O Dia Mundial da Conservação da Natureza, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), que se celebrou a 28 de julho, evoca a defesa da Natureza e está intimamente ligado à história do movimento associativo ambiental, uma vez que se comemora na mesma data da fundação da Liga para a Proteção da Natureza, que se assinalou pela primeira vez a 28 de julho de 1948.
Por outro lado, este dia marca o reconhecimento governamental relativamente ao papel desempenhado pelas ONGA nacionais no que diz respeito ao conhecimento e apoio técnico e científico associados ao mundo natural, à defesa da natureza e à sensibilização e formação da população.
Naturalmente, pelos princípios que sempre a nortearam, a Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA) assinala a importância de conservar a Natureza, não apenas no dia 28 de julho, como também ao longo de todo o ano com o trabalho que tem desenvolvido junto das comunidades.
Só se preserva aquilo que se ama e só se ama aquilo que se conhece. Este é o mote para o trabalho desenvolvido pela ASPEA ao longo de mais de 30 anos de existência: aproximar as comunidades das questões ambientais e sociais atuais, promover o conhecimento e, acima de tudo, envolver os cidadãos na procura de soluções. Neste sentido, a ASPEA tem atuado tanto na vertente ambiental, como na vertente da cidadania, desenvolvendo projetos nacionais e internacionais que abordam, de forma mais ou menos direta, a conservação da Natureza, em diferentes temáticas ambientais.
No âmbito das florestas e através da implementação dos projetos “MeetYourForest” e “CareForest”, a atuação da ASPEA tem como objetivo o incremento da consciência pública relativamente às ameaças atuais à floresta, que comprometem a sua preservação e perpetuação. Por considerarmos fundamental o envolvimento de todos os cidadãos na criação de um movimento global contra a perda da biodiversidade, a desertificação acelerada dos solos e o agravamento da crise climática, promovemos um conhecimento mais aprofundado dos processos biológicos e da complexidade ecológica inerente a estes ecossistemas, confiantes de que as pequenas mudanças vão surgindo e que uma nova consciência vai crescendo, mais interventiva e proativa, ao nível da defesa das florestas e da conservação da Natureza
Apenas através do equilíbrio entre o Homem e o Ambiente será possível ultrapassar as ameaças atuais ao nosso planeta. No projeto “Vamos Cuidar do Planeta!”, os jovens são desafiados a identificar os problemas ambientais nas suas comunidades e a propor soluções concretas, corresponsabilizando-se pela alteração de comportamentos tendo em vista a proteção do Ambiente. Desta forma, são adquiridas competências em questões socioambientais e fortalecidas capacidades de atuação.
Numa era em que a população mundial está a aumentar a uma velocidade sem precedentes, o consumo per capita está, igualmente, a aumentar. Para responder a esta demanda, a produção alimentar, nomeadamente a agricultura, tem ficado cada vez mais industrializada, trazendo graves consequências para o Ambiente. O projeto “FoodLab”, pretende promover a agricultura biológica e sustentável.
Sabemos que conservar a Natureza não passa apenas por atuar em problemas específicos já identificados e procurar ações que os resolvam, tais como limpezas de praia, ações de reflorestação ou ações de remoção de espécies exóticas invasoras. A conservação da Natureza pressupõe também uma tomada de consciência das ferramentas que estão ao nosso dispor para pressionar os nossos governantes a incluir a Natureza nos pilares fulcrais da sua atuação.