Histórico de atualizações
  • Bom dia,

    Obrigado por ter seguido o liveblog do Observador. Pode continuar a acompanhar aqui a atualidade sobre a pandemia desta quarta-feira.

    “Não nos parece possível ter 55 mil pessoas no santuário”, diz Graça Freitas

  • Brasil passa as 133 mil mortes

    Foram mais 1.113 mortes nas últimas 24 horas, o que faz com que o Brasil passe os 133 mil óbitos (133.119) causados pela pandemia.

    Segundo os dados do Ministério da Saúde brasileiro, o país registou 36.653 novos contágios, elevando para 4.382.263 o valor acumulado de infeções.

  • Suécia com número mais baixo de casos desde março

    A Suécia confirmou hoje 108 novos casos de Covid-19, o número mais baixo desde 13 de março, refere o The Guardian.

    Dados divulgados pela direção-geral da saúde sueca mostram que apenas 1,2% dos 12 mil testes realizados na semana passada tiveram um resultado positivo.

  • Mortes por Covid-19 continuam a descer em São Paulo

    O estado de São Paulo continua a registar uma diminuição no número de vítimas mortais por Covid-19.

    Entre 6 e 12 de setembro, os óbitos caíram 8% em relação à semana anterior (30 de agosto a 5 de setembro), revelou o governador, João Doria, esta segunda-feira numa conferência de imprensa.

    Esta é a quinta descida semanal consecutiva, uma boa notícia para um estado que é o mais afetado pela pandemia do novo coronavírus no Brasil, tanto em número de mortes como em número casos.

    De acordo com os dados recolhidos pela Folha de S. Paulo, até ao momento, já morreram em São Paulo 27.591 pessoas, mais 12.678 do que no Rio de Janeiro. Os casos confirmados são 721.377, um número que é também muito superior ao da Bahia ou Rio de Janeiro.

  • Desportivo de Chaves tem mais um jogador infetado

    São já 5 membros do clube infetados. O Desportivo de Chaves anunciou que mais um jogador testou positivo ao vírus da Covid-19, sem revelar a identidade do jogador.

    Na sexta-feira passada, o clube da II Liga portuguesa de futebol avançou que dois jogadores e dois elementos da equipa técnica estavam infetados.

  • Nova Iorque não vai proibir tradição do "doce ou travessura" no Halloween

    Andrew Cuomo não pretende proibir a tradição do “doce ou travessura” este Halloween. Questionado sobre o assunto, o governador de Nova Iorque disse ao canal News 12 Long Island que não acha que seja apropriado fazê-lo.

    “Se quiser ir bater à porta do seu vizinho, Deus o abençoe. Não vou dizer-lhe para não o fazer. Se quiser passear pelo bairro com os seus filhos, não vou dizer-lhe que não o pode fazer. Não vou fazer isso”, afirmou. “Vou dar-lhe o meu conselho e vai decidir o que quer fazer naquela noite.”

    O Halloween é uma das mais importantes festividades norte-americanas. Uma das tradições mais populares entre os mais novos é a do trick ou treat, isto é, “doce ou travessura”, que consiste em pedir doces de porta em porta.

  • Fechar fronteira Portugal-Espanha é sempre decisão conjunta

    Um encerramento das fronteiras com Espanha é sempre uma decisão conjunta, disse o ministro dos Negócios Estrangeiros português, citado pela Lusa. Essa questão, acrescentou, será analisada na sexta-feira com a sua homóloga espanhola.

    “Temos trabalhado de forma muito coordenada com as autoridades espanholas”, disse Augusto Santos Silva. “Terei o prazer de receber a minha colega espanhola na sexta-feira. Teremos depois a cimeira bilateral entre os dois países, a 2 de outubro, e essas são oportunidades para nós trocarmos informação sobre o modo como estamos a acompanhar a evolução da pandemia e das medidas que todos estamos a tomar.”

  • Covid-19. Ministro da Educação refere que escolas terão de ser “sítios seguros”

    O ministro da Educação reafirmou que a retoma das atividades letivas presenciais é “absolutamente fundamental” porque nada substituiu a aprendizagem que acontece nas salas de aulas.

    Covid-19. Ministro da Educação refere que escolas terão de ser “sítios seguros”

  • Ministro da Saúde irlandês diz que não tem Covid-19. Gabinete retomou trabalhos

    O ministro da Saúde irlandês não tem Covid-19. Foi o próprio que o confirmou à televisão pública irlandesa, a RTE.

    Stephen Donnelly foi testado após ter-se sentido mal. Devido às suspeitas de que poderia ter o novo coronavírus, os restantes membros do governo foram aconselhados a isolar-se.

    Os ministros voltaram ao trabalho após saberem o resultado do teste. A única exceção foi Thomas Byrne. O governante que tem a pasta dos Assuntos Europeus encontra-se em auto-isolamento depois de ter acordado com uma “leve tosse” na segunda-feira, refere a RTE.

    A agenda do parlamento, em Dublin, que tinha sido suspendida até ao final da semana, foi entretanto retomada.

  • Trump diz que pode haver vacina dentro de semanas

    Donald Trump garantiu que poderá haver “dentro de semanas” uma vacina contra a Covid-19. “Não o faço por motivos políticos, quero a vacina rapidamente”, disse o presidente dos EUA numa entrevista à Fox.

    “Acelerei o processo com a FDA (Food and Drug Administration). Teremos uma vacina dentro de semanas, podem ser quatro semanas, podem ser oito semanas. Temos muitas empresas excelentes”, afirmou o chefe de Estado,

  • Angola com recorde de infeções diárias

    Foram 130 novos contágios (103 homens) e três mortes, número que faz das infeções diárias em Angola as mais altas de sempre. O recorde acontece numa altura em que o país aumentou a sua capacidade para mais de mil testes por dia.

    Os óbitos foram de dois homens, de 61 e 64 anos, e de uma mulher de 92 anos. O total de contágios está nos 3.569 (2.094 ativos) e os óbitos em 139.

  • Idoso já falecido pode estar na origem de surto em lar ilegal em Gondomar

    Autarca Marco Martins disse não ter recebido indicação da direção do lar de “sobrelotação”, mas a garantia de “que fez a separação dos positivos dos negativos”.

    Idoso já falecido pode estar na origem de surto em lar ilegal em Gondomar

  • Colégio no Porto encerra depois de quatro profissionais testarem positivo 

    O Colégio Eurythmia, no Porto, com creche e pré-escolar, encerrou esta segunda-feira, depois de quatro profissionais terem testado positivo para a Covid-19.

    Joana Cunha, sócia-gerente, avançou que a direção decidiu encerrar o colégio para que fosse feita uma desinfeção geral depois de ter tido conhecimento de que três profissionais estavam infetados.

    Já depois de encerrado o espaço, outro membro viria a testar também positivo. Segundo Joana Cunha, os profissionais já foram todos testados, mas ainda se aguardam resultados.

    A sócia-gerente adiantou ainda que alguns pais “por precaução” decidiram testar os filhos e, até ao momento, “nenhuma criança da creche ou ensino pré-escolar testou positivo” para o novo coronavírus.

  • Cabo Verde regista o 46.º óbito e mais 65 novos casos em 24 horas

    Cabo Verde contabilizou mais uma morte, passando a registar 45 óbitos desde o início da pandemia, e mais 65 novos casos positivos, informou o Ministério da Saúde.

    O óbito foi registado na segunda-feira na cidade da Praia, o principal foco de transmissão da doença. Do total de 300 amostras analisadas nas últimas 24 horas, 65 deram resultado positivo, mais de um terço (23) na cidade da Praia, ilha de Santiago.

    Nas últimas 24 horas, as autoridades de saúde deram alta a mais 54 pessoas, passando o país a ter um acumulado de 4.294 recuperados da doença e 562 casos ativos, de um total acumulado de 4.904 casos.

  • Marcelo: "Vamos ganhar o ano letivo"

    Na Maia, o Presidente da República e o ministro da Educação visitaram uma escola básica no recomeço de um ano letivo “diferente” e “difícil”, cujo sucesso será decisivo para o futuro do país.

    Leia aqui a reportagem do Observador na Escola Básica de Gueifães

    Marcelo visitou escola e quis saber o que os alunos achavam do regresso: “Isto é uma democracia, quem está contra e a favor?”

  • Bundesliga regressa com 20% da capacidade dos estádios

    Os espetadores terão de estar espaçados no estádio, os bilhetes são nominativos e os adeptos dos clubes visitantes não são autorizados a assistir. O estádio só pode ter 20% da capacidade ocupada.

    Leia mais aqui.

    Bundesliga regressa com 20% da capacidade dos estádios

  • 900 milhões de crianças não regressaram às aulas

    Quase 900 milhões de crianças em todo o mundo — ou seja, metade da população estudantil mundial — ainda não regressaram à escola. E esta situação pode torná-las mais vulneráveis ao trabalho infantil, abusos sexuais e à violência, alertou a diretora-executiva da Unicef, Henrietta Fore.

    “Há uma percentagem elevada de países que não têm nenhum plano para retomar as aulas. Quanto mais tempo as crianças ficam ausentes da escola, mais dificuldade têm em regressar”, defendeu.

    Por isso, Henrietta Fore defendeu que os Estados devem dar prioridade à reabertura das escolas, ao mesmo tempo que aumentam as possibilidades de ensino à distância, através do uso das televisões, por exemplo. Segundo as contas da Unicef, cerca de 463 milhões de crianças não tiveram acesso ao ensino à distância por falta de computadores e internet.

  • Madeira: dois novos casos, 52 situações ativas 

    Há dois novos casos de Covid-19 registados nas últimas 24 horas na Madeira e ambos foram importados do Reino Unido.

    Segundo a atualização diária das autoridades de saúde, o arquipélago tem agora 52 casos ativos. Os dois novos casos foram detetados na operação de rastreio montada no Aeroporto da Madeira.

  • Irlanda com o maior número de casos desde maio

    Foram 357 novos contágios que a Irlanda registou nas últimas 24 horas — o maior número diário desde meados de maio, escreve o The Guardian.

    Os números estão acima da média de 203 casos diários dos últimos sete dias, segundo as autoridades de saúde.

  • Bayern de Munique. Kingsley Coman de quarentena

    O jogador de futebol Kingsley Coman está de quarentena profilática depois de ter estado em contacto com uma pessoa infetada pelo coronavírus, anunciou o Bayern de Munique, o clube do atacante francês.

    Segundo o comunicado do clube alemão, o teste do jogador, feito no domingo, foi negativo. Apesar disso, Kingsley Coman irá manter-se em casa.

1 de 4