Tem sido difundida uma imagem nas redes sociais, que mostra Neymar, jogador de futebol da seleção do Brasil, a declarar apoio a Jair Bolsonaro — derrotado nas últimas presidenciais. Nessa imagem, o jogador do PSG surge com uma t-shirt branca por baixo da camisola oficial da seleção canarinha onde se lêem as inscrições “#BrazilWasStolen [O Brasil foi roubado]”, o “Ladrão não sobe a rampa” e ainda uma imagem de uma urna eletrónica com um sinal de interdição por cima. Alegadamente, o futebolista brasileiro teria usado esta camisola durante as comemorações de um golo, presumivelmente no Mundial 2022, que se realiza no Qatar (e de que o Brasil já foi eliminado).

A fotografia de Neymar — que agarra o equipamento da seleção brasileira pelos dentes, exibindo dessa forma uma camisola interior que supostamente usava por baixo —, é acompanhada com uma legenda: “As comemorações dos golos deveriam ser todas assim.”

A versão original da imagem data de 10 de setembro de 2021, dia em que o Brasil jogou contra o Peru num jogo a contar para a qualificação do Mundial de 2022. No entanto, como se percebe na versão original da fotografia, Neymar não usou aquela camisola interior, tratando-se antes de uma montagem. O jogador brasileiro estava, na verdade, sem qualquer t-shirt por baixa da camisola oficial da seleção brasileira.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na sua conta pessoal de Instagram, Neymar fez uma publicação do jogo contra a seleção peruana, em que é possível ver que o jogador não usava qualquer t-shirt por debaixo da camisola. A fotografia é acompanhada pela legenda “Gordinho bom de bola”e pela hashtag “#bomdebola”, no que parecia ser uma resposta aos rumores que davam conta de que o futebolista do Paris Saint Germain não estava em boa forma física.

Tendo em conta que a fotografia foi de uma partida de setembro de 2021, isso invalida que se tratasse de uma crítica ao processo eleitoral e à vitória de Lula da Silva, uma vez que, por essa altura, ainda não era claro, sequer, se o Presidente eleito brasileiro seria, ou não, candidato às eleições brasileiras, que decorreram mais de um ano depois, em outubro de 2022.

Não obstante a manipulação da imagem em análise neste artigo, é verdade que o jogador brasileiro declarou publicamente o apoio à recandidatura de Jair Bolsonaro para as eleições de outubro. No final de setembro deste ano, poucos dias antes da primeira volta das eleições presidenciais no Brasil, Neymar surgia num vídeo publicado na conta de Instagram do Presidente cessante do Brasil, então recandidato à reeleição. Neymar dançava ao som de uma música em que se entoava a letra “Vota, vota e confirma: 22, é Bolsonaro!”, numa alusão ao número de candidatura de Bolsonaro.

Neymar declara apoio a Bolsonaro com um vídeo na rede social Tik Tok

Conclusão

Não é verdade que Neymar tenha celebrado um golo e tenha usado uma t-shirt com críticas ao resultado eleitoral nas presidenciais do Brasil. Trata-se, antes, de uma montagem, dado que o jogador brasileiro nem sequer usava nenhuma peça de roupa por debaixo do equipamento no jogo em questão — que se realizou mais de um ano antes das eleições de outubro.

Segundo a classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:

FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge