Liberalismo
Oficina da Liberdade

E se o Liberalismo estiver a renascer na Ásia?

540
Hong Kong é o maior contra-ataque deste século aos ideais socialistas, expondo como a ilusão não durou muito tempo: a longo prazo, o socialismo nada é senão a fórmula perfeita para a tirania e miséria
Oficina da Liberdade

O Homem está a mais na Natureza?

376
Ressurgem agora teorias acerca da necessidade de controlar ou mesmo reduzir a população mundial, mas ou bem que nos preocupamos com as gerações futuras, ou bem que promovemos a extinção do homem.
Liberalismo

Um liberal não é o libertário que todos temem

400
Qualquer tipo de “liberdade” que pretenda destruir as normas, quando naturais e razoáveis, impostas pelas comunidades intermédias que nos ajudaram a sobreviver e crescer não é verdadeira liberdade.
Liberalismo

O que será a «esquerda liberal»? /premium

Para quem já era crítico do estatismo socialista, bem como do seu tribalismo partidário e da pouca abertura à modernidade, as posições de há mais de 30 anos indicavam que o PS não era nem seria liberal
Política

Onde se meteu a esquerda liberal? /premium

Foi através de uma intolerância camuflada de boas intenções que a esquerda socialista destruiu a esquerda liberal. Algo se perdeu. É de evitar que com a direita aconteça o mesmo.
Liberalismo

Uma iniciativa liberal /premium

O regime democrático não fez qualquer referência ao século histórico do liberalismo e só em 1984 alguns antigos «esquerdistas» vacinados pelo PREC ousaram apresentar-se como Clube da Esquerda Liberal.
Oficina da Liberdade

Preços são sinais

203
Quanto mais o Leviatã estatal se dedica a proteger largos sectores da concorrência, mais se vai desfazando a capacidade dos indivíduos para criar valor. Dito de outra forma, menos competentes são.
Iniciativa Liberal

Raquel Varela à beira-mar

242
Existirá sempre que se comporte como o velho do Restelo, estático, à beira-mar, que ignora a dinâmica e a beleza do esplendor que pulsa para além do horizonte. O liberalismo é um desses pulsares.
Legislativas 2019

Descomplicar Portugal

457
Uma auditoria realizada pela Inspeção Geral de Finanças, no ano passado, concluiu que o Estado não sabe quantos funcionários tem, quanto ganham ou quantas horas efetivamente trabalham.
Legislativas 2019

Era Liberal e sabia

101
Os portugueses precisam de mais liberdade. Liberdade de escolha, liberdade de acção. A receita que, ao longo dos séculos, nos trouxe até aqui - o Estado no centro das nossas vidas - está esgotada.
Socialismo

75 Anos depois: O Caminho para a Servidão /premium

236
Dedicado aos “socialistas de todos os partidos”, The Road to Serfdom foi um apelo genuíno de um austríaco anglófilo, anti-nazi e anti-comunista: não confundamos liberdade com estatismo.
Eleições Legislativas

Mais do mesmo?

Será que os partidos políticos do início da democracia e que não conseguem resolver os problemas crónicos que se arrastam há décadas vão finalmente encontrar as soluções? Infelizmente acho que não.
Liberalismo

De onde vem a riqueza?

201
A riqueza vem das instituições políticas e económicas que permitem uma sociedade pluralista que consiga aproveitar todos os benefícios da liberdade individual e económica.
Eleições

Eis o social - ismo

149
O mais grave é que, tipicamente, o Estado não só não se preocupa em economizar, pois os recursos não foram ganhos com suor mas sim tirados coercivamente aos contribuintes, como nunca maximiza o valor.
Política

A concentração de poder em 5 capítulos

132
Metade da sociedade, a que paga a conta, é confrontada com a desigualdade de oportunidades, a degradação dos serviços públicos, a estagnação económica e um peso cada vez mais esmagador dos impostos.
Partidos e Movimentos

#cumprimos ou #com primos? Está aberta a polémica

10517
A Iniciativa Liberal publicou nas redes sociais fotos de um cartaz no qual contesta a campanha "#cumprimos", do PS, e faz alusão ao "familygate": "#com primos e outros familiares no governo".
Partidos e Movimentos

À procura de um voto útil

Portugal tem a 6 de Outubro uma oportunidade única para eleger deputados liberais de uma forma antes impossível: com um partido liberal e sem um eleitorado histórico que lhe restringe as posições.
Política

"Quem vive só da política torna-se corrupto"

