457kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Liberalismo

Democracia

O projecto liberal numa encruzilhada

Este livro de Fukuyama é uma bem articulada defesa do projecto liberal. E deixa um aviso realista: o liberalismo é preciso porque as nossas democracias liberais nunca foram tão culturalmente diversas.
Liberalismo

Os riscos morais dos liberalismos de pacotilha

Desconfiemos de quem, em nome do liberalismo e negando o pluralismo que é a sua marca essencial, apresenta nas suas cartilhas a prescrição de paliativos para todos os problemas sociais.
Política

Os liberais precisam dos conservadores

Sem respeito e compreensão do passado, as democracias reduzem-se a uma conquista tecnológica sem fundamentos nem objectivos. Se ignorarmos a diversidade da pessoa, o poder político torna-se imparável.
Democracia

Liberalismo e os seus descontentes

Sobre um excelente livro de Fukuyama e os sérios desafios à democracia liberal, livro onde se sustenta que os ataques da direita e da esquerda iliberais contra a disposição liberal têm um fundo comum.
Liberalismo

Liberal e ambidestra

Por ser liberal posso argumentar convictamente a favor da eutanásia ou da liberalização da cannabis, com uma visão bem diferente do Bloco de Esquerda
Política

Liberais e Conservadores

O liberalismo terá, então, assinaláveis vantagens em aproximar-se do realismo político conservador, do mesmo modo que, noutras matérias, o conservadorismom ganhará em aproximar-se do liberalismo.
Liberalismo

E se um dia todos os partidos forem liberais?

Há liberais de direita e de esquerda como também existem socialistas de esquerda e de direita. Assistimos à recuperação de uma distinção histórica. Futuramente, direita e esquerda podem ser só liberais
Liberalismo

Socialismo e a dimensão social no liberalismo

Quanto ao delírio, à libertinagem das novas causas ditas societais, cavalgadas e promovidas pelos órfãos do marxismo, com as quais muitos liberais incautos se confundem, nada têm de liberalismo.
Liberalismo

Vem aí o diabo?

Os países mais liberais não o são em estado puro. Não aspiro a viver num país liberal, mas num país mais liberal
Legislativas 2022

O Liberalismo funciona e faz falta

Todo o socialismo tem promovido pobreza, nivelando por baixo as sociedades. Só com o liberalismo os incentivos serão aqueles que podem gerar riqueza e oportunidades que nivelem uma comunidade por cima
Legislativas 2022

O único debate

O liberalismo e a social-democracia partilham um universo comum, constituindo-se como pontos de vista diversos sobre esse universo. O socialismo representa, pelo seu lado, um outro universo.
Legislativas 2022

O lado social do Liberalismo

Os liberais têm preocupações sociais. Basta pensar nas ideias liberais sobre crescimento económico, educação, saúde, segurança social, e inclusão social. Não têm é uma visão estatista ou estatizante.
Estado

Liberalismo de Esquerda

Para os liberais sociais o Estado não deve ser necessariamente o único fornecedor de serviços de transporte, saúde ou educação, mas tem que garantir que todos têm acesso aos mesmo tipo de serviços.
Fiscalidade

Que fiscalidade para as legislativas?

Da Alemanha vem o exemplo da recente coligação do SPD com os liberais do FDP, que demonstra que o centro esquerda não tem de ser avesso, antes pelo contrário, a políticas fiscais liberais.
Resposta Pronta

IL. Críticos internos? "Não podemos agradar todos"

Entrevista a Carla Castro, da Comissão Executiva da IL, na Convenção Nacional do partido. Responde às críticas: a Convenção é "aberta a todos". Regras de saúde "abusivas", mas são para respeitar.
Liberalismo

Adormecer democrata-cristão e acordar liberal

O liberalismo clássico, que a IL diz seguir, para diferenciar dos neoclássicos, teve uma função e um tempo determinados. Foi porque falhou é que o marxismo se insinuou depois nos países desenvolvidos.
Oficina da Liberdade

A traição moral de Anacleto

São traidores aos olhos inquisidores do trotskista aburguesado pelas poltronas aveludadas do Banco de Portugal os que gritam que o rei economista-planificador-social vai nu e que essa nudez é imoral.
Oficina da Liberdade

A traição política de Anacleto

Toda a gente apareceu para votar e toda a gente votou nos comunistas. Como não gostar do sufrágio universal nestes casos? Não são os votos que contam, mas quem conta os votos.
Autárquicas 2021

Liberalismo e poder local

Sigam o exemplo extraordinário da presidente da Comunidade de Madrid, que anunciou esta semana que, já em 2022, todos os impostos cobrados pelo organismo a que preside serão extintos.
Oficina da Liberdade

A traição histórica de Anacleto

A traição dos liberais aparenta ter sido mais ao Socialismo que ao Liberarismo e só se justifica para quem considere que o verdadeiro Liberalismo é o Socialismo, uma óbvia contradição de termos.
Política

Comunismo e liberalismo

O objectivo de qualquer governo deveria ser acabar com a necessidade dos seus cidadãos receberem apoios sociais, garantindo que o Estado regula as actividades sem regular as escolhas individuais.
Política

O liberalismo é para Homens

Em última análise, a escolha entre liberalismo e socialismo depende da visão que se tenha do Homem, de que tipo de bicho seja.
Liberalismo

O ataque de Louçã à Iniciativa Liberal

Tudo o que Francisco Louçã faz é política e para ele os liberais acabam, inevitavelmente, a apoiar ditaduras fascistas. Só uma mente Marxista-Leninista poderia defender uma tese tão absurda e falsa.
Política

O futuro é de quem o ouve chegar

Está na altura de abandonar o passado, guardando na memória as suas lições, mas não permitir mais que este continue a definir o medo que ainda temos da mudança e do progresso.
Iniciativa Liberal

Pós-liberalismo ou captura das ideias?

A suprema ironia é que a existência de um partido liberal, mesmo tendo na AR um único deputado, mas capaz de gerir bem a sua presença mediática, afastou das ideias liberais partidos como o CDS e o PSD
Iniciativa Liberal

Açores. IL quer "respostas ao socialismo"

O deputado único da Iniciativa Liberal dos Açores considera que é "importante, fundamental mesmo, que esta coligação PSD, CDS e PPM, saiba dar respostas ao socialismo".
Política

Em defesa do ideal liberal

Acredito numa sociedade aberta, com uma sólida economia de mercado e com um estado social realmente eficaz. Uma sociedade que invista nos cidadãos, sabendo que, estes sim, são o nosso bem mais valioso
Política

In defence of the liberal ideal

I believe in an open society, with a robust market economy and an effective social welfare state. A society that invests in its citizens, knowing that they are our most valuable asset.
Economia

É p’ra amanhã!

Está na hora de permitir que qualquer Português nascido no ano 2000 possa viver e trabalhar num país vibrante do ponto de vista económico, numa sociedade justa e coesa e sem ser esmagado por impostos.
Liberalismo

Máxima liberdade, máxima responsabilidade

A IL defende, sem qualquer dúvida, um Estado forte. Mas forte não significa gordo nem pesado, muito menos, autoritário. Um Estado forte deve ser transparente, regulador e, acima de tudo, eficiente.
António Costa

O Sr. PM não entende nada sobre o liberalismo

O que os liberais não defendem é um Estado que ameace a liberdade individual, a independência dos tribunais ou um sistema onde as elites políticas têm acesso a serviços que os outros cidadãos não têm.
Saúde

Os liberais e o Serviço Nacional de Saúde

A actual pandemia provou que a saúde deve ser gerida de forma independente e racional, procurando ter no centro da decisão um único factor: o melhor interesse do doente.
António Costa

Capitalismo

Costa, matreiro e manhoso, sabe que tal tragédia carece de um alibi - o "neoliberalismo" - para ocultar a sua impreparação para lidar com momentos de crise e a sua incompetência para governar Portugal
Estados Unidos da América

Ronald Reagan, o conservador liberal

Reagan não era um intelectual, mas era inteligente; não era um pensador, mas pensava. De resto, os intelectuais nem sempre são inteligentes e muitos não chegam sequer a pensar.
Política

Portugal na puberdade da democracia 

Está mais do que provado que o modelo económico socialista não funciona. É um modelo que nivela por baixo e a bandeira da igualdade é hoje obrigatória em qualquer modelo político moderado.
Política

O futuro da Terra devia estar nas nossas mãos

Em vez de uma normal tributação sobre o carbono lançado para a atmosfera, porque não devolver a receita fiscal desse imposto aos cidadãos?
Liberalismo

Portugal precisa de mais liberdade

O lançamento oficial do Instituto +Liberdade constitui um marco importante para um país economicamente estagnado há mais de duas décadas e crescentemente enredado numa teia de estatismo e rentismo.
Estado

A função pública e os papões liberais

Defender funcionários públicos motivados não é socialismo, aliás, aquilo a que temos assistido nas governações socialistas é a contínua desmotivação destes profissionais.
Liberalismo

Geração desenrasca

Já nos chamaram “Geração Rasca” e “Geração à rasca”. Creio que dez anos depois desta última somos agora “Geração Desenrasca”. Somos nós, os jovens, e cá nos vamos desenrascando.
Presidenciais 2021

Presidenciais: o paradoxo da prosperidade

Não deixa de ser paradoxal que o sistema económico liberal, que mais permitiu à civilização prosperar e que, por isso, mais cidadãos tirou da pobreza seja olhado tão negativamente e tão combatido seja
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.