771kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Nuno Brito Jorge

Convidado

Artigos publicados

Ambiente

Lavar a imagem de qualquer cor

Infelizmente este problema do desencontro entre o que as marcas dizem e fazem vai muito além do greenwashing. Também já é frequente ouvir outros termos como "Social Washing”.
Energia

Os cidadãos no Plano Nacional de Energia e Clima

Uma das (boas) medidas do PNEC é querer atualizar o enquadramento legal do autoconsumo para que, por fim, seja permitida a partilha pelos inquilinos da energia produzida no telhado de um mesmo prédio.
Web Summit

Sobre estar no Web Summit

Todos os anos passear nos corredores do Web Summit é algo muito semelhante a andar nos passeios da quinta avenida em Nova Iorque. Este ano houve mesmo momentos “times square”.
Governo

Uma agenda para o novo sec. de Estado da Energia

O setor energético, no consumo como na mobilidade, precisa de acelerar a descarbonizaçãoe, sobretudo, assumir o caminho da democratização, tomando como maior interesse o do o consumidor final.
Petróleo

Tenho carro e sou contra a exploração de petróleo

Na discussão sobre a exploração de petróleo há um conjunto de argumentos que normalmente ouvimos de quem a defende que, à primeira vista, até podiam ser válidos mas dificilmente são.
Igualdade de Género

Senhoras, mãos à obra!

Se a democratização da economia é o grande objetivo, o equilíbrio de género é o maior benefício colateral das finanças alternativas.
Energia Solar

A revolução vai acontecer nos telhados dos outros

É legítimo perguntar: “Se o investimento é assim tão bom, porque é que não está o país cheio de painéis nas coberturas?”. É também uma pergunta que me assaltava em cada aterragem de avião em Portugal?
Inovação

Vivemos mesmo na era da economia da partilha?

Este Inverno tivemos uma casa de férias ao custo de um “muito obrigado” e duas garrafas de vinho português. Também já confirmámos a disponibilidade do nosso apartamento no verão para um casal francês.
Alterações Climáticas

A caminho da COP22

Os países “desenvolvidos” entendem que os “em desenvolvimento” já devem ter objetivos vinculativos de emissões de CO2, estes dizem que então os objetivos de financiamento também devem ser vinculativos
Energia

107 horas para os cidadãos

Portugal esteve quatro dias a viver apenas à custa de energia renovável. Poucos serão, ou nenhum mesmo, os países que se podem orgulhar de tal feito.
Energia

A culpa é das renováveis?

Enquanto outras fontes de energia ou distribuidores irão manter elevados custos, as renováveis vão contribuir para reduzir dos custos da energia na rede, como fazem já em autoconsumo. E a curto prazo.
Energia

Quando é que as renováveis deixaram de ser “sexy”?

Com a entrada em vigor do regime do autoconsumo, em que cada um pode produzir a sua própria eletricidade, já nem o argumento dos “subsídios” se pode utilizar contra as renováveis.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.
Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos