Atualizações em direto
  • Soldado israelita morre em ataque do Hezbollah com drone

    Um soldado israelita de 45 anos morreu num ataque do Hezbollah com um drone, avançaram as forças armadas, citadas pelo Times of Israel.

    De acordo com as Forças de Defesa de Israel (IDF na sigla inglesa), foram lançados do Líbano cinco drones, sendo que três terão sido intercetados.

    Um dos que não foi intercetado, chegou a uma base militar onde estava o soldado israelita. Alguns militares ficaram feridos na explosão.

  • Hamas reivindica explosão em Telavive e promete mais bombistas suicidas

    O Hamas reivindicou a explosão de uma bomba em Telavive, que teve lugar no passado domingo, avançou o Hareetz.

    O grupo organizado assumiu a responsabilidade num comunicado, detalha o Times of Israel, onde se lê que o ataque foi levado a cabo em conjunto com a Jihad Islâmica da Palestina.

    No domingo, um bombista suicida fez-se explodir, ferindo uma pessoa que estava a passar na área. No comunicado do Hamas lê-se que irão surgir mais bombistas suicidas em Israel como forma de responder aos ataques que o apís em vindo a realizar.

    Esta segunda-feira já a polícia israelita afirmava que se tinha tratado de uma tentativa de ato terrorista.

  • Em 10 meses, morreram 207 membros da UNRWA em Gaza

    Desde outubro, já morreram 207 membros da UNRWA (Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina) em Gaza.

    O ponto de situação foi feito por esta entidade na rede social X, a propósito do dia mundial da ajuda humanitária. “Eram engenheiros, professores, profissionais de saúde”, destaca a UNRWA.

  • Secretas israelitas confirmam que explosão em Telavive foi ato terrorista

    O Shin Bet, serviço de informações israelita, anunciou que considera que a explosão que teve lugar em Telavive na noite de domingo, matando uma pessoa, foi um ataque terrorista.

    Os responsáveis estão a tentar identificar o homem que trazia a bomba numa mochila. O canal Kan avança que seria um palestiniano da Cisjordânia.

  • Hezbollah reivindica diversos ataques no norte de Israel

    O Hezbollah libanês reivindicou hoje os ataques contra duas posições militares no norte de Israel e afirmou ter repelido uma infiltração de soldados israelitas perto da fronteira, no sul do Líbano.

    O movimento libanês anunciou hoje que realizou um ataque aéreo com “drones carregados de explosivos” contra duas posições militares israelitas — um quartel perto da fronteira e uma base perto da cidade costeira do Acre, localizada a cerca de 15 quilómetros da fronteira.

    Este ataque surge em resposta a um assassinato israelita na região de Tiro, sul do Líbano, segundo o grupo, que anunciou a morte de um dos seus combatentes no sábado

  • Cessar-fogo no Médio Oriente? "Netanyahu espera vitória de Trump"

    José Filipe Pinto sublinha o desejo de Benjamin Netanyahu ver Trump reeleito à Casa Branca. Ainda, a antevisão de um cenário de equilíbrio no ocidente que não agrada a nenhuma das partes.

    Ouça aqui o novo episódio de “Gabinete de Guerra” da Rádio Observador.

    Cessar-fogo no Médio Oriente? “Netanyahu espera de vitória de Trump”

  • Presidente israelita culpa Hamas por impasse nas negociações

    O Presidente israelita, Isaac Herzog, culpou o grupo terrorista Hamas pelo impasse nas negociações que continuam a decorrer entre ambos. “As pessoas têm de perceber que isto começa porque o Hamas recusa avançar”, disse Herzog no encontro com o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken.

    De acordo com o Times of Israel, Herzog disse, contudo, que os israelitas ainda estão “muito otimistas” de que um acordo possa ser alcançado e agradeceu o trabalho dos mediadores (EUA, Egipto e Qatar).

    O Presidente de Israel deixou ainda uma nota de agradecimento pessoal ao Presidente norte-americano, Joe Biden, por “demonstrar e projetar poder na região”, referindo-se ao Irão.

  • Polícia de Telavive diz que bomba que explodiu no domingo foi tentativa de "terrorismo"

    A polícia de Telavive afirmou esta segunda-feira ter “99%” de suspeitas de que a explosão de uma bomba que ocorreu na véspera foi uma tentativa de ato terrorista.

    “O terrorista pode ter planeado ir a uma sinagoga ou talvez um centro comercial. Ainda não conseguimos perceber porque explodiu naquele momento”, afirmou o comandante da polícia Haim Bublil à rádio Kan.

    A explosão matou um homem.

  • ONU denuncia que violência contra trabalhadores humanitários atinge recorde em 2023, influenciado pela guerra em Gaza

    A Organização das Nações Unidas (ONU) condenou hoje a violência contra trabalhadores humanitários, 280 dos quais foram mortos em todo o mundo em 2023, um recorde influenciado pela guerra em Gaza que pode ser batido este ano.

    De acordo com estes dados, em 2023 mais de metade (163) das mortes de trabalhadores humanitários aconteceu em Gaza, durante os primeiros três meses da guerra entre Israel e o movimento islamita palestiniano Hamas, principalmente em ataques aéreos.

  • Secretário de Estado norte-americano considera que esta pode ser a "última oportunidade" para um acordo

    O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, aterrou em Israel no final do dia deste domingo, para ajudar a acelerar as negociações que decorrem neste momento entre aquele Estado e o Hamas.

    Blinken afirmou que este é um “momento decisivo” e considerou que esta pode ser “a última oportunidade para se conseguir alcançar um acordo.

    Logo após a chegada, o secretário de Estado norte-americano reuniu-se com o Presidente israelita, Isaac Herzog.

  • Bom dia!

    Vamos continuar a acompanhar a situação no Médio Oriente, onde as negociações para uma possível trégua entre Israel e o Hamas continuam esta segunda-feira.

    Pode consultar toda a informação da véspera neste liveblog.

1 de 1