Momentos-chave
Histórico de atualizações
  • Bom dia. Este liveblog encerra por aqui. Pode continuar a seguir as notícias desta terça-feira aqui. Até já.

    96% das pessoas com 80 ou mais anos têm a vacinação completa

  • CDS exige um "acelerador de desconfinamento" a partir de agosto

    O presidente do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, diz que vai exigir a António Costa um “acelerador de desconfinamento” para que os portugueses voltem rapidamente à sua vida normal.

    CDS exige um “acelerador de desconfinamento” a partir de agosto

  • Estados Unidos elevam Portugal para nível "muito alto" e pede que se evite viajar para território nacional

    O Centro para o Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) e o Departamento de Estado dos EUA alertaram contra viagens para Espanha, Portugal, Chipre e Quirguistão por causa de um número crescente de casos de Covid-19 nesses países.

    O CDC elevou sua recomendação de viagens para “Nível Quatro: Muito Alto”. “Evite viajar para Portugal. Se tiver de viajar para Portugal, certifique-se de que está totalmente vacinado antes de viajar. Devido à situação atual em Portugal, mesmo os viajantes totalmente vacinados podem estar em risco de contrair e disseminar variantes da Covid-19″, pode ler-se.

    Infeções continuam a baixar no Reino Unido apesar do fim das restrições. Hospitalizações aumentam em França

  • Guiné-Bissau pede às pessoas para se vacinarem perante aumento de casos

    Alto Comissariado para a Covid-19 da Guiné Bissau alerta para a necessidade de retomar os bons hábitos, como o uso da máscara, distanciamento e vacinação. Esta última é a que surge em maior destaque.

    Guiné-Bissau pede às pessoas para se vacinarem perante aumento de casos

  • Cabo Verde com mais 15 infetados

    Cabo Verde registou mais 15 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, elevando para 33.592 o acumulado de casos, segundo dados divulgados hoje pela Direção Nacional de Saúde.

    Nas últimas 24 horas foram dadas como recuperadas da doença em Cabo Verde 69 pessoas e manteve-se em 298 o acumulado de óbitos por complicações associadas à Covid-19, além de 12 por causas externas, desde o início da pandemia.

    O arquipélago regista hoje 466 casos ativos e soma 32.808 casos considerados recuperados da doença, enquanto dois infetados estrangeiros foram transferidos para os países de origem.

  • Hospitalizações e pacientes graves aumentam em França

    O número de hospitalizações e pacientes graves está a aumentar em França com todas as regiões gaulesas a apresentarem agora taxas de incidência de mais de 50 em cada 100.000 mil habitantes, segundo as autoridades locais.

    Há atualmente 6.843 pessoas internadas nos hospitais franceses, mais 56 do que na véspera. Nas unidades de cuidados intensivos, há agora 886 pacientes em estado grave, mais oito do que na véspera.

    Todas as regiões francesas já ultrapassaram o nível de alerta de 50 contaminações por 100 mil habitantes, havendo regiões onde a taxa de incidência se aproxima de 1.000. Nalgumas regiões, a utilização de máscara voltou a ser obrigatória na rua.

    O número de novos casos diários tem-se mantido estável, entre 15 e 20 mil novas contaminações. Nas últimas 24 horas foram detetadas 15.242 novas contaminações e morreram 6 pessoas.

  • Angola com 99 casos, sete mortes e 212 recuperações

    Angola registou 99 novos casos de Covid-19 em 24 horas, assim como sete mortes e 212 recuperações da doença, anunciou hoje o secretário de Estado para a Saúde Pública.

    Angola passa agora a somar 41.879 casos desde o início da pandemia, incluindo 991 óbitos e 35.688 recuperados da doença, estando ainda ativos 5.202 casos. Entre os casos ativos, dois estão em estado crítico e 12 em estado grave.

    As autoridades de saúde administraram 1.916 doses nas últimas 24 horas, elevando para 1.653.709 o número de vacinas inoculadas desde o dia 2 de março.

    Durante a conferência de imprensa, Franco Mufinda disse que se observa “cada vez mais uma inversão da situação epidemiológica”, estando as autoridades preocupadas com “as províncias do Cunene, Moxico, Lunda Norte, Huambo e Cabinda”.

  • Covax e Banco Mundial aliam-se para países pobres obterem mais vacinas

    Este novo mecanismo de financiamento permitirá a países mais pobres comprar doses suplementares, além do contingente financiado pelos países doadores.

    Covax e Banco Mundial aliam-se para países pobres obterem mais vacinas

  • Farmácias no Algarve com capacidade para responder à procura por testes rápidos devido às regras de acesso a alojamentos turísticos

    A corrida pelos autotestes e pelos testes de antigénio comparticipados pelo Estado, estes últimos realizados em farmácias, verificou-se assim que foram conhecidas as restrições impostas pelo Governo.

    Farmácias no Algarve com capacidade para responder à procura por testes rápidos devido às regras de acesso a alojamentos turísticos

  • Embaixador de Portugal quer acordo bilateral com o Brasil para certificado de vacinação

    O embaixador de Portugal no Brasil procura acordo para um reconhecimento recíproco de certificados de vacinação, de forma a que as restrições sejam menores para quem quer viajar entre estes países.

    Embaixador de Portugal quer acordo bilateral com o Brasil para certificado de vacinação

  • Equipa de ECMO do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra fez resgate de quatro doentes na última semana

    Em comunicado, o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra informa que a equipa de ECMO fez o resgate de quatro doentes na última semana. O último caso foi no passado sábado, transferido de Faro.

    Equipa de ECMO do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra fez resgate de quatro doentes na última semana

  • Brasil proíbe exportação de seringas e consumíveis médicos devido à crise de saúde pública

    A escassez de vacinas é uma realidade neste país de 212 milhões de habitantes e algumas capitais regionais do país, como o Rio de Janeiro, têm sido obrigadas a suspender a campanha de vacinação.

    Brasil proíbe exportação de seringas e consumíveis médicos devido à crise de saúde pública

  • Patrões e AHRESP querem audição urgente do primeiro-ministro e exigem respostas e apoios para o setor

    As associações solicitam a audiência por causa da falta de resposta do plano apresentado ao Governo, a 12 de julho, que quer compensar o alojamento turístico e a restauração dos efeitos da pandemia.

    Patrões e AHRESP querem audição urgente do primeiro-ministro e exigem respostas e apoios para o setor

  • Dezasseis países da UE já têm planos de recuperação e resiliência aprovados, outros nove só depois do verão

    16 países da UE já contam com os seus planos de recuperação e resiliência aprovados pelo Conselho e Comissão Europeia para aceder às verbas pós-crise da Covid-19 de Bruxelas. Portugal está entre eles.

    Dezasseis países da UE já têm planos de recuperação e resiliência aprovados, outros nove só depois do verão

  • Sindicato da PSP quer correção do despacho sobre subsídio de profissionais que prestaram serviço durante a pandemia

    PSP pede correção do despacho emitido pelo Ministério da Administração Interna por não contemplar todos os profissionais de segurança que prestaram serviço durante a pandemia de Covid-19.

    Sindicato da PSP quer correção do despacho sobre subsídio de profissionais que prestaram serviço durante a pandemia

  • PEV: Governo foi "incapaz de procurar vacinas alternativas"

    José Luís Ferreira, do PEV, após a saída da audiência com o Presidente da República, acusou o Governo de ter sido “incapaz de procurar vacinas alternativas” quando havia falta de doses para a vacinação contra a Covid-19 em Portugal.

    Os Verdes estão preocupados com os índices de pobreza e com o facto destes “contrastam de forma grosseira com divisão de dividendos por parte dos acionistas das grandes empresas que num ano de pandemia arrecadaram 7,4 mil milhões de euros, mais 330 milhões de euros do que em 2019″.

    “O PRR devia atender não só aos números da pobreza mas também procurar afastar grandes empresas de apoio estatal, seja do PRR ou de qualquer outro mecanismo”, frisou o deputado do PEV.

  • Infeções continuam a baixar no Reino Unido apesar do fim das restrições

    O número de casos de Covid-19 continua a baixar no Reino Unido apesar do fim das restrições, com um total de 24.551 novos casos positivos anunciados hoje, menos 21,5% que os registados há uma semana.

    De acordo com os dados diários do Ministério da Saúde, domingo e hoje foram registadas 14 mortes (mais 50,3%), com 922 hospitalizações, um aumento de 26,8%.

    Cerca de 70,5% da população adulta já está inoculada com as duas doses da vacina e 88,1% com a primeira dose, apesar de o ritmo de vacinação ter regredido entre a população mais jovem.

    Em 19 de julho foram levantadas na Inglaterra, a região mais populosa do Reino Unido, todas as restrições impostas pelo governo conservador quando aplicou o terceiro confinamento em janeiro passado, com o uso da máscara e a distância pessoal a serem opcionais.

    Apesar do regresso de diversos eventos públicos, a abertura das discotecas e a suspensão do limite de pessoas que possam juntar-se em espaços interiores e exteriores, o número de contágios tem apresentando uma tendência descendente nos últimos dias, face aos 54.764 registados em 17 de julho.

  • Portugal regista 11.314 reações adversas às vacinas contra a Covid-19

    Até ao dia 22 de julho foram registadas em Portugal 11.314 reações adversas à vacina contra a Covid-19, num universo de mais de 11 milhões de doses administradas, o que corresponde a uma reação adversa por mil vacinas administradas.

    Segundo o Relatório de Farmacovigilância – Monitorização da segurança das Vacinas contra a Covid-19 em Portugal, publicado pelo Infarmed, este rácio tem-se mantido estável desde o dia 30 maio.

  • Madeira regista 15 novos casos e 234 situações ativas

    As autoridades madeirenses diagnosticaram na região 15 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, informou hoje a Direção Regional da Saúde (DRS).

    No boletim epidemiológico diário, a autoridade regional complementa que, destes novos casos, sete são importados (quatro do Reino Unido, um de Espanha, um da região de Lisboa e Vale do Tejo e outro do Luxemburgo), sendo os restantes oito de transmissão local.

    A DRS indica também que o arquipélago tem identificadas 234 situações ativas, sendo 88 importados e 146 de transmissão local.

    Estas pessoas infetadas estão a cumprir isolamento, encontrando-se sete doentes internados nas unidades polivalentes dedicadas à Covid-19 no Hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal. A Unidade de Cuidados Intensivos está desocupada.

    Quanto a doentes recuperados, realça que hoje estão notificados 34 novos casos, totalizando a região 9.825 curados de Covid-19.

    A Madeira reporta um total 74 mortes associadas a esta doença, tendo a última ocorrido no passado sábado.

  • Portugal negoceia compra de vacinas com Hungria, Itália e Bulgária

    Portugal tem em curso um processo negocial com a Hungria, Itália e Bulgária para a compra de mais vacinas, das farmacêuticas Janssen e AstraZeneca, adiantou o Governo.

    Portugal negoceia compra de vacinas com Hungria, Itália e Bulgária

1 de 3