Momentos-chave
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  • A lista completa dos vencedores da 95.ª cerimónia dos Óscares:

    Melhor Filme

    “Top Gun: Maverick”
    “Os Fabelmans”
    “Os Espíritos de Inisherin”
    “Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo”
    “Tár”
    “Elvis”
    “A Oeste Nada de Novo”
    “O Triângulo da Tristeza”
    “A Voz das Mulheres”
    “Avatar: O Caminho da Água”

    Melhor Realização

    Steven Spielberg, “Os Fabelmans”
    Martin McDonagh, “Os Espíritos de Inisherin”
    Todd Field, “Tár”
    Daniel Kwan e Daniel Scheinert, “Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo”
    Ruben Ostlund, “O Triângulo da Tristeza”

    Melhor Atriz

    Michelle Yeoh, “Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo”
    Cate Blanchett, “Tár”
    Ana de Armas, “Blonde”
    Andrea Riseborough, “To Leslie”
    Michelle Williams, “Os Fabelmans”

    Melhor Ator

    Austin Butler, “Elvis”
    Brendan Fraser, “A Baleia”
    Colin Farrell, “Os Espíritos de Inisherin”
    Bill Nighy, “Living”
    Paul Mescal, “Aftersun”

    Melhor Atriz Secundária

    Angela Bassett, “Black Panther: Wakanda Para Sempre”
    Kerry Condon, “Os Espíritos de Inisherin”
    Jamie Lee Curtis, “Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo”
    Hong Chau, A Baleia
    Stephanie Hsu, “Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo”

    Melhor Ator Secundário

    Ke Huy Quan, “Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo”
    Brendan Gleeson, “Os Espíritos de Inisherin”
    Barry Keoghan, “Os Espíritos de Inisherin”
    Judd Hirsch, “Os Fabelmans”
    Brian Tyree Henry, “Causeway”

    Melhor Curta de Animação

    “The Flying Sailor”
    “The Boy, the Mole, the Fox and the Horse”
    “Ice Merchants”
    “My Year of Dicks”
    “An Ostrich Told me the World is FAke and I Think I Believe It”

    Melhor Curta Metragem

    “An Irish Goodbye”
    “The Red Suitcase”
    “Night Ride”
    “Le Pupille”
    “Ivalu”

    Melhor Curta Documental

    “How Do You Measure a Year?”
    “Strangers at the Gate”
    “Haulout”
    “The Martha Mitchell Effect”
    “The Elephant Whisperers”

    Melhor Filme Internacional

    “A Oeste Nada de Novo”
    “Close”
    “Argentina, 1985”
    “The Quiet Girl”
    “Eo”

    Melhor Documentário

    “All That Breathes”
    “Navalny”
    “Fire of Love”
    “A House Made of Splinters”
    “All the Beauty and the Bloodshed”

    Melhor Canção

    “Naatu Naatu” (“RRR”)
    “Lift Me Up” (“Black Panther: Wakanda Para Sempre”)
    “Applause” (“Tell it Like a Woman”)
    “This is a Life” (“Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo”)
    “Hold My Hand” (“Top Gun: Maverick”)

    Melhor Banda Sonora

    “Babilónia”
    “A Oeste Nada de Novo”
    “Os Fabelmans”
    “Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo”
    “Os Espíritos de Inisherin”

    Melhores Efeitos Especiais

    “A Oeste Nada de Novo”
    “Black Panther: Wakanda Para Sempre”
    “Avatar: O Caminho da Água”
    “Top Gun: Maverick”
    “Batman”

    Melhor Som

    “Top Gun: Maverick”
    “Avatar: O Caminho da Água”
    “Elvis”
    “A Oeste Nada de Novo”
    “Batman”

    Melhor Caracterização

    “Batman”
    “Elvis”
    “A Oeste Nada de Novo”
    “A Baleia”
    “Black Panther: Wakanda Para Sempre”

    Melhor Montagem

    “Top Gun: Maverick”
    “Tár”
    “Elvis”
    “Os Espíritos de Inisherin”
    “Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo”

    Melhor Guarda-Roupa

    “Black Panther: Wakanda Para Sempre”
    “Elvis”
    “Um Sonho em Paris”
    “Babilónia”
    “Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo”

    Melhor Fotografia

    “A Oeste Nada de Novo”
    “Top Gun: Maverick”
    “Elvis”
    “Tár”
    “Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo”

    Melhor Design de Produção

    “Elvis”
    “Os Fabelmans”
    “Avatar: O Caminho da Água”
    “Babilónia”
    “A Oeste Nada de Novo”

    Melhor Filme de Animação

    “Pinóquio”
    “Marcel the Shell With Shoes On”
    “Turning Red”
    “O Gato das Botas: O Último Desejo”
    “The Sea Beast”

    Melhor Argumento Adaptado

    “Living”
    “A Voz das Mulheres”
    “A Oeste Nada de Novo”
    “Top Gun: Maverick”
    “Glass Onion”

    Melhor Argumento Original

    “Os Espíritos de Inisherin”, Martin McDonagh
    “Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo”, Daniel Kwan, Daniel Scheinert
    “Tár”, Todd Field
    “O Triângulo da Tristeza”, Ruben Östlund
    “Os Fabelmans”, Tony Kushner, Steven Spielberg

    E aqui o resumo da noite:

    Sem grandes surpresas, “Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo” arrebatou a noite dos Óscares

    Obrigado por ter acompanhado os Óscares com o Observador.

  • “Noite de segundas oportunidades, para premiar atores regressados e gente que esperou décadas para aqui chegar. Parte boa? Chegará o dia de João Gonzalez. Parte menos boa? Tudo em Todo o Lado. Mesmo”, escreve o Alexandre Borges:

    E se os melhores filmes não recebessem nenhuma estatueta? (Os Óscares vistos do sofá e de pijama)

  • E se vos pedissem um texto sobre o lado humorístico da cerimónia dos Óscares e vos calhasse a cerimónia mais aborrecida das últimas décadas?

    Crónica. A piada destes Óscares teve sabor a baunilha

  • A reação do realizador e do produtor de “Ice Merchants”, após o fim da cerimónia:

    “Ice Merchants” sem Óscar, mas “muito felizes”: “Metemos o pé na água, que venham outros e mergulhem”

  • Antes de o anúncio de “A Baleia” e da extraordinária receção no festival de Veneza, Brendan Fraser era uma memória de outro tempo. Agora, tem o mundo a seus pés e um Óscar de Melhor Ator:

    Brendan Fraser: um Óscar para o Melhor Ator e o melhor regresso

  • Foi Bond Girl nas desventuras de 007, foi mestre de artes marciais em “O Tigre o Dragão”. Da TV ao cinema, da Malásia para Hollywood, dos ecrãs para todo o lado ao mesmo tempo: e um Óscar, finalmente:

    À espera de Michelle Yeoh para ver a primeira mulher asiática vencer entre as melhores atrizes

  • Branco sobre champanhe, e ainda brilhos e vitaminas de cor. Os melhores looks da passadeira dos Óscares

    Das infinitas interpretações do vestido branco aos clássicos looks de princesa, o desfile dos Óscares trouxe ainda “convidadas estatueta” em metalizados e uma dúzia de cores exuberantes.

    Branco sobre champanhe, e ainda brilhos e vitaminas de cor. Os melhores looks da passadeira dos Óscares

  • Boa noite, Eurico!

  • E bons filmes, também, claro!

  • Boa noite, Eurico! Vemo-nos para o ano à mesma hora.

  • Enquanto houver Jimmy Kimmel haverá sempre um “Apologies to Matt Damon”.

  • Pela minha parte, boa noite para todos!

  • Factóide: o “Tudo em Todo o Lado…” foi escrito originalmente para o Jackie Chan, mas a personagem principal foi mudada de homem para mulher.

  • Melhor Filme: “Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo”

    A lista de nomeados incluía:

    “Top Gun: Maverick”
    “Os Fabelmans”
    “Os Espíritos de Inisherin”
    “Tár”
    “Elvis”
    “A Oeste Nada de Novo”
    “O Triângulo da Tristeza”
    “A Voz das Mulheres”
    “Avatar: O Caminho da Água”

  • “Isto é a prova que os sonhos se concretizam. E mulheres: nunca deixem que vos digam que passaram do prazo”, diz Michelle Yeoh, a primeira atriz de origem asiática a vencer um Óscar.

  • E eu gosto da Yeoh, mas não neste filme, não, decididamente.

  • E a Michelle Yeoh ganhou o Óscar que deveria ser da Cate Blanchett ou da Michelle Williams, e o frenesim ganha mais uma vez. E tão deselegante ela foi com aquele post no Instagram do artigo na “Vogue” sobre a Blanchett…

  • Melhor Atriz: Michelle Yeoh, “Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo”

    As restantes nomeadas eram:

    Cate Blanchett, “Tár”
    Ana de Armas, “Blonde”
    Andrea Riseborough, “To Leslie”
    Michelle Williams, “Os Fabelmans”

  • Uai, Rita!

  • Mas falou nas baleias.

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