Quando a polémica entre Ronaldo e Jorge Jesus saltou para o topo da atualidade mediática, e depois de o capitão da Seleção nacional ter abandonado o estágio, começaram a circular nas redes sociais várias publicações sobre alegadas consequências da polémica para a Federação Portuguesa de Futebol.

Alguns posts afirmam que a marca Puma — que no final de 2024 assinou um contrato de longa duração com a FPF — decidiu retirar o patrocínio a Portugal. “Puma retira o patrocínio da camisola de Portugal”, diz uma das publicações.

Em novembro de 2024, a Puma e a FPF oficializaram um acordo de longa duração, válido por cinco anos, entre 2025 e 2030 e no qual se estabelecia que a marca alemã seria a nova parceira técnica das Seleções Nacionais de futebol, futsal, futebol de praia e também de e-Sports.

Depois de 27 anos a ser patrocinada pela Nike, a FPF assinava um contrato com uma das concorrentes. A mudança foi positiva para os cofres da FPF: enquanto, com a Nike, o patrocínio era de 7,5 milhões de euros/ano, com a Puma o valor aumentou para cerca de 20 milhões de euros.

No entanto, a Puma não retirou o patrocínio a Portugal nem rescindiu o contrato com a FPF na sequência da polémica entre Jorge Jesus e Cristiano Ronaldo. Fonte oficial da marca alemã de artigos desportivos desmente, ao Observador, o fim da parceria. “Não corresponde à realidade. A parceria entre a PUMA e a FPF está ativa e de boa saúde, assente num acordo de longa duração”, esclarece a empresa.

Conclusão

É falso que a Puma tenha retirado o patrocínio à Federação Portuguesa de Futebol, e, consequentemente, à Seleção nacional de futebol, na sequência da polémica com Cristiano Ronaldo. Fonte oficial da marca alemã garante que a parceria com a FPF “está ativa e de boa saúde, assente num acordo de longa duração” até 2030.

Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook, este conteúdo é:

FALSO: As principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge