893kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

João Adrião

Convidado

Artigos publicados

Inundações

Carros ardidos, inundações e invenções

Para não ficarmos entregues a extremismos e extremistas (de Trumps a Gretas) há que exigir que os moderados não se escondam com medo de errar, pois isso leva-nos para um poço de onde não é fácil sair.
Incêndios

Por uma unha negra

O risco de nova tragédia está ao virar da esquina. Podia ter sido hoje; de manhã, ao ouvir a rádio, nem acreditava no que estava a ouvir: Na A25 o fogo "lambia" a autoestrada...
Incêndios

A lição da Madeira

Mais uma oportunidade para repararmos no básico: tanta treta - planos, meios, regulamentos, etc. - e tantos milhões, e continuamos a depender dos caprichos do tempo.
Turismo

Turistas, caiam fora!

Os portugueses parecem esquecer-se com facilidade que não vivem num país rico e que o dinheiro não cai do céu. Em 2022, o volume de negócio turístico foi de 38 mil milhões.
Dióxido de Carbono

Os estranhos caminhos da descarbonização

A verdade é que nada disto é simples e as escolhas não podem ser impensadas, não discutidas, feitas em cima do joelho só porque sim, só porque são supostamente feitas no caminho correto.
Alterações Climáticas

Clima: o coração, a razão e o jornalismo

A maioria das pessoas não sabe nem quer saber. E o jornalismo? Ou também não quer saber. Rigor na informação, verificação de factos, contextualização... É pedir muito apelar à cabeça e não ao coração?
Desporto

Lobo mau, lobo bom

Os lobos não foram bons nem maus. Há é um contexto que tem tudo para se expandir à medida que os lobos se têm espalhado novamente pela Europa com muitos deles a viverem junto ao homem em áreas urbanas
Clima

Apanhados do clima

Agora, a juntar ao rol de idiotices, tivémos em Inglaterra tinta contra o monumento pré-histórico de Stonehenge. É disto que o clima precisa? Ou não é isso que está em causa?
Fogo de Pedrógão Grande

Carta Aberta a Montenegro a respeito de incêndios

É por acreditar na sua vontade de mudar que lhe faço este apelo para que ao menos dispenda um bocadinho do seu precioso tempo a pensar no que aqui escrevi. Porque os fogos catastróficos são evitáveis.
Partido Chega

Chega: quem é a mãe da criança?

Se Ventura foi o pai criador do Chega, a esquerda, com o PS à cabeça, tem sido a mãe que o alimenta e faz crescer – ajudada ou incentivada por muitas amas na comunicação social.
Alterações Climáticas

Causa justa?

Sem o capitalismo, e os combustíveis fósseis, a natureza destruía muito mais. No “antes é que era bom” os efeitos das secas, ondas de calor, furacões – sim, também existiam – eram muito mais adversos.
Incêndios

Nem com Preud´homme

Também as paisagens precisam de quem corte, queime ou coma (indiretamente comendo carne ou queijo dos animais que o pastem) o mato. E que o façam de forma estratégica, no espaço e no tempo.
Novo Governo

Vão as nozes acabar no lixo?

André Ventura sabe que as batalhas perdidas hoje podem ser a vitória na guerra amanhã, sem precisar de fazer mais ou diferente para isso – os adversários trabalham por ele.
Legislativas 2024

Ingovernável?

Podia o Presidente da República que mais falou de estabilidade mas que foi o campeão das confusões ser o adulto na sala? Poder podia, mas sendo quem é (vimo-lo mal abriu a boca) não contem com isso...
Alterações Climáticas

A tinta verde e o sangue de rinoceronte

Fizesse o leitor o mesmo e sofria as consequências. Mas o que vemos com estes autodenominados ativistas – que mostram não passar de banais terroristas? Vemos que tudo fazem e nada lhes acontece.
Presidente Marcelo

¿Porque no te callas?

A preocupação do PR é que a tinta já não é muito eficaz. Diga isso mais alto para os terroristas ouvirem: olhem, a tinta não funciona. Bem, devia ser mesmo o Moscatel, talvez misturado com Actimel...
Legislativas 2024

Fogo e eleições, os meus dois tostões

Passaram sete anos desde a (última) tragédia. Sete anos entregues à natureza, ao crescimento selvagem da vegetação. Com um bocadinho de sorte, talvez nada de grave aconteça até 2028...
Alterações Climáticas

Abençoada onda de calor

Tendo medo, aceitam-se as ilusões e restrições de quem nos pastoreia: impostos e mais impostos, negociatas de renováveis, controlo público sobre liberdades, desculpas esfarrapadas para o que corre mal
Estado

Terras perdidas: o lixo e os lixados

Lá longe onde poucos resistem – tão poucos que já não se levantam com forquilhas e enxadas contra os abusos do Estado seja por omissões ou imposições – é onde esperam que se instalem novos povoadores?
Alterações Climáticas

Da COP28 às eleições em solo luso: quebrar amarras

Se Guterres se alarma ao achar que caminhamos para o inferno, que diria se caminhássemos para o séc. XIX? Hoje o clima até nos complica a vida, não obstante vivemos mais, melhor e muito mais seguros.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.