1561
Maria Castello Branco, 20 anos, cabeça de lista da Iniciativa Liberal por Castelo Branco. Liberal libertária que não quer o Estado "na cama de ninguém". É a convidada do programa "A Minha Geração".
Liberdades

A luta continua

336
Chegou a hora de nos unirmos outra vez, renovarmos a política nacional e votar em alternativas partidárias porque, no fim, quem sofre com a incompetência política somos nós. A luta não acabou em 1974.
Eleições Legislativas

Iniciativa Liberal quer pelo menos um deputado

709
Em entrevista à Rádio Observador, o cabeça-de-lista da Iniciativa Liberal por Lisboa, João Cotrim de Figueiredo, assume objetivos do partido e defende necessidade de mais políticas liberais no país.
Liberalismo

Recordando o velho conservadorismo liberal /premium

Os conservadores liberais não querem que as instituições estatais adoptem a propaganda dos seus modos de vida tradicionais no lugar agora ocupado pela propaganda da ortodoxia politicamente correcta.
Vladimir Putin

Putin: O liberalismo tornou-se uma teoria obsoleta

957
O líder russo diz que as democracias liberais estão ultrapassadas devido ao multiculturalismo e à política de fronteiras abertas. Sobre o caso Skripal é duro: "os traidores têm de ser punidos."
Liberalismo

Para o menino Adam Smith, uma salva de palmas!

127
Adam Smith festejaria a 5 de Junho, se fosse imortal como as suas ideias, os seus 296 anos e por certo o faria na sua linguagem moderada, humana e carregada de empatia em relação aos menos afortunados
Eleições Europeias

Porque devem os liberais votar Iniciativa Liberal  /premium

2572
Não é do resultado eleitoral da Iniciativa Liberal que têm receio: é das ideias que transmitimos e do risco de que essas ideias, independentemente desse resultado, comecem a ter acolhimento e apoio.
Eleições Europeias

Porque vou votar na Inciativa Liberal /premium

612
A dívida impede o investimento e dificulta a inovação. Sem tecnologia a Europa perdeu o futuro para os EUA e a China. A dívida está a matar a UE e o liberalismo é a única forma de dar a volta por cima
Eleições Europeias

Dois liberalismos

217
Temos dois partidos nestas eleições que se dizem liberais e no entanto são muito diferentes: o Iniciativa Liberal e o Aliança. O que distingue estes liberalismos são os limites que colocam à liberdade
Liberalismo

Porque um liberal não vota Iniciativa Liberal

1992
Para quem acredita que liberalismo não é apenas sobre impostos e regulação económica, mas é essencialmente sobre a pessoa humana e a sua dignidade, o “liberalismo” da Iniciativa Liberal não é o nosso
Serviço Nacional de Saúde

Cidadãos: supletivos, excepcionais e temporários? 

A nossa esquerda está sempre em favor da iniciativa "oficial" do Estado e contra a livre iniciativa dos cidadãos. E querem convencer os cidadãos de que a melhor defesa do bem comum é exactamente assim
Eleições Europeias

Portugal e o liberalismo

336
A minha plataforma política define-se pela defesa da concorrência, da descentralização e da liberdade de escolha – ou, dito de outra forma, pela devolução de escolha aos cidadãos – em Portugal e na UE
Liberalismo

Desarmar o 31: um guia para as ideias liberais

Há vários liberalismos (ou várias aproximações ao liberalismo) e, à semelhança do que sucede com os socialismos, não é difícil que as diferenças de opinião acabem em altercações (mas sem picaretas).
caderno de apontamentos

Educação – Autonomizar pessoas para criar valor /premium

517
A sociedade não deve defender “escola pública”, como certas ideologias fazem. Deve defender Educação, coexistindo e competindo nos processos entidades públicas, privadas, cooperativas ou de outro tipo
Política

O Estado concorrente é desleal

Sou contra as concepções de Estado concorrenciais da precedência da liberdade e responsabilidade dos cidadãos, isto é, dos seus direitos fundamentais de liberdade e dos seus deveres de solidariedade.
Estado

Somos todos privados

1005
Um professor numa escola pública é tão privado como um professor numa escola particular. Nesse sentido, o Estado estará sempre dependente dos privados (as pessoas) para garantir os seus serviços.
Socialismo

Porque não sou socialista /premium

3888
A simples condição de “não socialista” parece estar tocada pela lepra e merecer um cordão sanitário. É pois tempo de dizer que não sou socialista porque já fui socialista e sei o que isso significa.
Política

"Precisamos de sociais-democratas não socialistas"

719
No lançamento do Movimento 5.7, falou-se de direita e do "espaço não socialista". Conservadores e liberais uniram as suas vozes num encontro que não podia terminar sem uma indireta a Rui Rio.
Liberalismo

Por uma alternativa política

409
Vivemos contentes com crescimentos poucochinhos, resignados a um aperto económico com que as famílias vivem? Se em 1974 ganhámos a democracia, não estará agora na hora de lutarmos pela liberdade?
Partidos e Movimentos

Seja bem-vinda, "Iniciativa Liberal"

133
Saudamos o Manifesto da Iniciativa Liberal, mesmo não partilhando muitas das suas propostas. Saudamos em especial a defesa do princípio da subsidiariedade, base para a "democratização da democracia".
Liberalismo

Do bairro da Jamaica para o bairro do mundo

1343
Quero, mais que tudo, que o país se livre da discriminação por via da criação de mais oportunidades. Para que todos, à sua medida, no seu bairro ou no Mundo, ajudem a termos uma sociedade mais liberal
Liberalismo

Anthony de Jasay (1925-2019)

Com uma personalidade de trato nem sempre fácil e ideias heterodoxas e politicamente incorrectas, Jasay fez o seu percurso maioritariamente à margem do sistema académico vigente.
Partidos e Movimentos

Uma alternativa à Geringonça

989
As hipóteses eleitorais da Iniciativa Liberal são as de um partido novo sem figuras do sistema politico-mediático nem apoio de um grupo de comunicação como sucede com Santana/Impresa e Ventura/Cofina.
França

Três erros sobre a França dos coletes amarelos /premium

773
Os apelos do costume já não funcionam: nem o medo do “caos”, com que Macron tentou assustar os franceses; nem o medo do “fascismo”, com que as esquerdas se habituaram a inibir as direitas. E agora?
Liberalismo

Os liberais existem e defendem a tourada e a caça /premium

629
Obviamente, não ocorre a Graça Fonseca fazer uma distinção entre as suas opiniões e o exercício do cargo de ministra, o que de resto mostra a sua impreparação para o lugar.
Partidos e Movimentos

Nós, os Liberais

872
Nós que acreditamos nos valores europeus, não devemos defender uma política de imigração e integração que coloque em causa esses valores no longo prazo. Nem que recompense traficantes de seres humanos
Política

Ser Liberal

104
Com uma “coligação” apostada em se agarrar ao poder e não em reformar o país, do PSD não se vislumbra sombra de alternativa, só o CDS tenta fazer oposição. Agora não está sozinho, os liberais chegaram
Liberalismo

The Economist: Os primeiros 175 anos /premium

Os 175 anos de The Economist e os 190 anos de The Spectator ajudam a perceber por que motivo não houve revoluções em Inglaterra nos últimos 329 anos.
Polémica

Carlos César e a falta de contos infantis

A Iniciativa Liberal é o 22º partido político português. Compreendo que seja aborrecido para certas pessoas ou partidos, mas já existimos e viemos para ficar.
Política

Presidente da Iniciativa Liberal demite-se

A polémica com a origem da página do partido no Facebook levou a uma discussão interna na Iniciativa Liberal. Maioria decidiu manter a página. O presidente não concordou e demitiu-se.
Política

Menos Estado, Mais Liberdade

265
O melhor para todos é mais Liberdade, o respeito inalienável pelos direitos fundamentais do indivíduo, e Responsabilidade pelo nosso próprio destino. Sabendo que a natureza humana é falível e volátil.
Liberalismo

Subir a Avenida da Liberdade no 25 de Abril

199
Gostava mais se fôssemos subir a Avenida da Liberdade. Subir para chegar a um Portugal e uma Europa melhores. Subir para que a Liberdade seja individual e plena, e não apenas a tolerada pelo Estado.
Liberalismo

Recusando o tribalismo

Será possível evitar o choque tribal entre populismo e liberalismo iliberal?
Liberalismo

O estado-social é imoral!

1863
A compaixão não se pratica com o dinheiro de terceiros. Quando a responsabilidade individual é menosprezada, a liberdade individual é perdida. Não existe consciência social. A consciência é individual
Pedro Passos Coelho

Quem tem medo de Passos Coelho?

1960
Na história portuguesa, Passos Coelho foi o primeiro chefe de governo que, num ajustamento, não pôde dissimular os cortes com desvalorizações monetárias. Governou com a verdade.
Liberalismo

“O inimigo da verdade não é a mentira, é o mito”

270
O caminho não será fácil, mas com o recente aproximar de posições entre PSD e PS abriu-se uma janela de oportunidade para aqueles que querem uma alternativa real à “geringonça”, mais liberal.
PSD/CDS

Liberais Anónimos

235
Quem pede uma direita pragmática e menos ideológica deseja na verdade reformá-la por dentro, para a tornar mais liberal. É um projecto redutor que amputa a direita da sua tradição e lhe retira votos.
Liberalismo

Posso ser liberal?

693
Posso e devo rebelar-me e continuar a dar testemunho a favor de um tecido económico desencostado do Estado e subsídio-imune, contra um Orçamento do Estado que adia a resolução de problemas estruturais
Liberalismo

Dos liberais e do papel do Estado

121
A natureza da nossa democracia impõe que o número de polegadas na televisão de ecrã plano do funcionário público se sobrepõe ao número de mortos à espera de uma cirurgia ou noutra qualquer tragédia.
Comunismo

“O comunismo já não existe"

150
Historiador do comunismo, David Priestland foca agora a sua atenção no liberalismo económico. Nos 100 anos da Revolução de Outubro, o professor de Oxford falou sobre o passado soviético e não só.
Política

Não há nenhum trauma com a direita

320
Façam lá o que entenderem com o PSD, mas saibam que não só há direita por cá como há um magote de gente pouco ideológica que vota sem nenhum problema num partido de direita se o líder for convincente
Liberalismo

Imposto é roubo!

2671
A lógica do poder é inexorável e o Estado cobrará sempre mais e mais impostos. É necessário pois um sobressalto de desobediência civil e de objecção de consciência.
Conversas à Quinta

Afinal como foi a nossa última guerra civil?

8 de Julho de 1832: D. Pedro IV desembarca no Mindelo. 24 de Julho de 1834: os liberais entram em Lisboa. Os miguelistas estão derrotados e o país mudará radicalmente. Foi a nossa última guerra civil.
Liberalismo

Filhos do 25 de Abril: radicalmente livres

208
Abertos, livres e com iniciativa, ponderados e moderados, espera-se que deverão emergir da geração política sub-40 aqueles que, sendo de centro, o são militantemente. Os que são radicalmente de centro
Liberdades

Mais liberalismo ou menos socialismo?

145
Para galvanizar a juventude para o liberalismo não basta o "argumento da superioridade moral do individualismo": é necessário remover o incentivo para que depender do salário de Estado seja atraente.
Filosofia Política

Liberalismo, sempre!

496
É necessário restaurar o espírito do Liberalismo Clássico, assumir e divulgar a superioridade moral da defesa das liberdades individuais por contraponto a qualquer das outras alternativas ideológicas.
Conversas à Quinta

1817. Como o liberalismo nasceu torto em Portugal

A "conspiração de 1817" acabou numa noite de execuções que canonizou a expressão "Felizmente há luar". Mas quem era Gomes Freire de Andrade? Um mártir da pátria, arauto do liberalismo, ou um traidor?
Liberalismo

O menor dos problemas de Passos é a CM de Lisboa

1574
O problema do PSD é que não tem coragem, e não tem capacidade, para mobilizar o eleitorado em torno da ideia de um país com mais liberdade, onde o Estado mande menos para a economia poder crescer mais
Holanda

Países liberais são ricos, socialistas são pobres

3994
Se o liberalismo e a prosperidade andam juntos, o socialismo e a pobreza andam de mãos dadas. E esqueçam a retórica socialista. Os partidos socialistas não querem, nunca quiseram, acabar com a pobreza
Ciência

Ciência e a redescoberta do indivíduo

107
Numa visão do mundo mais organicista e menos mecanicista, como a que está a emergir de muitas áreas da ciência, os princípios do liberalismo e da livre iniciativa são mais importantes do que nunca.
Orçamento do Estado

O nosso destino não é só pagar mais impostos

2664
Devíamos estar a discutir o crescimento que andamos a debater novos impostos. Devíamos ver como diminuir o peso do Estado, mas estamos a inventar mais regulamentos. Estamos mesmo condenados à pobreza.
Filosofia Política

Liberalismo, Conservadorismo e Livre Comércio

390
Não só no Reino Unido, mas também a nível europeu e global, a grande batalha dos nossos dias trava-se entre quem defende maior abertura ao mundo e o ressurgimento das velhas ameaças proteccionistas.
Extrema Esquerda

Absurdos: o privilégio da esquerda

839
Não é só na academia que nos impingirem as aldrabices do lado certo da história: alguns jornais ditos de referência parecem panfletos do BE e do PS camuflados e exibem o mesmo (de)amor à verdade.
Filosofia Política

