Desfazendo o mistério à partida: trata-se de uma ação de publicidade. Não é nenhum meteorito e, muito menos, tem “inscrições misteriosas”. A estória começou a circular nas redes sociais, com fotografias a corroborar e alguns relatos — alegadamente — de moradores na zona, mas foi tudo encenado no âmbito de uma campanha publicitária. O chamado “meteorito de Barranquilla” era só uma campanha pensada pela agência Pópuli que, inclusivamente, já divulgou nas redes sociais um vídeo com o passo a passo da ação de publicidade.

Partilha no Facebook com ligação para a estória do “suposto meteorito com inscrições misteriosas”

A campanha foi pensada de forma a anunciar a colocação simbólica da “primeira pedra” de um projeto social no bairro de Villas de San Pablo, em Barranquilla no norte da Colômbia. E se o aparecimento do “suposto meteorito” rapidamente se tornou viral nas redes sociais, a revelação de que se trata apenas de uma ação publicitária também não se ficou atrás.

Pelas redes sociais, há quem continue a amplificar o mistério do suposto achado, mas também quem satirize agora a população local por ter acreditado que se tratava de um meteorito e, ainda, quem aproveite a oportunidade para alertar para a difusão de conteúdos sem verificação de factos.

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No Twitter, também a Fundação nu3, que se dedica a causas sociais, já explicou que o “meteorito” era apenas a apresentação simbólica do próximo espaço criado no país, que, afirma, irá “impactar milhares de pessoas da comunidade de Villas de San Pablo”.

Conclusão

Não só não se trata de “inscrições misteriosas” como não caiu meteorito nenhum na Colômbia. Era tudo uma campanha publicitária da agência Pópuli, que trabalhou em conjunto com a Fundação nu3, para anunciar o local onde será construído um novo centro de apoio social à região. Durou poucas horas o mistério que agora se transformou numa espécie de piada nas redes sociais, satirizando a população local.

Segundo a classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook, este conteúdo é:

Nota: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

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