Momentos-chave
- A última volta (mundialista) de Modric: o hino, os festejos, o abraço do pai e as brincadeiras com os filhos. Veja as imagens
- Walid Regragui: “O objetivo dos africanos e de Marrocos é vencerem um dia o Mundial”
- "Esta medalha de bronze é como uma medalha de ouro", diz selecionador da Croácia
- Fotogaleria: a festa de bronze da Croácia ao repetir o resultado de 1998
- Modric realizou último Mundial e Euro24 é uma incógnita. Podem sair mais jogadores? Renovação da Croácia já está em andamento
- Marrocos: qual o futuro dos jogadores dos Leões do Atlas que surpreenderam no Mundial?
- Papu Gomez recupera e Argentina tem todos aptos para a final
- Marrocos: tristeza, resignação e até protestos contra os árbitros no adeus da equipa sensação do Mundial. Veja as imagens
- Num Mundial para esquecer levaremos para sempre Modric e Marrocos nos corações (a crónica do Croácia-Marrocos)
- "O jogo que ninguém quer ver foi uma bela joga"
- Acabou: a Croácia fica com o terceiro lugar do Mundial
- En-Nesyri muito perto
- Kovacic perto de fechar o jogo
- Grande oportunidade para o empate
- Orsic quase bisa
- Começa a segunda parte
- Intervalo: Croácia 2-1 Marrocos
- 2 minutos de compensação
- Golo da Croácia. 2-1
- Desvio de En-Nesyri sai perto do alvo
- Oportunidade para Marrocos
- Luka Modric perto do golo
- Golo de Marrocos- 1-1
- Golo da Croácia. 1-0
- Começa o Croácia-Marrocos
- Ouvem-se os hinos de Croácia e Marrocos
- Já há onzes para o Croácia-Marrocos
- Emiliano Martínez: "A nossa vantagem é que temos o melhor jogador do mundo”
- Deschamps sobre Benzema: “O grupo é este. Não sou eu que trato dos convites a jogadores, antigos jogadores ou jogadores lesionados”
- Deschamps diz que França tem superado "imponderáveis" ao longo do Mundial2022
- Veja onde pode ver os jogos que faltam do Mundial
- TotoMundial: faça o simulador do Observador e veja se acerta no vencedor do Campeonato do Mundo
- Croácia e Marrocos disputam 3º lugar do Mundial
Histórico de atualizações
-
Bom dia. Este liveblog fica por aqui. Vamos continuar a acompanhar toda a atualidade deste dia em que se joga a final do Qatar 2022. Pode ver tudo aqui.
-
A última volta (mundialista) de Modric: o hino, os festejos, o abraço do pai e as brincadeiras com os filhos. Veja as imagens
A Croácia alcançou, este sábado, o terceiro lugar no Mundial do Qatar. O maestro não marcou mas todas as atenções estavam centradas em si. Afinal, é o último Mundial do jogador do Real Madrid.
-
Walid Regragui: “O objetivo dos africanos e de Marrocos é vencerem um dia o Mundial”
O selecionador de Marrocos deu os parabéns aos seus jogadores, apesar de a equipa africana não ter conseguido chegar ao terceiro lugar do Mundial. Após a derrota frente à Croácia, Walid Regragui descreveu o percurso dos Leões do Atlas como “excecional” e considerou que a sua equipa demonstrou que não está longe o momento em que uma equipa africana possa ganhar o maior torneio de seleções.
“Depois da final [Argentina-França, no domingo], faremos o balanço e entenderemos que a campanha de Marrocos foi excecional. Apenas jogámos contra grandes equipas, apenas tivemos grandes jogos. Mostrámos que em África se trabalha, que aprendemos”, começou por dizer aos jornalistas, no final da partida, em declarações nas quais projetou o futuro: “O objetivo dos africanos e de Marrocos é vencerem um dia o Mundial. Isto coloca-nos pressão (…). Marrocos mostrou que somos capazes e que não estamos longe. Os jogos decidiram-se nos detalhes”.
Regragui não quis deixar de dar os “parabéns à Croácia, que definiu como “uma boa equipa”, que “merece o terceiro lugar”. “Têm muita experiência, souberam gerir o jogo para conquistarem essa posição”, sublinhou.
O técnico assume que a primeira parte não foi a melhor dos marroquinos no torneio, mas que o tempo vai permitir ver a verdadeira dimensão do que alcançaram no Qatar. “Não estivemos ao nível que queríamos, sobretudo na primeira parte. No segundo tempo foi melhor, mas eles souberam segurar o resultado. Estamos desiludidos, mas amanhã, quando acordarmos, compreenderemos o que fizemos. O degrau era alto, nestes torneios precisamos todos de estar a 100%, mas parabéns aos rapazes, deram tudo.”
-
"Esta medalha de bronze é como uma medalha de ouro", diz selecionador da Croácia
O selecionador da Croácia, Zlatko Dalic, não escondeu a felicidade pela conquista do terceiro lugar no Campeonato do Mundo do Qatar. Assumindo que a equipa croata está a viver o fim de um ciclo, deixou elogios a Josko Gvardiol, autor de um dos golos de hoje, que considera merecer vencer o prémio de melhor jogador jovem do Mundial.
