Caros membros da Associação de Futebol de Braga,
Recentemente foi tomada a decisão de acabar com o limite de substituições nos escalões de formação.
Se a ideia é dar mais tempo de jogo aos atletas e que, acima de tudo, se promova uma maior formação em campo dos atletas, a mesma medida não faz sentido em escalões como juvenis e juniores.
Nos iniciados é aceitável que a mudança seja feita de forma gradual.
É o primeiro ano em futebol 11 e com novas regras como o limite de jogadores inscritos por jogo e o limite de 3 tempos de substituições.
Alguns dos atletas saltam diretamente do futebol 7 para o futebol 11.
É necessário criar bases e dar tempo de adaptação para os atletas entenderem as diferenças entre o futebol 7 e o futebol 11. Nesse sentido, compreende-se que haja essa abertura para não limitar o número de substituições, mas que se mantenha os 3 tempos para as fazer assim como o limite de jogadores inscritos para cada jogo.
Nos escalões de juvenis e juniores essa medida não se justifica e é descabida.
Nestes dois escalões os atletas já têm noção da realidade do futebol 11 e a competição é diferente e mais exigente. Por isso, é desejável que as medidas sejam também proporcionais aos escalões.
Referir que há atletas destes escalões que podem competir pelas equipas seniores. É importante que se prepare os atletas também para essas ocasiões.
O fim da limitação das substituições pode ainda trazer outros problemas.
Estamos a passar uma imagem de facilitismo e de que qualquer um pode jogar.
As coisas não são nem podem funcionar nesse sentido.
Se realmente queremos formar mais e melhores atletas temos de passar uma mensagem de conforto, mas, mais do que isso, de exigência e de compromisso.
Sabemos que cabe aos treinadores incutir o sentido de responsabilidade, entrega, compromisso e a capacidade de desenvolvimento pessoal e coletivo.
No entanto, estas medidas passam uma mensagem contrária e, por outro lado, criará mais um conflito entre os treinadores e os pais dos atletas.
Convém perceber que os pais querem sempre que o seu filho jogue, independentemente de ter ou não qualidade.
Também é verdade que há pais e familiares que são conflituosos quando os filhos e familiares não jogam.
Esta medida será mais uma arma para os pais e familiares usarem contra as equipas técnicas.
Há outro aspeto que importa falar e refletir. Será que os treinadores irão mesmo aderir às substituições ilimitadas? Não me parece.
Quando se chega a este patamar os treinadores gostam de criar o seu 11 base de forma a conseguir criar rotinas e, com isso, ter uma maior capacidade para competir por títulos e outros objetivos.
Penso que a AF Braga tem coisas mais prioritárias com as quais se deve preocupar e olhar seriamente para promover uma maior verdade desportiva.
Uma das coisas que considero importante rever é a permissão de jogadores inscritos nas equipas A poderem jogar nas equipas B.
Só para se ter a noção, um clube pode ter 2 equipas inscritas no mesmo escalão em séries diferentes. O que acontece é que quando a equipa B precisa de pontos, os treinadores podem usar os jogadores da equipa A que, por norma, têm melhor qualidade e/ou jogam em divisões acima.
Isso desvirtua a competição e não beneficia a verdade desportiva.
É possível combater isso? Claro que é! Tem é de haver vontade e coragem!
Se for obrigatório inscrever os 2 plantéis e impedir que os jogadores possam jogar pela outra equipa, a competição terá mais seriedade e verdade.
É fácil de fiscalizar isso. Os clubes inscrevem os plantéis de ambas as equipas.
Da mesma forma que se verificam os castigos e irregularidades em cada jornada, também é possível fiscalizar se jogadores da equipa A jogaram pela equipa B.
Se essa situação acontecer, os clubes devem ser alvo de sanções exemplares.
Por último, mas não menos importante, é fundamental a promoção de mais e melhores formações para dirigentes, treinadores e árbitros.
Muitas vezes não se verifica uma boa qualidade e formação dos vários intervenientes desportivos.
Não podemos só exigir mais dos treinadores, dirigentes e árbitros.
É preciso dar ferramentas para que essa exigência seja acompanhada de uma formação contínua e de qualidade ajustada às várias realidades.