Liberalismo

Liberalismo

Subir a Avenida da Liberdade no 25 de Abril

199
Gostava mais se fôssemos subir a Avenida da Liberdade. Subir para chegar a um Portugal e uma Europa melhores. Subir para que a Liberdade seja individual e plena, e não apenas a tolerada pelo Estado.
Liberalismo

Recusando o tribalismo

Será possível evitar o choque tribal entre populismo e liberalismo iliberal?
Liberalismo

O estado-social é imoral!

1.863
A compaixão não se pratica com o dinheiro de terceiros. Quando a responsabilidade individual é menosprezada, a liberdade individual é perdida. Não existe consciência social. A consciência é individual
Pedro Passos Coelho

Quem tem medo de Passos Coelho?

1.960
Na história portuguesa, Passos Coelho foi o primeiro chefe de governo que, num ajustamento, não pôde dissimular os cortes com desvalorizações monetárias. Governou com a verdade.
Liberalismo

“O inimigo da verdade não é a mentira, é o mito”

270
O caminho não será fácil, mas com o recente aproximar de posições entre PSD e PS abriu-se uma janela de oportunidade para aqueles que querem uma alternativa real à “geringonça”, mais liberal.
PSD/CDS

Liberais Anónimos

235
Quem pede uma direita pragmática e menos ideológica deseja na verdade reformá-la por dentro, para a tornar mais liberal. É um projecto redutor que amputa a direita da sua tradição e lhe retira votos.
Liberalismo

Posso ser liberal?

693
Posso e devo rebelar-me e continuar a dar testemunho a favor de um tecido económico desencostado do Estado e subsídio-imune, contra um Orçamento do Estado que adia a resolução de problemas estruturais
Liberalismo

Dos liberais e do papel do Estado

121
A natureza da nossa democracia impõe que o número de polegadas na televisão de ecrã plano do funcionário público se sobrepõe ao número de mortos à espera de uma cirurgia ou noutra qualquer tragédia.
Comunismo

“O comunismo já não existe"

150
Historiador do comunismo, David Priestland foca agora a sua atenção no liberalismo económico. Nos 100 anos da Revolução de Outubro, o professor de Oxford falou sobre o passado soviético e não só.
Política

Não há nenhum trauma com a direita

320
Façam lá o que entenderem com o PSD, mas saibam que não só há direita por cá como há um magote de gente pouco ideológica que vota sem nenhum problema num partido de direita se o líder for convincente
Liberalismo

Imposto é roubo!

2.671
A lógica do poder é inexorável e o Estado cobrará sempre mais e mais impostos. É necessário pois um sobressalto de desobediência civil e de objecção de consciência.
Conversas à Quinta

Afinal como foi a nossa última guerra civil?

8 de Julho de 1832: D. Pedro IV desembarca no Mindelo. 24 de Julho de 1834: os liberais entram em Lisboa. Os miguelistas estão derrotados e o país mudará radicalmente. Foi a nossa última guerra civil.
Liberalismo

Filhos do 25 de Abril: radicalmente livres

209
Abertos, livres e com iniciativa, ponderados e moderados, espera-se que deverão emergir da geração política sub-40 aqueles que, sendo de centro, o são militantemente. Os que são radicalmente de centro
Liberdades

Mais liberalismo ou menos socialismo?

145
Para galvanizar a juventude para o liberalismo não basta o "argumento da superioridade moral do individualismo": é necessário remover o incentivo para que depender do salário de Estado seja atraente.
Filosofia Política

Liberalismo, sempre!

496
É necessário restaurar o espírito do Liberalismo Clássico, assumir e divulgar a superioridade moral da defesa das liberdades individuais por contraponto a qualquer das outras alternativas ideológicas.
Conversas à Quinta

1817. Como o liberalismo nasceu torto em Portugal

A "conspiração de 1817" acabou numa noite de execuções que canonizou a expressão "Felizmente há luar". Mas quem era Gomes Freire de Andrade? Um mártir da pátria, arauto do liberalismo, ou um traidor?
Liberalismo

O menor dos problemas de Passos é a CM de Lisboa

1.580
O problema do PSD é que não tem coragem, e não tem capacidade, para mobilizar o eleitorado em torno da ideia de um país com mais liberdade, onde o Estado mande menos para a economia poder crescer mais
Holanda

Países liberais são ricos, socialistas são pobres

4.001
Se o liberalismo e a prosperidade andam juntos, o socialismo e a pobreza andam de mãos dadas. E esqueçam a retórica socialista. Os partidos socialistas não querem, nunca quiseram, acabar com a pobreza
Ciência

Ciência e a redescoberta do indivíduo

109
Numa visão do mundo mais organicista e menos mecanicista, como a que está a emergir de muitas áreas da ciência, os princípios do liberalismo e da livre iniciativa são mais importantes do que nunca.
Orçamento do Estado

O nosso destino não é só pagar mais impostos

2.671
Devíamos estar a discutir o crescimento que andamos a debater novos impostos. Devíamos ver como diminuir o peso do Estado, mas estamos a inventar mais regulamentos. Estamos mesmo condenados à pobreza.
Filosofia Política

Liberalismo, Conservadorismo e Livre Comércio

393
Não só no Reino Unido, mas também a nível europeu e global, a grande batalha dos nossos dias trava-se entre quem defende maior abertura ao mundo e o ressurgimento das velhas ameaças proteccionistas.
Extrema Esquerda

Absurdos: o privilégio da esquerda

839
Não é só na academia que nos impingirem as aldrabices do lado certo da história: alguns jornais ditos de referência parecem panfletos do BE e do PS camuflados e exibem o mesmo (de)amor à verdade.
Filosofia Política

É difícil ser liberal entre jacobinos

587
Sugerir que as questões morais mais desafiadoras têm respostas óbvias e inequívocas dadas pela cartilha jacobina do radicalismo não é só simplista do ponto de vista intelectual: é moralmente bizarro.
Liberalismo

Liberal e de direita

877
Não faltará muito até o desrespeito pela liberdade se tornar questão importante. As esquerdas radicais nunca exercem o poder em vão. É por isso que as tradições liberais são mais importantes que nunca
António Costa

Oxalá fosses frio ou quente

684
Todos, quando teve de ser, cortaram salários e pensões; e todos, quando pôde ser, aumentaram salários e pensões. O que ninguém fez foi afrontar o Estado clientelar que é base do poder da oligarquia.
Cristianismo

Espírito liberal: «viver e deixar viver»

172
O que vemos na deriva ideológica jacobina é a traição ao liberalismo humanista e democrático, à íntima ligação entre direitos humanos fundamentais, Estado de direito democrático e reverência religiosa
Tatuagens

Será este o único primeiro-ministro tatuado?

Nas eleições de 19 de outubro, os Liberais de Justin Trudeau venceram as eleições do Canadá com maioria absoluta. Mas o novo primeiro-ministro está a dar que falar por outra coisa: pela sua tatuagem.
Mundo

Conservadores perdem o poder, liberais com maioria

Os liberais de Justin Trudeau são os grandes vencedores das eleições canadianas. Conservadores já reconheceram a derrota. Os democratas, antiga oposição de esquerda, passam a terceiro partido.
Legislativas 2015

O que devo a Passos Coelho. E o que ele deve a nós

2.592
Devo ao primeiro-ministro dois momentos em que soube dizer não e uma teimosia. Ele fica a dever as reformas que não fez e o debate que não houve sobre se queremos ser mais livres ou mais socialistas.
Magna Carta

A Magna Carta, a liberdade antiga e os despotismos

Creio que é em parte esse tipo de preconceito a favor da liberdade que explica o saudável e quase transversal cepticismo que se verifica no Reino Unido relativamente ao rumo da integração europeia.
Atentados de Paris

O nosso modo de vida

286
O “nosso modo de vida” continua a ser agredido por intelectuais, académicos e diletantes que pregam o absoluto relativismo civilizacional, exigindo ao Ocidente que se ajoelhe perante vários exotismos
Carlos Abreu Amorim

Alguém disse liberalismo?

280
Em Portugal chama-se “liberalismo” à necessidade de ter crédito ou de usar os mercados para o crescimento económico, como se só aos “liberais” ocorressem tais opções. Não é debate, é chicana política
Liberalismo

Obviamente, mais liberalismo

499
A afirmação de que tem havido um excesso de liberalismo em Portugal é mais ou menos como dizer que na Suécia se produz demasiado vinho, ou que a esquerda portuguesa é coesa e unida.
Liberalismo

Súmula Liberal (para uso do deputado CAA)

541
Não é importante Carlos Abreu Amorim, que não tem o menor peso intelectual ou político, mas sim o que diz. Porque dá uma oportunidade de ouro para desfazer vários equívocos comuns na cultura pública
Reino Unido

Guerra aberta na coligação do governo britânico

Cameron diz que os liberais estão "sem orientação" enquanto Clegg alega que é impossível cortar e manter serviços públicos tal como estão. Secretário do Tesouro diz que conservadores estão em pânico.
Mundo

"Estamos em apuros por não ter Europa suficiente"

Em entrevista ao Observador, Guy Verhofstadt, ex-primeiro-ministro belga diz que os problemas da Europa não se resolvem com nacionalismos e critica coordenação económica "frouxa" entre os 28.
Mundo

Que jornais preferem os conservadores e liberais?

Um estudo da Pew Research Center explica como é diferente a relação entre conservadores e liberais com a comunicação social, nos EUA. Os conservadores confiam menos e preferem a Fox News.
Liberalismo

Leonard Liggio: uma vida dedicada à liberdade

101
No mundo académico e dos think-tanks - um meio propício a que tantas figuras menores se coloquem em bicos de pés - Liggio distinguiu-se sempre pela sua generosidade, profundidade e sentido de justiça.
Liberalismo

Virtudes liberais

Num país onde muitas vezes as coisas não são o que parecem, um governo de direita praticou as virtudes que a esquerda apregoa; e um governo socialista seguiu o pior da suposta via “neo-liberal”

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

Detalhes da assinatura

Acesso ilimitado a todos os artigos do Observador, na Web e nas Apps, até três dispositivos.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Inicie a sessão

Ou registe-se

Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)