O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) informou que no passado sábado elementos da equipa de ECMO se deslocaram até Faro numa missão de resgate a um doente.

“O doente resgatado, que padece de pneumonia grave provocada pelo novo coronavírus, necessitou do suporte de ECMO, uma vez que todas as medidas previamente implementadas não foram suficientes. Não havendo capacidade de resposta nos centros hospitalares de Lisboa com disponibilidade de ECMO, o Serviço de Medicina Intensiva do CHUC prontificou-se a admitir o doente”, pode ler-se no comunicado enviado às redações.

A missão foi realizada em colaboração com o INEM e a Força Aérea Portuguesa e com o envolvimento de meios das três instituições. “A coordenação das operações ficou a cargo do INEM, que fez o transporte da equipa até Faro e o transporte da equipa e do doente desde a Base Aérea de Monte Real até ao CHUC. A Força Aérea Portuguesa colaborou com o transporte aéreo do doente e da equipa de resgate desde o aeroporto de Faro até Monte Real.”

Ao longo da última semana, o CHUC já tinha resgatado dois doentes em Amada e desde o início da pandemia, já foram tratados neste hospital cerca de 40 doentes com recurso a ECMO, programa implementado em janeiro de 2020.

“A ECMO é uma técnica extracorporal de ‘bypass’ cardiopulmonar utilizada tanto para suporte de falência cardiovascular grave refractária, como na falência respiratória grave refractária. Permite o suporte cardíaco e pulmonar de doentes em falência cardio-respiratória, com incapacidade para realizarem as trocas gasosas ou de perfusão, capazes de os manterem vivos”, explica o centro hospitalar.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR