Lucy Pepper

Colunista

Apaixonei-me por Portugal em 1991, numa visita de estudo com o meu curso de belas artes. Vivo cá desde 1999. Sou ilustradora, artista plástica, cartoonista, animadora, autora e “trollologista”, entre outras coisas. Escrevi dois livros, Eat Portugal (Caderno 2011, co-autora Célia Pedroso) e O Livro das Receitas Nojentas (Guerra e Paz 2006) e as minhas ilustrações têm sido publicadas em várias publicações portuguesas (incluindo Público – suplementos Kulto e Inimigo Público, Pais e Filhos, Atlântico, e Expresso). Fui a fundadora e directora da revista experimental online, Papel, em 2013 e tenho registado online a minha visão britânica de Portugal desde 2003. O meu site: lucypepper.com I fell in love with Portugal in 1991, while on an art school field trip and have lived here since 1999. I am an illustrator, artist, cartoonist, animator, writer and trollologist, amongst other things. I have published two books, Eat Portugal (Caderno 2011, co-author Célia Pedroso) and O Livro das Receitas Nojentas (Guerra e Paz 2006) and my illustrations have appeared in various Portuguese publications (including Público, Pais e Filhos, Atlântico, and Expresso). I created headed the online magazine experiment, Papel, in 2013 and have been cataloguing this British view of Portugal online since 2003. My site: lucypepper.com

Artigos publicados

Crónica

Apanhada outra vez pela Eurovisão

979
Lisboa vai ser anfitriã da Eurovisão para o ano, e comecei a pensar em quem, entre os suspeitos do costume, será escolhido como pivô. Estou à espera de um double act de Marcelo e de Goucha.
Caso Maddie

A culpa é sempre dos estrangeiros

224
No caso Maddie, a xenofobia e a ignorância cultural têm contaminado toda a discussão em Portugal e em Inglaterra. É estranho que tal suceda com duas nações aliadas há tantos séculos.
Crónica

Uma Carta para o Guardian/Observer sobre Lisboa

616
O Guardian atribui a corrente renovação de Lisboa a António Costa. Quem é que em Portugal fazia ideia de que o actual primeiro ministro era o único responsável por este milagre económico?
Lisboa

Lisboa à venda: de quem é a culpa?

1656
É complicado que esta seja uma cidade em que vivem pessoas com ideias fantásticas, e outras com enorme poder, todos a olhar enquanto Olisipo arde e uma paródia dela própria renasce das cinzas.
Crónica

O síndroma do especialista

524
Em Portugal, se alguma pessoa é especialista em alguma coisa (pode ser um neurocirurgião ou um varredor de ruas), essa pessoa é a única pessoa autorizada a conhecer qualquer facto ligado à sua área.
Crónica

Você é mais privilegiado do que eu?

226
Para os adeptos da teoria do "privilégio", devíamos passar o tempo a contabilizar as desvantagens históricas do grupo a que pertencemos, e a compará-las com as dos outros, para saber quem vale mais.
Crónica

Um paradoxo

238
A procura constante de criatividade está a dar cabo da indústria criativa. A criatividade nunca morrerá, claro… é da natureza humana sermos criativos, mas a indústria criativa é bem capaz de morrer.
Crónica

Azar em Lisboa

720
Lisboa é ainda em larga medida um mercado emergente para turistas. Uma má experiência pode ser suficiente para não voltarem e recomendarem aos seus amigos que não venham.
Crónica

Admirável gatinho novo

236
Os gatinhos e as outras tretas constituem uma força imparável na internet. Estão a fazer tudo declinar para o menor denominador comum, e hoje é o menor denominador comum que mantém vivos os media.
Crónica

O mórbido triunfo do futebol

449
No desastre aéreo da Colômbia, só os jogadores de futebol tiveram direito a ser história. Ficou assim mais uma vez demonstrado o domínio do futebol sobre tudo o mais na nossa sociedade.
Crónica

Também tem um bieberino em casa?

131
Que se passa na cabeça dos pais que deixam as filhas e os filhos acamparem dias e noites ao pé das salas de concerto, tal como vimos na semana passada no Meo Arena, por causa do Justin Bieber?
Assédio Sexual

Não, a Cristina não andava a pedi-las

2402
Quando a Cristina Ferreira denuncia o assédio sexual de que terá sido vítima, a imprensa devia tratar o caso seriamente, e não ilustrar a notícia com frases brejeiras e fotos ousadas.
Web Summit

Web Summit não vai fazer acontecer nada em Lisboa

752
Os sonhos do governo sobre os enormes benefícios que vamos tirar da Web Summit nunca passarão de sonhos. Para Lisboa, a Web Summit nunca significará nada a não ser mais turismo em Novembro.
Lisboa

O Web Summit não é em Lisboa, mas na Lisboalândia

716
Já não vale a pena preocuparmo-nos com a possibilidade de Lisboa se tornar um parque temático, porque Lisboa já é um parque temático, uma grande feira popular para os turistas.
Algarve

Onde fica o Algarve dos turistas?

281
Acho o Algarve das praias e do turismo muito estranho. Parece-me um país à parte, uma cidade fantasma cheia de estrangeiros, muitos deles britânicos como eu -- ou talvez não como eu.
Turismo

Lisboa em Agosto -- Parte 4

A saga da Lisboa turística em Agosto chega ao fim. Com uma baixa, ou aliás, com várias baixas. Uma crónica em banda desenhada sobre uma cidade em mudança.
Crónica

Lisboa em Agosto -- Parte 3

Continua a saga em banda desenhada da nova vida que o turismo trouxe a Lisboa. As coisas que desapareciam existem agora em abundância.
Lisboa

Lisboa em Agosto -- Parte 2

Continua a saga do turismo em Lisboa no mês de Agosto: há quem faça dinheiro, mas algumas coisas estão a desaparecer. Uma crónica em banda desenhada.
Crónica

Lisboa em Agosto

270
Lisboa em Agosto está cheia de turistas, mas (ainda) não é só dos turistas. Uma crónica em banda desenhada.
Brexit

Três dias depois do Brexit

116
Muitas pessoas, nunca saberemos quantas, escolheram “sair” apenas como um voto de protesto, e estão agora em choque por causa dos resultados.
A página está a demorar muito tempo.