771kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

40 Anos da Constituição

40 Anos da Constituição

Constituintes recebem diploma. Soares é o primeiro

Os constituintes que aprovaram a lei da fundamental em 1976 recebem, esta quinta-feira, o diploma de deputado honorário. Mário Soares será o primeiro, de 114, numa cerimónia privada.
40 Anos da Constituição

Jerónimo de Sousa exalta novo quadro político

O secretário-geral do PCP disse que a atual fase da vida política nacional é uma oportunidade para Portugal retomar "com urgência" uma política que respeite e consagre a Constituição.
40 Anos da Constituição

Marcelo. Constituição serve para se "viver melhor"

Depois de um almoço comemorativo dos 40 anos da lei fundamental, Marcelo Rebelo de Sousa disse que "a Constituição só cumprirá a sua missão se os portugueses viverem melhor".
40 Anos da Constituição

Marcelo e Jerónimo juntos em almoço comemorativo

Vários deputados da Assembleia Constituinte participaram num almoço para assinalar os 40 anos da Constituição de 1976. Marcelo Rebelo de Sousa, Jerónimo Sousa e Mota Amaral ficaram juntos.
40 Anos da Constituição

O neoliberalismo é inconstitucional?

Esta é a última das 50 curiosidades sobre a Constituição que trouxemos até si, à boleia do debate constitucional que tem vindo a ser promovido pelo Observador, e que hoje chega ao seu final.
40 Anos da Constituição

A CRP obriga Portugal a combater o imperialismo?

Diariamente temos apresentado uma pergunta sobre a Constituição, partindo sempre de uma perspectiva prática. Se acha que conhece a lei fundamental do país, tem até amanhã para testar a sua cultura.
40 Anos da Constituição

A Constituição fechada e os seus amigos

Há uma elite esclarecida que selecciona as ideias que se podem debater no espaço público e rejeita a discussão de temas potencialmente perigosos. É a União Nacional protectora da pátria e da família.
40 Anos da Constituição

Viva a Constituição! (excepto para o CDS)

Ao fim de 1500 horas de trabalho, a Constituição ficou pronta. Toda a gente esperava que a aprovação do texto final fosse feita por unanimidade – mas havia uma pequena surpresa a caminho.
40 Anos da Constituição

Ela era a caneta da Constituinte

Ouvia e escrevia, ouvia e escrevia. Tinha 18 anos e nenhuma formação política, mas era uma das responsáveis por anotar tudo o que diziam os deputados (sim, até coisas que eles gostariam de esquecer).
40 Anos da Constituição

Chaimites na rua e discursos na Constituinte

A 25 de Novembro, os deputados do PS e do PCP viviam em países diferentes. Uns falavam em guerra civil, os outros diziam que não se passava nada. Eram “as originalidades do processo revolucionário”.
40 Anos da Constituição

O 25 de Abril e as bexigas loucas

Os melhores discursos da Constituinte: no começo de 1976, o social-democrata Afonso Moura Guedes falou das doenças da revolução. Com o fim do PREC, já se podia fazer humor contra a extrema-esquerda.
40 Anos da Constituição

Onde estava aos 22 anos? A fazer uma Constituição

Em São Bento, um jovem deputado comunista entrou no elevador com um velho deputado do PPD. Na conversa, o social-democrata fez uma previsão que o deixou fulo: um dia deixaria o PCP. Não é que acertou?
40 Anos da Constituição

O que se foi perdendo da Constituição de 1976

Para além do TC, criado com a extinção do Conselho da Revolução, o atual texto deixou cair "a construção do socialismo" e "as nacionalizações". Dá menos destaque à Ciência mas não mexeu na PIDE.
40 Anos da Constituição

Hermenegilda e Pedro, os mestres dos apartes

Hermenegilda Pereira e Pedro Roseta sabiam sempre desestabilizar os adversários. Como se costuma dizer nos tempos de antena, o espaço que se segue é da exclusiva responsabilidade dos intervenientes.
40 Anos da Constituição

Os deputados que gostaram de estar sequestrados

Durante uma madrugada inteira, os deputados da Assembleia Constituinte ficaram cercados em São Bento por uma multidão furiosa. Sentiram medo e raiva – e todos odiaram a experiência. Todos? Bem...
40 Anos da Constituição

TC: Método de escolha dos juízes intocável

A alteração ao método de escolha dos juízes do TC implica uma revisão à Constituição. Nem PS, nem PSD anteveem mexida neste ponto, apesar das críticas de Passos Coelho.
40 Anos da Constituição

O professor universitário que usava luvas de boxe

Um dos juristas mais influentes da Constituinte foi Vítor Moreira. Perdão: Vilar Moreira. Quer dizer: Vital Moreira (acertei agora?). Mas no início quase ninguém conhecia o seu nome.
40 Anos da Constituição

Entre a coação dos militares e o conto de fadas

As opiniões sobre o processo de construção da Lei Fundamental dividem-se: há quem defenda que os militares pressionaram e coagiram os deputados constituintes e há quem chame a isso "conto de fadas".
40 Anos da Constituição

Uma vez eleito, um deputado pode mudar de partido?

Até dia 3 de Junho, iremos apresentar diariamente uma pergunta sobre a Constituição, partindo sempre de uma perspectiva muito prática. Acha que conhece a lei fundamental do país? Teste a sua cultura.
40 Anos da Constituição

A máquina de fazer Constituições

Jorge Miranda é o pai, o avô, o tio e o irmão mais velho da Constituição. Respeitado por todos, é uma unanimidade. Mas, então, porque é que um deputado comunista lhe pediu que não lhe fizesse cócegas?
40 Anos da Constituição

Querida Constituinte: telegramas, cartas e postais

A Constituinte estava obrigada a ouvir o povo stop Todos os dias eram lidos em voz alta os telegramas enviados à Assembleia stop Uns tinham elogios stop Outros insultos stop Outros pedidos de dinheiro
40 Anos da Constituição

O processo constitucional em curso

No momento em que o Observador promove um debate sobre a Constituição da República, eis uma história da "querela constitucional" em Portugal desde 1975. Um ensaio de Rui Ramos.
40 Anos da Constituição

O bloqueio constitucional

Volvidas sete revisões, continuamos a ter uma Constituição longa, programática e defensiva. Em variadíssimos domínios, a Constituição prescreve opções políticas concretas e controversas.
40 Anos da Constituição

As bocas da Constituinte: “Cala-te, ó florista!”

Se tem menos de 18 anos e o sistema de controlo parental do seu computador está desactivado, não continue a ler este artigo. As sessões da Constituinte não eram cá para meninos.
40 Anos da Constituição

Os deputados do Frou Frou

Publicava num jornal listas com os nomes dos deputados mais simpáticos, envolvia-se em combates retóricos no hemiciclo e ceava num cabaret com os adversários. Eis Marcelo Rebelo de Sousa aos 26 anos.
Conversas à Quinta

O dia em que a democracia começou a ganhar ao MFA

25 de Abril de 1975. Nunca em Portugal tinha havido eleições tão democráticas nem tão participadas. Ganharam os moderados, mas a democracia só triunfaria, de vez, depois de um tórrido "Verão Quente".
40 Anos da Constituição

Em defesa de uma Constituição positiva e simples

António Barreto foi deputado (pelo PS) na Assembleia Constituinte, mas defende que cada geração deve assumir e construir a sua liberdade, tal como cada geração deve reconhecer-se na sua Constituição.
40 Anos da Constituição

Sophia contra o “supermercado de slogans”

Os melhores discursos da Constituinte: a 1 de Agosto de 1975, Sophia de Mello Breyner, poetisa e deputada do PS, protestou contra os "falsos intelectuais" e em defesa da cultura "antipoder".
Entrevista

"Havia a ilusão de que se podia fazer o país novo"

"Se nos apetecesse pintar o país todo de verde, pintávamos. Ou às bolinhas". Marcelo Rebelo de Sousa recorda em entrevista com Rui Ramos os trabalhos e os sobressaltos da Constituinte de 1975-76.
40 Anos da Constituição

O deputado que queria destruir a Constituinte

Trabalhador da Lisnave, o único deputado da UDP via “fascistas” em todo o lado e sentia-se num “ninho de lacraus”. Primeiro de uma série de artigos de Miguel Pinheiro sobre a Assembleia Constituinte.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.
Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos