” do Petrolão. O primeiro frente a frente de Lula e Bolsonaro acabou em empate técnico

Se formos procurar a página que terá partilhado primeiro a imagem, uma vez que o nome da sua conta aparece debaixo da frase de Lula, chegamos a uma conta de Instagram — @luta_brasiloficial — com 51,7 mil seguidores que se assume como página de apoio a Jair Bolsonaro, dizendo-se bolsonarista “de raiz”. Na mesma conta encontram-se outras imagens que já não são visíveis precisamente por já terem sido sinalizadas por órgãos de comunicação social brasileiros que fazem fact checks, por conterem informações falsas.

De facto, numa pesquisa online, a única referência a uma frase destas encontra-se no Twitter, na página @LOUnoticias. Mas a descrição na conta diz logo ao que vem: é uma página de humor.

“Só humor. Nada disso existe. Perfil paródia de notícias falsas não afiliado a nenhum veículo de comunicação”, pode ler-se na página. Detalhe importante: esta publicação é de 30 de setembro — ou seja, bem antes de o tal debate entre os candidatos ter sequer acontecido.

Conclusão

Não há qualquer registo, nem no debate nem noutra ocasião, de que Lula tenha dito esta frase, como alega uma conta de apoio a Jair Bolsonaro que já partilhou outras informações falsas. A única declaração semelhante foi publicada por uma conta paródia, de humor, no Twitter.

Assim, segundo a classificação do Observador, este conteúdo é:

 ERRADO

No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:

FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge