Resultados finais de Freguesia de Eucísia, Gouveia e Valverde
Resultados das eleições da União das Freguesias de Eucísia, Gouveia e Valverde em 2025
A União das Freguesias de Eucisia, Gouveia e Valverde registou uma mudança significativa na liderança política nas eleições autárquicas de 12 de outubro de 2025. O PS conquistou a presidência da junta de freguesia com 53,13% dos votos (136 votos), destronando a coligação PPD/PSD.CDS-PP que governava desde 2021.
Segundo os resultados oficiais para a Freguesia de Eucisia, Gouveia e Valverde Interativo de Resultados do Observador, a coligação PPD/PSD.CDS-PP obteve 42,19% dos votos (108 votos), perdendo a maioria que detinha no mandato anterior.
Composição da assembleia de freguesia
A distribuição dos 7 mandatos da assembleia de freguesia ficou assim definida:
- PS: 4 mandatos (53,13%)
- PPD/PSD.CDS-PP: 3 mandatos (42,19%)
Participação eleitoral e comparação com 2021
A taxa de participação foi de 64,65%, com 256 votantes num universo de 396 eleitores inscritos. Este valor representa uma descida face aos 69,34% registados em 2021, quando votaram 285 pessoas em 411 inscritos.
Esta alteração inverte o resultado de 2021, quando a coligação de centro-direita venceu com 48,42% contra 44,91% do PS. Para consultar todos os resultados, aceda à cobertura completa das Eleições Autárquicas 2025 do Observador.
Veja também: Menezes. "Falta de transparência na gestão é assustadora"
Liderança atual da União das Freguesias de Eucísia, Gouveia e Valverde
A União das Freguesias de Eucísia, Gouveia e Valverde é atualmente presidida por Pedro Bravo, eleito pelo PSD/CDS-PP nas eleições autárquicas de 2021. O executivo é composto por Pedro Bravo, Sara Vieira e Miguel Vieira, todos eleitos pelo PSD.
A Assembleia de Freguesia é presidida por André Soeiro, sendo secretariado por
Cidália Penarroias e Bruno Esteves, igualmente eleitos pelo PPD/PSD.
Evolução eleitoral na freguesia de Eucísia, Gouveia e Valverde desde 2013
A análise dos resultados eleitorais da União das Freguesias de Eucísia, Gouveia e Valverde revela uma evolução interessante ao longo dos últimos três ciclos eleitorais, com alternância de poder entre as principais forças políticas locais.
Eleições de 2013
- Participação eleitoral: 62,85% (291 votantes em 463 inscritos)
- Primeira força: 46,05% dos votos (134 votos) – 4 mandatos e presidência
- Segunda força: 44,67% dos votos (130 votos) – 3 mandatos
- Terceira força: 4,12% dos votos (12 votos) – 0 mandatos
- Votos brancos: 2,06% | Votos nulos: 3,09%
Eleições de 2017
- Participação eleitoral: 65,65% (281 votantes em 428 inscritos)
- Primeira força: 50,89% dos votos (143 votos) – 4 mandatos e presidência
- Segunda força: 43,06% dos votos (121 votos) – 3 mandatos
- Votos brancos: 2,85% | Votos nulos: 3,20%
Eleições de 2021
- Participação eleitoral: 69,34% (285 votantes em 411 inscritos)
- PPD/PSD.CDS-PP: 48,42% dos votos (138 votos) – 4 mandatos e presidência
- PS: 44,91% dos votos (128 votos) – 3 mandatos
- Votos brancos: 1,75% | Votos nulos: 4,91%
Os dados revelam uma tendência de crescimento da participação eleitoral, passando de 62,85% em 2013 para 69,34% em 2021. A disputa tem sido consistentemente equilibrada entre as duas principais forças políticas, com margens de vitória sempre inferiores a 10 pontos percentuais.
Veja também: Carpool com Ana Mendes Godinho: "Quando o candidato do PSD diz que não tem linhas vermelhas com o Chega é um alerta total para todos nós"
Candidatos à presidência da junta de freguesia 2025 em Eucísia, Gouveia e Valverde
As candidaturas para as eleições autárquicas de 12 de outubro de 2025 ainda estão em processo de formalização junto da Comissão Nacional de Eleições.
José Martins – PS
Miguel Vieira – PSD/CDS-PP
Demografia e território da União das Freguesias de Eucísia, Gouveia e Valverde
Segundo os dados oficiais do Instituto Nacional de Estatística, a União das Freguesias de Eucísia, Gouveia e Valverde apresenta características demográficas típicas do interior transmontano, com 266 habitantes registados no censo de 2021, representando uma diminuição face aos 357 habitantes contabilizados em 2011.
O território da freguesia estende-se por 50,82 km², resultando numa densidade populacional de 5,2 hab./km², significativamente inferior à média nacional. Esta baixa densidade populacional é característica das freguesias rurais do distrito de Bragança, refletindo os desafios demográficos do interior do país.
Características geográficas e económicas
A freguesia beneficia de uma posição estratégica junto ao vale do Sabor, com a agricultura como principal atividade. A oliveira, a amendoeira e o sobreiro têm ali boas condições de vida, complementadas pela pastorícia, como complemento à atividade agrícola.
A localidade de Valverde destaca-se pelo seu crescimento histórico devido à riqueza agrícola do vale que lhe deu o nome e às boas condições para o desenvolvimento das amoreiras, fundamentais para a criação do bicho-da-seda.
Participação cívica e proximidade local em Eucísia, Gouveia e Valverde
A evolução da participação eleitoral na freguesia demonstra um crescimento consistente do envolvimento cívico dos residentes. A taxa de participação aumentou de 62,85% em 2013 para 69,34% em 2021, superando a média nacional das eleições autárquicas.
Esta elevada participação eleitoral reflete a importância que os residentes atribuem à governação local, especialmente relevante numa freguesia de pequena dimensão onde a proximidade entre eleitos e eleitores é maior. A redução do número de eleitores inscritos, de 463 em 2013 para 411 em 2021, espelha a tendência demográfica de envelhecimento e emigração característica do interior transmontano.
Dinâmica eleitoral local
A competição eleitoral tem-se mantido equilibrada, com alternância de poder entre as principais forças políticas. A margem de vitória nas últimas eleições foi de apenas 3,51 pontos percentuais, demonstrando a importância de cada voto na determinação dos resultados eleitorais locais.
Localidades e lugares da União das Freguesias de Eucísia, Gouveia e Valverde
A União das Freguesias de Eucísia, Gouveia e Valverde integra três núcleos populacionais principais que deram origem à sua denominação atual:
- Eucísia: Sede da freguesia, onde se localiza a Junta de Freguesia e os principais serviços administrativos
- Gouveia: Situa-se na encosta sul da Serra com o mesmo nome, cujo nome deriva do verbo “gouvir”, significando ‘gozar’
- Valverde: Localizada na parte inferior do planalto de Alfândega da Fé, próximo da Serra da Gouveia e com o Vale da Vilariça à vista
Cada uma destas localidades mantém as suas características específicas, contribuindo para a diversidade territorial e cultural da freguesia. A paisagem avassaladora oferecida na área da freguesia constitui um verdadeiro “gozo” para os olhos, principalmente na encosta que dá para o Rio Sabor.
A freguesia beneficia de uma localização estratégica no contexto regional, integrando-se nas referências geográficas do concelho: a Serra de Bornes a Norte, a Sul o vale do rio Sabor, a Este o Planalto de Castro Vicente e a Oeste o vale da Vilariça.