“Parabéns aos meus jogadores e à minha seleção pela conquista desta medalha. Foi um jogo difícil. Os marroquinos lutaram, estavam fatigados, exaustos, mas lutaram… Tenho a certeza de que estão orgulhosos. Há quatro anos eu estava assim. Esta medalha de bronze é como uma medalha de ouro. Fazemos parte das três maiores seleções do mundo. Terminámos um ciclo e temos um longo caminho. Tivemos momentos difíceis e trabalhámos para isso”, disse o técnico croata no final da partida.
Dalic assume que se vive o “fim de um ciclo”, mas garante que a transição já está em andamento – e o futuro é de qualidade. “É o último Mundial para alguns jogadores, mais velhos. Mas temos jovens bons, que nos dão esperança, Stanisic, Orsic, muitos que estiveram no banco. Temos uma boa seleção para o futuro. A Croácia não tem nada a temer, com esta geração. Espera-nos a Liga das Nações e o apuramento para o Europeu”, sublinhou.
O treinador disse ainda pensar que “Josko (Gvardiol) merece a recompensa de melhor jogador jovem do torneio”.“É um dos candidatos. Muitas vezes damos aos avançados, mas os defesas também merecem ser recompensados”, defendeu.
-
Fotogaleria: a festa de bronze da Croácia ao repetir o resultado de 1998
Vitória frente a Marrocos deu à Croácia mais um terceiro lugar em Mundiais. A primeira vez que aconteceu foi em 1998, ano de estreia do país no maior torneio de seleções.
Fotogaleria: a festa de bronze da Croácia ao repetir o resultado de 1998
-
Modric realizou último Mundial e Euro24 é uma incógnita. Podem sair mais jogadores? Renovação da Croácia já está em andamento
Seleção croata, comandada por Dalic, tem vários jogadores na casa do 30 anos que podem deixar a seleção em breve. Modric realizou o último Mundial, mas irá ao Euro? E na companhia de quem?
-
Marrocos: qual o futuro dos jogadores dos Leões do Atlas que surpreenderam no Mundial?
Os Leões do Atlas foram a primeira seleção africana a chegar a uma meia-final de um Mundial. Agora, há mais vida para além do Qatar e vários dos futebolistas podem ter mudar de clube já em janeiro.
Marrocos: qual o futuro dos jogadores dos Leões do Atlas que surpreenderam no Mundial?
-
Papu Gomez recupera e Argentina tem todos aptos para a final
A Argentina tem todos os jogadores disponíveis para a final do Mundial2022 de domingo com a França, num momento em que o avançado Papu Gómez está recuperado de uma entorse no tornozelo.O avançado, de fora dos quartos de final e meias-finais, integrou hoje o treino da albiceleste, nos 15 minutos abertos à imprensa, dando indicações de já estar disponível para o selecionador Lionel Scaloni, se este assim o entender.
O técnico argentino tem todos os jogadores aptos para a final, entre os quais Ángel D Maria, que tinha apresentado uma sobrecarga desde a última jornada da fase de grupos, disputando apenas oito minutos já na fase a eliminar, mas que também está pronto para ir a jogo.
De volta estão ainda os laterais Gonzalo Montiel e Marcos Acuña, que também podem regressar à equipa, depois de terem cumprido nas meias-finais, na vitória diante da Croácia, um jogo de suspensão, por completarem dois cartões amarelos.
Na conferência de hoje, Lionel Scaloni manteve a incógnita em relação à estratégia, se optará por um 4-3-3, com Di Maria a titular, um 4-4-2, com Leandro paredes no meio-campo, ou um 5-3-2, com a entrada de Lisandro Martínez, junto a Otamendi e Romero.
-
Marrocos: tristeza, resignação e até protestos contra os árbitros no adeus da equipa sensação do Mundial. Veja as imagens
Marroquinos acabaram jogo contra a Croácia a protestar o árbitro. A derrota não os deixou chegar ao terceiro lugar, mas a equipa africana fica na história do Mundial do Qatar.
-
Num Mundial para esquecer levaremos para sempre Modric e Marrocos nos corações (a crónica do Croácia-Marrocos)
Várias polémicas marcaram o Campeonato do Mundo do Qatar. No que toca ao jogo jogado, há motivos para não esquecermos a competição. Esta geração de Marrocos e o maestro Modric são duas das razões.
-
"O jogo que ninguém quer ver foi uma bela joga"
Gabriel Alves considera que “estamos todos de parabéns” pelo jogo que atribiu o terceiro lugar à Croácia, frente a Marrocos. Nesta edição, recordamos ainda o primeiro Mundial do Rei Pelé.
-
Acabou: a Croácia fica com o terceiro lugar do Mundial
Croatas bateram Marrocos por 2-1.
-
En-Nesyri muito perto
Quase Marrocos chegava ao empate no último minuto.
-
Substituição na Croácia
Entra Jakic.
Sai Orsic.
-
6 minutos de compensação
É o tempo que resta a Marrocos para chegar ao empate.
-
Kovacic perto de fechar o jogo
Remate de pé esquerdo fechava as contas.
-
Amarelo para Marrocos
Amallah vê cartão.
-
Grande oportunidade para o empate
En-Nesyri teve tudo para fazer o 2-2, mas Livakovic agigantou-se.
-
Amarelo para Marrocos
Azzedine Ounahi vê cartão.
-
Substituição em Marrocos
Sai El Yamiq.
Entra Amallah.