É difícil ser liberal entre jacobinos

585
Sugerir que as questões morais mais desafiadoras têm respostas óbvias e inequívocas dadas pela cartilha jacobina do radicalismo não é só simplista do ponto de vista intelectual: é moralmente bizarro.
Liberalismo

Liberal e de direita

872
Não faltará muito até o desrespeito pela liberdade se tornar questão importante. As esquerdas radicais nunca exercem o poder em vão. É por isso que as tradições liberais são mais importantes que nunca
António Costa

Oxalá fosses frio ou quente

663
Todos, quando teve de ser, cortaram salários e pensões; e todos, quando pôde ser, aumentaram salários e pensões. O que ninguém fez foi afrontar o Estado clientelar que é base do poder da oligarquia.
Cristianismo

Espírito liberal: «viver e deixar viver»

171
O que vemos na deriva ideológica jacobina é a traição ao liberalismo humanista e democrático, à íntima ligação entre direitos humanos fundamentais, Estado de direito democrático e reverência religiosa
Tatuagens

Será este o único primeiro-ministro tatuado?

Nas eleições de 19 de outubro, os Liberais de Justin Trudeau venceram as eleições do Canadá com maioria absoluta. Mas o novo primeiro-ministro está a dar que falar por outra coisa: pela sua tatuagem.
Mundo

Conservadores perdem o poder, liberais com maioria

Os liberais de Justin Trudeau são os grandes vencedores das eleições canadianas. Conservadores já reconheceram a derrota. Os democratas, antiga oposição de esquerda, passam a terceiro partido.
Legislativas 2015

O que devo a Passos Coelho. E o que ele deve a nós

2592
Devo ao primeiro-ministro dois momentos em que soube dizer não e uma teimosia. Ele fica a dever as reformas que não fez e o debate que não houve sobre se queremos ser mais livres ou mais socialistas.
Magna Carta

A Magna Carta, a liberdade antiga e os despotismos

Creio que é em parte esse tipo de preconceito a favor da liberdade que explica o saudável e quase transversal cepticismo que se verifica no Reino Unido relativamente ao rumo da integração europeia.
Atentados de Paris

O nosso modo de vida

284
O “nosso modo de vida” continua a ser agredido por intelectuais, académicos e diletantes que pregam o absoluto relativismo civilizacional, exigindo ao Ocidente que se ajoelhe perante vários exotismos
Carlos Abreu Amorim

Alguém disse liberalismo?

276
Em Portugal chama-se “liberalismo” à necessidade de ter crédito ou de usar os mercados para o crescimento económico, como se só aos “liberais” ocorressem tais opções. Não é debate, é chicana política
Liberalismo

Obviamente, mais liberalismo

492
A afirmação de que tem havido um excesso de liberalismo em Portugal é mais ou menos como dizer que na Suécia se produz demasiado vinho, ou que a esquerda portuguesa é coesa e unida.
Liberalismo

Súmula Liberal (para uso do deputado CAA)

537
Não é importante Carlos Abreu Amorim, que não tem o menor peso intelectual ou político, mas sim o que diz. Porque dá uma oportunidade de ouro para desfazer vários equívocos comuns na cultura pública
Reino Unido

Guerra aberta na coligação do governo britânico

Cameron diz que os liberais estão "sem orientação" enquanto Clegg alega que é impossível cortar e manter serviços públicos tal como estão. Secretário do Tesouro diz que conservadores estão em pânico.
Mundo

"Estamos em apuros por não ter Europa suficiente"

Em entrevista ao Observador, Guy Verhofstadt, ex-primeiro-ministro belga diz que os problemas da Europa não se resolvem com nacionalismos e critica coordenação económica "frouxa" entre os 28.
Mundo

Que jornais preferem os conservadores e liberais?

Um estudo da Pew Research Center explica como é diferente a relação entre conservadores e liberais com a comunicação social, nos EUA. Os conservadores confiam menos e preferem a Fox News.
Liberalismo

Leonard Liggio: uma vida dedicada à liberdade

No mundo académico e dos think-tanks - um meio propício a que tantas figuras menores se coloquem em bicos de pés - Liggio distinguiu-se sempre pela sua generosidade, profundidade e sentido de justiça.
Liberalismo

Virtudes liberais

Num país onde muitas vezes as coisas não são o que parecem, um governo de direita praticou as virtudes que a esquerda apregoa; e um governo socialista seguiu o pior da suposta via “neo-liberal”
A página está a demorar muito tempo.