Gonçalo Almeida Ribeiro

Convidado

Artigos publicados

Legislativas 2015

Fiat Costa et Pereat Mundus

603
O acordo à esquerda, muito longe de ser uma garantia de estabilidade política, é a etapa preparatória de um conflito inevitável. A principal vítima será o Partido Socialista.
40 Anos da Constituição

O bloqueio constitucional

150
Volvidas sete revisões, continuamos a ter uma Constituição longa, programática e defensiva. Em variadíssimos domínios, a Constituição prescreve opções políticas concretas e controversas.
Presidente da República

O testamento político de Cavaco

308
Cavaco Silva não se apercebeu do absurdo constitucional que é o Presidente em funções esboçar um testamento político no quadro de um regime republicano e democrático.
Atentados de Paris

Ensaio: A Rainha das Liberdades

104
A liberdade de expressão não é apenas mais uma liberdade. É a rainha das liberdades. Batermo-nos por ela, em vez de procurarmos os seus limites, é o índice mais seguro da qualidade da cultura política
Magna Carta

O mito do gradualismo britânico

A Magna Carta não integra a história da liberdade moderna porque esta em nada se aproxima da ideia de conservação dos privilégios tradicionais. Pelo contrário, implicou o repúdio da ordem antiga.
Liberalismo

Súmula Liberal (para uso do deputado CAA)

537
Não é importante Carlos Abreu Amorim, que não tem o menor peso intelectual ou político, mas sim o que diz. Porque dá uma oportunidade de ouro para desfazer vários equívocos comuns na cultura pública
Tratado Orçamental

O Excesso constitucional europeu

104
Contrastando com os documentos constitucionais mais lustrosos e perenes, a Constituição europeia é a mais flácida, pérfida, macilenta e obtusa das criaturas constitucionais vivas na política ocidental
Tribunal Constitucional

Um voto de vencido histórico

1130
Estando em causa questões onde texto constitucional não oferece respostas claras, que sentido faz a opinião de uma maioria simples de juízes prevalecer sobre a de uma maioria de deputados eleitos?
A página está a demorar muito tempo.