Em 2018, começaram a circular nas redes sociais publicações que atribuíam ao então candidato às eleições presidenciais da Colômbia, Gustavo Petro, a seguinte frase: “As casas com mais de 65 metros quadrados serão partilhadas com outras famílias.” Quatro anos depois, numa altura em que Petro foi eleito presidente do país, as publicações voltaram a surgir. Mas não só não existe registo de que Gustavo Petro tivesse feito estas declarações como, em 2018, o próprio as veio desmentir.

As publicações em causa são uma reprodução de uma alegada notícia datada de 2018. Segundo é possível ver, a suposta data de publicação é 26 de abril de 2018, em plena campanha de Gustavo Petro para as eleições presidenciais desse ano — que perdeu na segunda volta. Mas não existem elementos que permitam identificar o meio de comunicação em que esta suposta notícia foi publicada ou quem é o seu autor.

Exemplo de uma das publicações partilhadas no Facebook

Ainda assim, não há registo — nem na imprensa colombiana nem nos meios de comunicação internacionais ou sequer nas redes sociais de Gustavo Petro — de que o presidente eleito da Colômbia tenha dito que famílias com casas com mais de 62 metros quadrados devam partilhar a moradia com outras pessoas. Pelo contrário, uma pesquisa no Google pelo título com a frase atribuída ao político apenas revela que já em 2018 estas declarações tinham sido desmentidas em vários meios de comunicação. Por exemplo, a revista colombiana “Semana” fez uma seleção de notícias falsas da campanha para as eleições presidenciais desse ano. Esta fazia parte da lista. “Embora seja algo totalmente falso, conseguiu permear a opinião pública”, lê-se.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Também o próprio Gustavo Petro desmentiu as declarações. Numa publicação feita no Twitter, o agora presidente eleito partilhou uma montagem de notícias falsas que o envolviam e afirmou que se tratava de uma “campanha caluniosa desencadeada e bem financiada pela corrupção e pelos privilegiados do poder”.

Por outro lado, no programa de governo apresentado por Gustavo Petro para as eleições presidenciais não há qualquer tipo de iniciativa que proponha a partilha de casas com mais de 65 metros quadrados com outras pessoas.

Gustavo Petro, que tomará posse como presidente da Colômbia no dia 7 de agosto, depois de eleito a 19 de junho, foi alvo de notícias falsas durante toda a campanha e continua a ser. Uma delas, que foi verificada pelo Observador, era uma fotografia, a preto e branco, onde se vê Gustavo Petro ao lado do famoso narcotraficante Pablo Escobar — ambos sem camisola e acompanhados de outros homens, todos em frente a uma mesa onde se encontram algumas bebidas. No entanto, a fotografia era uma montagem: a sua cara foi colada no corpo de outro homem numa fotografia sua ao lado do ex-presidente venezuelano Hugo Chávez, em 1994, sete meses depois de Escobar ter morrido.

Fact Check. Fotografia mostra candidato à presidência da Colômbia com Pablo Escobar?

Conclusão

Circulam nas redes sociais publicações que atribuem ao presidente eleito da Colômbia, Gustavo Petro, uma declaração onde anunciava que famílias com casas com mais de 65 metros quadrados deviam partilhar a moradia com outras pessoas.

Não há registo — nem na imprensa colombiana nem nos meios de comunicação internacionais ou sequer nas redes sociais de Gustavo Petro — de que o político tenha proferido essas declarações. Já em 2018, data em que surgiram pela primeira vez estas alegações, o suposto anúncio tinha sido desmentido em vários meios de comunicação. Também o próprio Gustavo Petro desmentiu as declarações.

Assim, segundo a classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:

FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge