Momentos-chave
Histórico de atualizações
  • Bom dia. Este liveblog dedicado à pandemia de Covid-19 encerra por hoje. Pode continuar a acompanhar-nos, esta quinta-feira, aqui.

    Graça Freitas admite fim do isolamento para casos assintomáticos e redução do tempo de isolamento para doentes

  • Itália alivia restrições para quem tem calendário vacinal contra a Covid-19 completo

    Com o alivio de limitações é retirado em Itália o prazo do certificado sanitário, atualmente de seis meses, e as crianças vacinadas não voltarão ao ensino à distância.

    Itália alivia restrições para quem tem calendário vacinal contra a Covid-19 completo

  • Ómicron e crise do imobiliário ameaçam manutenção de Xi Jinping no poder, afirma o bilionário George Soros

    O bilionário George Soros argumenta que a variante Ómicron “ameaça provocar a ruína de Xi Jinping”, já que o vírus “já não está sob controlo” na China.

    Ómicron e crise do imobiliário ameaçam manutenção de Xi Jinping no poder, afirma o bilionário George Soros

  • Peritos planeiam desconfinamento total após inverno com vigilâncias de águas residuais, redes sentinelas e máscaras em SOS

    Peritos reúnem-se desde que o pico da Covid apareceu nas previsões. Propostas incluem medição do vírus em esgotos e sentinelas como na gripe. A máscara veio para ficar. O que se faz noutros países?

    Peritos planeiam desconfinamento total após inverno com vigilâncias de águas residuais, redes sentinelas e máscaras em SOS

  • Banqueiro António Horta-Osório multado em quase dois mil euros por furar regras de confinamento

    Ex-presidente do Crédit Suisse foi condenado ao pagamento de uma multa na Suíça por ter quebrado as regras de quarentena obrigatória por duas vezes.

    Banqueiro António Horta-Osório multado em quase dois mil euros por furar regras de confinamento

  • Como sofrem as crianças com Covid? Duas, com doença cardíaca, precisaram de transplante de coração e há casos de inflamações de órgãos

    Além da necessidade de transplante de coração em duas crianças com doença cardíaca, a diretora de Cardiologia Pediátrica de Santa Marta destaca a gravidade de casos de MIS-C, associados à Covid.

    Como sofrem as crianças com Covid? Uma, com doença cardíaca, precisou de coração novo. Outra, já transplantada, piorou

  • Tonga entra em confinamento depois de dois trabalhadores portuários testarem positivo. Só tinha havido um caso de Covid-19 no país até agora

    O coronavírus foi detetado em dois trabalhadores portuários, que têm estado na linha da frente na receção de ajuda humanitária depois de um tsunami ter devastado a nação insular.

    Tonga entra em confinamento depois de dois trabalhadores portuários testarem positivo. Só tinha havido um caso de Covid-19 no país até agora

  • Áustria começa a aplicar multas a adultos não-vacinados

    A polícia austríaca começou, desde a passada terça-feria, a fiscalizar a situação de vacinação dos cidadãos adultos nos espaços públicos e no trânsito.

    Áustria começa a aplicar multas a adultos não-vacinados

  • Bebé morre na capital do Brasil após ser diagnosticado com Covid-19 e enquanto esperava por cama no hospital

    O bebé tinha sido internado num hospital público em Brasília, na segunda-feira, com Covid-19. A condição pulmonar da criança piorou e esta sofreu uma paragem cardiorrespiratória.

    Bebé morre na capital do Brasil após ser diagnosticado com Covid-19 e enquanto esperava por cama no hospital

  • Suíça entra em fase endémica e planeia levantar todas as restrições

    A Suíça garante que a “pandemia ainda não acabou”, mas quer levantar todas as restrições a partir de 17 de fevereiro. Deixaria de ser obrigatório apresentar o passe sanitário e utilizar máscara.

    Suíça entra em fase endémica e planeia levantar todas as restrições

  • Vacinados contra Covid-19 já não têm de esperar sete dias para doar sangue

    Instituto Português do Sangue altera regras para facilitar doação de sangue. Vacinados já podem dar sangue de imediato, desde que não tenham reação adversa à vacina. Recuperados esperam 14 dias.

    Vacinados contra Covid-19 já não têm de esperar sete dias para doar sangue

  • Polícia Judiciária detém homem com mandado de detenção europeu por alegada burla de máscaras

    O homem é suspeito da prática de crime de burla ao prometer vender seis milhões de máscaras faciais a uma empresa alemã “fazendo seu o sinal e princípio de pagamento”, sem entregar a mercadoria.

    Polícia Judiciária detém homem com mandado de detenção europeu por alegada burla de máscaras

  • Países europeus são os que mais reduzem restrições para conter Covid-19, mas há exceções

    Países como a Dinamarca, a Finlândia e a Noruega puseram fim às restrições para conter a Covid-19 nos últimos dias. Fora da Europa são poucos os passos dados até ao momento para levantar restrições.

    Países europeus são os que mais reduzem restrições para conter Covid-19, mas há exceções

  • Mais de cinco milhões de pessoas já receberam a dose de reforço

    Segundo o relatório de vacinação diário da DGS, nas últimas 24 horas foram vacinadas mais 67.446 pessoas com a dose de reforço contra a Covid-19. No total, já receberam a dose de reforço mais de cinco milhões de portugueses (5.061.810).

    Em termos percentuais, 93% das pessoas com mais de 80 anos já tomaram a dose de reforço, enquanto 95% dos cidadãos entre os 70 e os 79 anos já receberam uma toma extra. Dos 60 aos 69 anos, 89% receberam uma dose de reforço, enquanto 75% da faixa etária dos 50 aos 59 anos também já foi vacinado.

    Completaram ainda o esquema vacinal da Covid-19 mais 2.688 pessoas, contabilizando-se 8.798.042 pessoas totalmente vacinadas.

    E receberam a primeira dose da vacina mais 13 crianças dos cinco aos onze anos (301.079 no total).

  • Insolvência de Xtravel não impede devolução a clientes de viagem cancelada

    O pedido de insolvência da agência de viagens Xtravel não impede que o fundo de garantia das agências de viagens reembolse os clientes pela viagem de finalistas cancelada em 2020 devido à Covid-19, cuja devolução está em incumprimento, esclareceu a associação Deco.

    “Um processo de insolvência ou um Processo Especial de Revitalização [PER] não coloca em causa o acionamento deste fundo de garantia”, esclareceu Ana Sofia Ferreira, da organização de defesa do consumidor portuguesa Deco à Lusa, explicando que “são dois processos distintos, que não têm interferência um com o outro”.

    Ana Sofia Ferreira tranquiliza ainda os clientes da Xtravel, ou de outras agências com PER ou processo de insolvência, que recorram ao fundo de garantia de que “não têm de ter qualquer intervenção” no processo requerido pela agência de viagens ao tribunal, no caso da Xtravel entregue no final de janeiro na Comarca Lisboa Oeste – Sintra.

  • Câmara de Coimbra defende vacinação em centros de saúde para evitar constrangimentos

    A Câmara de Coimbra defendeu hoje a utilização de centros de saúde para a vacinação ao invés do Estádio Universitário, que tem causado vários constrangimentos, nomeadamente na Escola Jaime Cortesão, com os alunos impedidos de praticar educação física.

    Numa nota de imprensa, a autarquia, liderada pelo antigo bastonário da Ordem dos Médicos, José Manuel Silva, defendeu que, face aos constrangimentos causados pelo uso do pavilhão 1 do Estádio Universitário como Centro de Vacinação para a Covid-19 em Coimbra, o Governo deveria alterar a sua política e descentralizar o processo, que, no seu entender, deveria ser desenvolvido em centros de saúde.

    A nota surge na sequência de uma notícia na imprensa local que dá conta de que cerca de 300 alunos da Escola Secundária Jaime Cortesão estavam impossibilitados de praticar educação física devido à utilização daquele pavilhão para a vacinação contra a Covid-19.

  • Presidente da Liga contra Cancro do Norte alerta para abandono de doentes oncológicos devido à Covid-19

    Vítor Veloso alerta para o “timming” próprio do cancro que pode fazer a diferença entre a cura ou morte e critica o facto dos cuidados primários da saúde terem sido “desviados para a pandemia”.

    Presidente da Liga contra Cancro do Norte alerta para abandono de doentes oncológicos devido à Covid-19

  • Boletim DGS. Duas vítimas mortais tinham entre 40 e 49 anos

    Duas das 46 vítimas mortais anunciadas pelo boletim da DGS tinham entre 40 e 49 anos (um homem e uma mulher), mas a maioria encontrava-se na faixa etária dos mais de 80 anos (23 homens e 17 mulheres, num total de 40).

    Dez tinham entre 70 e 79 anos (sete homens e três mulheres) e quatro entre 60 e 69 anos (três homens e uma mulher)

  • Boletim DGS. Norte volta a registar o maior número de casos e LVT o maior número de mortes

    A região Norte voltou a registar o maior número de casos e a de Lisboa e Vale do Tejo o maior número de mortes atribuídas à Covid-10.

    De acordo com o boletim da DGS, foram comunicados 22.061 casos no Norte (40%); 15.613 em Lisboa e Vale do Tejo (29%); 10.763 no Centro (20%); 2.533 no Algarve (4,6%); e 1.857 no Alentejo (3,4%).

    Na Madeira e nos Açores foram confirmados 537 e 13.29 casos, respetivamente. As mortes foram quatro e duas.

    No Norte, morreram 12 pessoas; em Lisboa e Vale do Tejo 24; no Centro 12; e no Alentejo e Algarve 1.

  • Boletim DGS. Número de isolados mantém-se acima do um milhão

    O número de portugueses em isolamento mantém-se esta quarta-feira acima do um milhão (1.258.710).

    Há 613.013 casos ativos (mais 20.648 do que no dia anterior) e 645.697 contactos em vigilância (mais 6.390).

1 de 2