Desde a passada terça-feira os austríacos com mais de 18 anos (exceto grávidas e pessoas com doenças graves) passam a estar sujeitos ao pagamento de uma multa de até 3600 euros, se não tiverem o esquema vacinal completo até meados de março.

O parlamento Austríaco defende que a medida tem como principal objetivo “alcançar uma liberdade duradoura e contínua”.

Depois de a lei ter sido aprovada, a 20 de janeiro, muitos cidadãos entraram em pé de guerra contra o texto e têm-se manifestado na rua, quase todos os fins de semana.

Analistas políticos e de saúde pública sugerem que a manobra é arriscada e que pode ser um teste importante para chanceler Karl Nehammer – que está há menos de dois meses no poder. 

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Neste clima tenso, o governo que temia distúrbios, já tinha definido “perímetros de proteção” junto aos estabelecimentos de saúde, centros de vacinação e de testagem.

Com cerca de 76% da população vacinada, a Áustria torna-se, assim, no primeiro país de União Europeia a implementar a vacinação obrigatória para os adultos.

Áustria é o primeiro país da UE a adotar vacinação obrigatória

Em Inglaterra a situação parece seguir uma rumo diferente, dia em que o governo britânico suspende a vacinação obrigatória contra a Covid-19 de todos os profissionais de saúde na linha de frente, de forma a precaver o risco de despedimentos.